Rastreabilidade Industrial: Como Implantar?

Rastreabilidade Industrial: Como Implantar?

No meio industrial, rastreabilidade é a capacidade de determinar a origem, trajetória e a posição ponta-a-ponta das matérias-primas na cadeia produtiva, ou seja, do início da produção até a entrega do produto a seu destino final. Esse processo ocorre, normalmente, pelo uso de códigos (de barras, Data Matrix ou QR) que servem como forma de identificar e acessar informações do produto (Tipo, lote, fornecedores, detalhes de manufatura, origem, localização e destino).Ao tratar da rastreabilidade de produtos, existem duas perspectivas para abordar:

  • Rastreabilidade Interna: É o rastreio focado no registro de informações relacionadas ao processo produtivo, utilizando códigos e etiquetas para identificar desde a origem da matéria-prima até o produto finalizado. O acompanhamento das máquinas e equipamentos da empresa, analisando performance e ociosidade, permite um controle mais preciso dos processos desde o chão de fábrica.
  • Rastreabilidade Externa: É o rastreio geral e completo do processo, desde a origem dos materiais utilizados, passando pela produção, até a distribuição e entrega do destino final. Permite ao consumidor ter acesso aos detalhes e informações referentes às etapas anteriores ao produto ser entregue, trazendo segurança e confiabilidade ao projeto.

Benefícios

O processo de rastreabilidade industrial permite à empresa identificar e analisar o desempenho interno de suas máquinas. Com a coleta precisa das informações, é possível identificar a etapa exata em que ocorrem defeitos, tornando mais ágil e fácil o reconhecimento de gargalos na produção, a correção de problemas no equipamento e aumentando a efetividade do processo.

O controle dos dados relacionados às etapas produtivas dá a empresa a capacidade de reduzir e otimizar os níveis de estoque, tendo maior controle sobre a entrada e saída de materiais, e possibilitando a tomada rápida de decisões referente à compras e investimentos no projeto.

Como Implantar

A integração de processos para a rastreabilidade é feita pela padronização de sistemas e a criação de um banco de dados dedicado. A partir disso, recomenda-se o uso dos 4 pilares da rastreabilidade:

  • Identificação: Padronizar o método de identificação do produto, de forma inconfundível. Utilizando códigos de barras, numeração serial, Data Matrix, etc.
  • Captura Automática de Informações: Implementação de processos ágeis, com respostas rápidas em caso de problemas. Análise automática de processos internos. (Estoque, expedição, recebimento, etc.)
  • Gerenciamento de Vínculos: Saber quais peças, componentes e matérias-primas foram utilizadas na fabricação de determinado produto.
  • Comunicação: Os sistemas devem ter uma rede de comunicação fluída, com facilitação dos processos pela padronização das informações. Dados coletados precisam ser enviado aos respectivos setores da produção, afim de garantir uma análise precisa e especializada. As informações precisam estar disponíveis ao consumidor final.

A automação industrial é uma ferramenta eficaz para aprimorar os processos, possibilitando aumentar a eficiência e diminuir os custos, gerando maior lucro para a empresa. Dessa forma maximizar a automação no chão de fábrica é o ideal, permitindo maior precisão na rastreabilidade, com históricos dos registros das etapas produtivas.Para consolidar a rastreabilidade industrial na produção, é necessário ter o equipamento próprio para a gravação das peças. Marcadoras à laser e de micropuncionamento são utilizadas a depender do material e da aplicação. A PRO Marking conta com as melhores máquinas de gravação do mercado, com tecnologia de ponta e customização.PRO Marking, sempre em busca de oferecer as melhores soluções aos clientes. Incluímos em nosso catálogo serviços com tecnologia de ponta para aumentar a competitividade da sua empresa no mercado. Contamos com uma equipe técnica especializada e disponível 24/7/365, preparados para automatizar e adaptar as nossas soluções à realidade da sua empresa.Entre em contato conosco.

Veja mais

Laser do tipo fibra: conheça a tecnologia por trás das nossas máquinas de gravação a laser

SAIBA MAIS

Solda a laser: o guia completo para entender essa tecnologia

SAIBA MAIS

O 5G no Brasil

SAIBA MAIS

A importância da qualidade na empresa

SAIBA MAIS