É possível criar um sistema automatizado de solda a laser?

Na era industrial moderna, a busca por eficiência e precisão faz com que a procura por tecnologias avançadas seja cada vez maior.

Braço robótico para automação industrial.
Foto: jarmoluk/Pixabay

Como a solda a laser e a automação se encaixam nisso?

A automação é o maior exemplo de eficiência que temos na indústria, enquanto a tecnologia a laser é sinônimo de precisão.

Um exemplo perfeito para isso é a solda a laser, uma técnica que, além de oferecer alta qualidade, também possibilita a criação de sistemas automatizados capazes de otimizar a produção.

Com isso, temos a resposta para a pergunta que deu título a este artigo. Mas apenas saber que é possível criar um sistema automatizado de solda a laser não é suficiente, precisamos também entender como isso funciona.

Automatizando a precisão da solda a laser

Soldador realizando uma soldagem
Foto: devmaryna/Freepik

A solda a laser é um método de união de materiais que utiliza um feixe de laser para fundir e solidificar as partes a serem unidas. Ao automatizar esse processo, é possível obter uma enorme eficiência sem perder nada da precisão excepcional, fazendo com que tudo seja feito de maneira otimizada.

Entenda como isso pode ser feito:

Robôs industriais

Introduzir robôs industriais no processo de solda é essencial. Os braços mecânicos podem ser programados para manipular as peças com precisão, garantindo a colocação ideal para a soldagem.

Dessa forma a precisão milimétrica da solda a laser é aproveitada da melhor forma possível.

Sistema de visão

A incorporação de um sistema de visão permite que o equipamento identifique automaticamente a posição e a orientação das peças, algo que faz toda a diferença na hora de lidar com variações nas dimensões das peças.

Componentes eletrônicos são um ótimo exemplo, afinal, eles possuem os mais variados tamanhos e formas, algo que precisa ser muito bem analisado antes de começar a soldagem.

Controle de processo

Esse é o coração de um sistema automatizado. Ele é o responsável por monitorar e ajustar parâmetros, como a potência do laser e a velocidade de soldagem, para garantir consistência e qualidade.

Dessa maneira, é possível garantir que a potência do laser será ajustada de forma dinâmica para compensar as variações na espessura dos materiais que estão sendo soldados.

Sensores de feedback

Esses sensores são capazes de fornecer feedback sobre a qualidade da solda, uma informação essencial para a realização dos ajustes dinâmicos (que citamos no item anterior) durante o processo.

Programação de software

Um software especializado é usado para programar e controlar o sistema. Ele define os caminhos de soldagem, ajusta parâmetros e implementa lógica de controle.

Através de um software intuitivo, os operadores podem programar facilmente diferentes configurações de solda.

Segurança

A segurança é sempre o mais importante. Barreiras físicas, sensores de segurança e protocolos de emergência protegem os operadores e garantem a integridade do processo.

Isso é essencial em casos de detecção de anomalias ou qualquer outro problema, por exemplo, pois o sistema pode fazer uma parada automática e evitar acidentes.

Sistema automatizado de solda a laser: possível e extremamente vantajoso

Ficou bem fácil entender que a criação de um sistema automatizado de solda a laser não é apenas uma possibilidade, certo?!

É uma realidade que garante eficiência, precisão e qualidade na indústria moderna. Com a automatização, as empresas estão elevando os padrões de produção, que passa a ser muito mais ágil e inteligente sem deixar a alta qualidade dos produtos finais de lado.

Conheça a Prolase Weld Series, nossa solução em solda a laser

Prolase Weld Series, a máquina de solda a laser da PRO Marking
Prolase Weld Series, a máquina de solda a laser da PRO Marking

Se você ficou interessado na possibilidade de automatizar o processo de soldagem, com certeza vai querer conhecer nossa máquina de solda a laser, que pode ser utilizada para esse fim. Veja quais são as características gerais dela:

  • Alta velocidade e qualidade de soldagem
  • Baixas distorção e dilatação térmicas
  • Produz soldas com excelentes propriedades mecânicas
  • Dispensa contato
  • Sem necessidade de utilização de insumos

Se você ficou curioso para saber mais sobre a Prolase Weld Series, não deixe de entrar em contato com o nosso time de especialistas. Eles estão mais que preparados para te auxiliar e tirar todas as suas dúvidas!

Veja mais

Laser do tipo fibra: conheça a tecnologia por trás das nossas máquinas de gravação a laser

SAIBA MAIS

Solda a laser: o guia completo para entender essa tecnologia

SAIBA MAIS

O 5G no Brasil

SAIBA MAIS

A importância da qualidade na empresa

SAIBA MAIS