Automação Robótica de Processos (RPA): como funciona?

Com a evolução da tecnologia e o aumento de demandas, a Automação Robótica de Processos (RPA) é, cada vez mais, uma ótima solução para toda a indústria. Mas o que exatamente ela é?

Um robô trabalhando em uma linha de produção industrial
Foto: CR-3D/Pixabay

Uma tecnologia revolucionária

Não é um exagero, a RPA é, de fato, uma tecnologia que revolucionou o meio industrial, pois ela transformou a maneira como as empresas gerenciam e executam processos de negócios.

Ela se baseia na automação de tarefas repetitivas e baseadas em regras, que anteriormente eram executadas por seres humanos. Os robôs de software, que são usados na RPA, são programas de computador projetados para imitar as ações humanas ao interagir com sistemas de software e aplicativos.

Mas não é só isso, pois eles são feitos para realizar essa tarefa de imitar ações humanas da maneira mais semelhante possível a como um usuário humano real faria, o que torna tudo mais eficiente.

Entendendo melhor a Automação Robótica de Processos

Dois operários analisando um um braço robótico trabalhando.
Foto: Lifestylememory/Freepik

Assim como toda tecnologia, a RPA também tem seus detalhes, benefícios e limitações. Para compreendê-la por completo, é necessário entender todos esses aspectos.

Funcionamento da RPA

Os robôs da Automação Robótica de Processos são configurados para executar uma série de ações em uma interface de usuário, como clicar em botões, preencher formulários, navegar em sites, extrair dados de documentos e, até mesmo, tomar decisões com base em regras predefinidas. Para que eles consigam realizar essas ações, são necessários scripts ou fluxos de trabalho definidos pelos desenvolvedores.

Tipos de Tarefas RPA

A tecnologia é ideal para tarefas repetitivas que são baseadas em regras e envolvem interações digitais, como coleta de dados de várias fontes, inserção de informações em sistemas, reconciliação de dados, atualização de registros, envio de e-mails em resposta a determinados eventos, entre muitas outras.

Benefícios da RPA

Implementar a Automação Robótica de Processos em uma empresa oferece várias vantagens:

  • Eficiência operacional: os robôs de RPA podem trabalhar por 24 horas, 7 dias por semana, acelerando a execução de tarefas e processos
  • Precisão e redução de erros: seres humanos cometem erros comuns, algo completamente normal. Com a automação, esses erros são eliminados, garantindo alta precisão e qualidade consistente
  • Redução de custos: com menos dependência de mão de obra humana em tarefas manuais, a empresa consegue garantir economias significativas com custos operacionais
  • Integração de sistemas: os robôs de RPA podem ser configurados para interagir com sistemas legados (que já são ultrapassados) e aplicativos diferentes, sem a necessidade de desenvolver integrações complexas

Implementação da RPA

São necessárias várias etapas para a implementação bem-sucedida da tecnologia, incluindo identificação de processos adequados, desenvolvimento de scripts de automação, testes, treinamento e monitoramento contínuo. É importante definir estratégias para que seja possível obter o máximo de benefícios.

Limitações da RPA

Que essa á uma tecnologia poderosa e revolucionária, ninguém pode negar. Mas isso não quer dizer que ela seja perfeita para qualquer cenário, afinal, ela também possui suas próprias limitações, como qualquer tecnologia. A Automação Robótica de Processos é eficaz em processos repetitivos e baseados em regras, mas não pode substituir o julgamento humano, a criatividade ou a interpretação contextual. Além disso, realizar mudanças em interfaces de usuário ou sistemas pode exigir ajustes frequentes nos robôs.

Futuro da tecnologia

A RPA está evoluindo rapidamente e se integrando com outras tecnologias, como inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina. Essa evolução permite que os robôs de RPA sejam capazes de tomar decisões melhores e de automatizar tarefas mais complexas.

Agora que você conheceu a Automação Robótica de Processos e tudo sobre ela, temos certeza que ficou bem simples de entender os motivos que fazem dela uma tecnologia revolucionária, além das razões pelas quais ela é uma ótima solução para diversos segmentos industriais.

Ela é capaz de melhorar a produtividade e reduzir erros comuns em operações, oferecendo eficiência, precisão e economia de custos. Uma ferramenta realmente muito útil para as empresas que decidirem utilizá-la.

Justamente por isso, decidimos explicar também quais são as suas limitações, afinal, só é possível obter os melhores resultados possíveis se você conhecer exatamente com o que está lidando.

Você já conhecia a RPA ou já tinha ouvido falar sobre? Nos conte aqui!

E lembre-se: se a sua empresa precisa automatizar o processo de rastreabilidade de formas bem específicas, fale com a PRO Marking! Nossa equipe de especialistas está pronta para trabalhar junto com você em busca de uma solução que seja ideal para atender suas necessidades. Nossos projetos customizados garantem sempre os melhores resultados!

Acesse nosso site para saber mais sobre esses projetos e também para entrar em contato.

Veja mais

Laser do tipo fibra: conheça a tecnologia por trás das nossas máquinas de gravação a laser

SAIBA MAIS

Solda a laser: o guia completo para entender essa tecnologia

SAIBA MAIS

O 5G no Brasil

SAIBA MAIS

A importância da qualidade na empresa

SAIBA MAIS