As Vantagens da Automação Industrial

As Vantagens da Automação Industrial

A automação industrial é definida pelo uso de sistemas de controle, e equipamentos como softwares de computador ou robôs, para realizar procedimentos normalmente feitos de forma manual. Esses sistemas operam equipamentos industriais automaticamente, reduzindo de forma significativa o envolvimento do operador no processo.Sistemas de automação consistem em dispositivos sensores e de feedback em tempo real que ajustam as condições da operação para que cheguem aos valores desejados. As tecnologias avançaram muito nos últimos anos devido à digitalização da manufatura, particularmente com a Internet das Coisas (IoT) que possibilitou o uso do Machine Learning, gerando mais oportunidades para empresas aproveitarem as soluções de automação.

Vantagens

A automação visa aumentar a efetividade e qualidade dos processos e produtos gerados. Máquinas possuem uma taxa de erro muito menor quando comparadas à operadores humanos, já que ao serem configuradas podem efetuar o mesmo tipo de movimento com precisão e consistência mesmo se usadas por longos períodos. Além disso podem trabalhar 24 horas por dia, 7 dias por semana mantendo o mais alto nível de qualidade da produção, sem a necessidade de pausas para descanso, somente para uma eventual manutenção.A implementação de máquinas autônomas garante maior segurança ao chão de fábrica, retirando os operadores dos ambientes de maior risco, realizando tarefas mais sensíveis e necessitando somente de supervisão para qualquer possível falha no equipamento.O sistema de automação conta com a otimização do monitoramento, utilizando diversos sensores na área de operação para coletar informações das atividades produtivas e enviá-las ao software do gestor de forma intuitiva, filtrando os dados mais relevantes para a tomada de decisões. Essa ferramenta pode ser unida à aprendizagem de máquina para que a IA identifique anomalias na produção e indique preventivamente a necessidade de manutenção, impedindo futuros defeitos no equipamento que necessitem de manutenção corretiva e atrasem o processo produtivo da empresa.

Aplicações da Automação Industrial

A automação industrial é aplicada em praticamente todos os setores da indústria, desde pequenas máquinas efetuando o monitoramento e a execução de tarefas simples, até processos inteiros que funcionam com mínima interação humana.A rastreabilidade industrial conta com a automação em máquinas de marcação a laser, garantindo a gravação rápida, precisa e duradoura de componentes metálicos e poliméricos, com ênfase em pequenas peças como cabos e plaquetas de identificação.Outro setor com possibilidade de automação é o de limpeza à laser. Seu processo tem alta tolerância e repetibilidade, além de necessitar de pouco contato do operador, o que permite um grande nível de precisão, segurança e facilidade para a automação industrial.

Projeto PRO Marking - Pick and Place

https://youtu.be/BegdRWLm5yo

Projeto PRO Marking - Desenvolvimento de célula robotizada de solda e limpeza a laser + inspeção

https://youtu.be/az0ZrS8aB4USempre com foco em inovação, a Promarking trabalha para fornecer máquinas com sistemas intuitivos e completos, facilitando a implementação na fábrica, possibilitando a automação, e garantindo o melhor resultado para o projeto. Contamos com uma equipe técnica especializada e disponível 24/7/365, preparados para automatizar e adaptar as nossas soluções à realidade da sua empresa.Entre em contato conosco.

Veja mais

Laser do tipo fibra: conheça a tecnologia por trás das nossas máquinas de gravação a laser

SAIBA MAIS

Solda a laser: o guia completo para entender essa tecnologia

SAIBA MAIS

O 5G no Brasil

SAIBA MAIS

A importância da qualidade na empresa

SAIBA MAIS