5 Tendências da Indústria 4.0 em 2021

5 Tendências da Indústria 4.0 em 2021

A pandemia do Covid-19 provocou, a nível mundial, desafios e transformações dentro da Indústria em 2020. A crise impulsionou uma grande aceleração tecnológica, mudanças no comportamento do consumidor e de suas necessidades, que surgiram ou foram intensificadas, neste período que estamos passando.

Essas mudanças afetaram a realidade da Indústria com a tecnologia, trazendo dados que abrem margem para analisar as principais tendências da Indústria 4.0 em 2021.

Confira quais serão as tendências neste período pós-pandemia e entenda como podem impactar positivamente nos processos dentro do setor industrial:

1. Big Data

Big Data é um conjunto de informações que necessitam de ferramentas especiais para comportar e analisar um grande volume de dados para a geração de resultados importantes.


Os recursos de Big Data baseados em Inteligência Artificial e Machine Learning tornam possível realizar ajustes rápidos e precisos, reduzir custos, eliminar erros e garantir a qualidade nas operações.

2. Automatização de Processos

Como forma de melhoria de processos, a tendência é automatizar a linha de produção. A automação de processos é capaz de reduzir custos, otimizar o processo e aumentar a produtividade do setor industrial, além de promover a integração de toda a linha de produção.

3. Internet das Coisas (IoT)

Com a chegada do 5G no país, a expectativa é o aumento do número de equipamentos conectados e integrados à internet, com o desenvolvimento de máquinas mais inteligentes, mais rápidas e dinâmicas para a coleta de informações e resolução de problemas.

4. Logística Inteligente

Para atender a alta demanda dos clientes que passaram a comprar virtualmente, os centros de distribuição tiveram que se reinventar, utilizando tecnologias de Big Data para as operações serem mais lucrativas e assertivas quanto ao tempo de entrega, monitoramento no recebimento e despacho de mercadorias.

5. Indústria 4.0 e 5.0

A Indústria 5.0 é a evolução da Indústria 4.0. Se antes o objetivo era a integração e colaboração, agora a atenção é voltada ao bem-estar do ser humano. Com a pandemia, a tendência é o investimento nos processos tecnológicos para que não ocorra paralisação no processo produtivo e em problemas com o produto e com o cliente.

Em 2021 iremos lidar com muitos outros desafios e as mudanças irão ocorrer gradualmente. Neste cenário, é importante que a indústria tenha o papel de fornecer soluções inovadoras nos meios de produção para garantir o atendimento à demanda crescente.

A ProMarking já está trabalhando com essas tendências e proporcionando inovações aos seus clientes com soluções para gravação, rastreabilidade e manufatura inteligente. Saiba mais como migrar seus processos em a nossa equipe

Veja mais

Laser do tipo fibra: conheça a tecnologia por trás das nossas máquinas de gravação a laser

SAIBA MAIS

Solda a laser: o guia completo para entender essa tecnologia

SAIBA MAIS

O 5G no Brasil

SAIBA MAIS

A importância da qualidade na empresa

SAIBA MAIS