Indústria 4.0 e rastreabilidade industrial: qual a relação?

A Indústria 4.0 é uma revolução para a indústria em todo o mundo, e a rastreabilidade industrial está mais conectada a ela do que imaginamos.

Imagem com elementos de Indústria 4.0, como robôs, tecnologias modernas e operários que as utilizam.
Imagem: jcomp/Freepik

Vamos por partes: o que é a Indústria 4.0?

Também conhecida como a Quarta Revolução Industrial, ela é um processo de transformação digital que está revolucionando a indústria e a produção. Ela é a responsável por integrar uma série de tecnologias avançadas, como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem, com o propósito de criar fábricas mais inteligentes e eficientes.

Dois operários e uma colaboradora trabalhando com ferramentas da Indústria 4.0
Foto: freepik/Freepik

Para ficar mais fácil de compreender o assunto, imagine uma fábrica tradicional.

Nessa fábrica, os processos são realizados de forma manual ou semiautomática, e os dados são coletados e armazenados de forma independente. Já na Indústria 4.0, tudo acontece de forma mais prática e rápida para todos. As máquinas e os sistemas são conectados entre si, e os dados são coletados e compartilhados em tempo real. Isso permite que as fábricas tomem decisões mais rápidas e assertivas, melhorando a eficiência e a produtividade dos processos.

Também é válido dizer que, com toda essa transformação que ela está causando, mais empregos estão sendo criados, a produtividade e a eficiência está aumentando e os produtos e serviços estão se tornando cada vez mais personalizados e inovadores.

E a rastreabilidade industrial, o que é?

Como o próprio nome já diz, é a capacidade de rastrear algo. Nesse caso, estamos falando do rastreamento de um produto ou material durante todo o seu ciclo de vida, desde a sua origem até o seu destino final. Isso inclui todas as etapas do processo de produção, distribuição e consumo.

Existem vários métodos para aplicar a rastreabilidade nos produtos ou materiais, como gravação a laser, por micropuncionamento, códigos de barras, etiquetas RFID, entre outros. Cada empresa utiliza aquele que consegue suprir todas as suas necessidades da melhor forma possível.

A rastreabilidade industrial é uma tecnologia de grande importância para toda a indústria, pois ajuda as empresas a garantirem a qualidade de seus produtos, assim como a segurança e a sustentabilidade.

Afinal, qual é a relação entre a Indústria 4.0 e a rastreabilidade industrial?

Se você chegou até aqui, provavelmente já entendeu o que essas duas coisas são e, com isso, conseguiu compreender como elas estão completamente conectadas.

Conforme a Indústria 4.0 continua transformando todos os setores da indústria, é inevitável que a rastreabilidade também evolua. Um grande exemplo disso é a automação de funções.

Aqui na PRO Marking, trabalhamos com projetos customizados que, geralmente, incluem a necessidade de automatizar processos da gravação, algo que é possível graças aos melhoramentos trazidos pela Quarta Revolução Industrial.

Além disso, há várias outras possibilidades de evolução da rastreabilidade, como o uso da internet das coisas, uma tecnologia que pode ser usada para conectar as máquinas e os sistemas, permitindo que os dados de rastreabilidade sejam coletados e compartilhados em tempo real. Enquanto isso, a inteligência artificial pode ser usada para analisar esses dados e identificar padrões.

É importante mencionar também que, apesar de todas as possibilidades de praticidade que poderão ser alcançadas com as tecnologias da Indústria 4.0, elas não servem apenas para isso, mas também para tornar a rastreabilidade mais eficiente e segura.

E é assim que as duas coisas estão relacionadas. Uma irá permitir que a outra evolua, garantindo inúmeros benefícios para todas as empresas e seus colaboradores. É o futuro da indústria trazendo melhorias para todos os processos!

Conheça os cases de sucesso da PRO Marking

Aproveitando que estamos falando sobre o futuro da indústria e como ele está criando produtos e serviços personalizados e inovadores, te convidamos a conferir nossos cases de sucesso. Todos são projetos customizados especificamente para atender as necessidades dos nossos clientes!

Se quiser saber mais também sobre a Indústria 4.0 e como ela faz parte das nossas inovações, não deixe de entrar em contato conosco. A PRO Marking conta com uma equipe especializada e suporte disponível em todo Brasil. Estamos prontos para te ajudar como precisar!

Veja mais

Laser do tipo fibra: conheça a tecnologia por trás das nossas máquinas de gravação a laser

SAIBA MAIS

Solda a laser: o guia completo para entender essa tecnologia

SAIBA MAIS

O 5G no Brasil

SAIBA MAIS

A importância da qualidade na empresa

SAIBA MAIS