Manufatura "Lights Out": O que é?

Manufatura “Lights Out”: O que é?

Muitos fabricantes têm o sonho de usar uma mentalidade de "definir e esquecer" para a produção. Simplesmente apareça para trabalhar, coloque as máquinas em movimento, apague as luzes e saia pela porta. Sem trabalhadores. Nenhum humano no prédio. Apenas máquinas fazendo o que fazem de melhor - tarefas repetidas e precisas em velocidades muito mais rápidas.Isso reduziria drasticamente os acidentes de trabalho, o custo para manter as instalações bem aquecidas ou resfriadas e o custo da própria mão de obra. Os fabricantes também encontrariam menos problemas de qualidade, porque - ao contrário dos humanos - as máquinas podem reproduzir exatamente seus comportamentos, dia após dia.

O que é?

A manufatura “Lights Out” (também conhecida como Fábrica Escura) é uma técnica que usa tecnologia totalmente automatizada para operar a produção de uma fábrica com pouca ou nenhuma intervenção humana. Isso requer o suporte de várias tecnologias, como aprendizagem de máquina e coleta de dados de alta frequência.Para conseguir isso, você precisa ser capaz de automatizar cada etapa do processo de fabricação. As empresas que utilizam essa estratégia o fazem com um conjunto de tecnologia que geralmente inclui visão de máquina, equipamento de manufatura aditiva (impressão 3D), IoT, computação de ponta, dados em nuvem, aprendizagem de máquina e robótica.

Benefícios

A automação total pode ser um benefício excepcional, especialmente em ambientes de fabricação hostis, como aqueles que contêm óleos e lubrificantes, produtos químicos cáusticos, vapores etc. Afinal, os robôs podem ser feitos de componentes muito mais duráveis do que seus equivalentes humanos.Embora a maioria dos fabricantes não esteja, no momento, visando a automação de ponta a ponta, a maioria faz ou pretende usar muitos dos processos que sustentam a automação total, e com grande benefício. Os principais benefícios da fabricação de luzes apagadas são a redução de custos e o aumento da eficiência, mas também incluem:

  • Reduzir acidentes e aumentar a segurança do trabalhador;
  • Melhorar a eficiência operacional;
  • Garantia de consistência, reduzindo o retrabalho;
  • Possibilitar estratégias de manutenção avançadas.

Desafios

Acender a luz é tão simples quanto apertar um botão. Infelizmente, configurar processos totalmente automatizados pode ser um desafio altamente técnico que pode exigir um investimento significativo. No entanto, soluções que permitem aos fabricantes a coleta e uso de dados da máquina de maneira fácil e rápida para automatizar processos podem ser usadas para auxiliar nessa etapa.Tarefas simples e repetitivas são as mais adequadas para automação. Tarefas mais complexas, bem como execuções e operações de produção em pequena escala, podem ser mais difíceis de implantar a automação ou obter valor suficiente.Há um problema em não ter humanos monitorando a produção. Se algo der errado, pode não haver ninguém para corrigir, o que pode resultar em milhares de reais em peças de sucata ou danos significativos às máquinas. Felizmente, o monitoramento remoto e a detecção automática de falha de máquina podem funcionar para evitar esses problemas.

Como aderir?

Aderir ao modelo “Lights Out” ainda é uma realidade distante da maioria das empresas do mercado, pelo alto custo e complexidade da operação. Ainda assim, é possível iniciar a transformação digital da fábrica ao utilizar os conceitos da indústria 4.0 nos processos de produção, trocando os equipamentos por modelos mais eficientes e que possam ser interligados e automatizados.A PRO Marking oferece máquinas de gravação a laser e por micropuncionamento de qualidade, com projetos personalizados para sua aplicação, com capacidade de integração e automação com os sistemas da empresa.

Veja mais

Laser do tipo fibra: conheça a tecnologia por trás das nossas máquinas de gravação a laser

SAIBA MAIS

Solda a laser: o guia completo para entender essa tecnologia

SAIBA MAIS

O 5G no Brasil

SAIBA MAIS

A importância da qualidade na empresa

SAIBA MAIS