Vantagens da Gravação a Laser em Plásticos

Vantagens da Gravação a Laser em Plásticos

A tecnologia de gravação a laser para rastreabilidade ganhou espaço na Indústria 4.0 devido ao seu baixo custo operacional e pela qualidade da marcação. A gravação a laser é uma técnica de gravação permanente em uma superfície de metal, plástico, vidro e outros elementos sólidos.

No caso dos plásticos, a gravação a laser é um processo veloz e muito resistente, permitindo gravar praticamente todos os tipos de plásticos, além de possibilitar a fixação de informações e elementos diretamente nos produtos, sem a necessidade de utilizar etiquetas ou placas de identificação.

Veja algumas aplicações que a gravação a laser em plásticos torna possível:

  • Símbolos de gramas e litros para medição de quantidades em copos e colheres;
  • Nomes e logotipos em utensílios domésticos, brinquedos e equipamentos eletrônicos para identificação;
  • Identificação de lote, modelo e até mesmo código de barras, para melhorar o rastreamento dos produtos em plásticos de engenharia.

Confira o link abaixo:

Vantagens

1. Marcação Permanente

A gravação a laser possibilita uma marcação de alta qualidade que dispensa retrabalhos, não sofre desgastes e desbotamento com a ação do tempo ou por condições de ambiente.

2. Anti-fraude

A marcação a laser não pode ser adulterada ou apagada facilmente, evitando falsificações e fraudes, sendo extremamente importante para o controle de qualidade e rastreabilidade da indústria.

Kohlefaser_1
prolase-mini-2-275x180
adere2
adere3

Anterior Próximo

3. Segurança

As gravações a laser são realizadas sem contato com a peça, além do processo não possuir componentes corrosivos, dispensar o uso de ferramentas e insumos. A peça marcada permanece livre de pressões, tensões e pontos de fixação, o que permite um resultado uniforme e preciso, mesmo que a superfície seja irregular. A falta de contato para a gravação do material garante a segurança dos colaboradores, já que não há a necessidade de exposição dos mesmos com a peça durante o processo.

4. Precisão

Devido à flexibilidade e a rapidez da gravadora a laser, é possível obter marcações detalhadas com alta precisão e traços extremamente finos, resultando em uma gravação clara, duradoura e com qualidade visual.

5. Baixo Custo

Como a marcação a laser não requer insumos adicionais, dispensa pré e pós-tratamento e elimina o desgaste de ferramentas, o custo operacional torna-se extremamente baixo. Além disso, a gravadora a laser não consome grande quantidade de energia por serem máquinas monofásicas e não necessitarem de equipamentos adicionais para trabalharem.

6. Flexibilidade e Velocidade

A máquina de gravação a laser possui um layout flexível, sendo possível alterar conforme a necessidade, sem a necessidade de trocar moldes. Além disso, a marcação é realizada de maneira rápida, otimizando o tempo da linha de produção.

7. Customização e Integração

É possível personalizar e integrar a máquina de gravação a laser de acordo com a necessidade do projeto/ linha de produção. A Promarking, por exemplo, já é preparada para receber esse tipo de serviço, desenvolvendo sistemas de gravação e rastreabilidade que podem ser facilmente integrados e customizados à necessidade do cliente.

https://youtu.be/rrc_JmnG9bU

Conheça a Linha de Máquinas a Laser da Promarking:

A ProMarking sempre buscar inovar seus produtos para oferecer tecnologia de ponta aos seus clientes. Com uma equipe especializada e um suporte 24/7/365 disponível, estamos prontos para resolver qualquer problema!

Veja mais

Laser do tipo fibra: conheça a tecnologia por trás das nossas máquinas de gravação a laser

SAIBA MAIS

Solda a laser: o guia completo para entender essa tecnologia

SAIBA MAIS

O 5G no Brasil

SAIBA MAIS

A importância da qualidade na empresa

SAIBA MAIS