Já falamos por aqui sobre os variados tipos de laser que existem para uso em gravação e, recentemente, falamos também sobre uma opção de laser diferente da padrão para o mercado de limpeza. Hoje, vamos falar sobre um novo tipo, que está revolucionando não apenas a gravação, mas também a solda.
O que é o laser verde?
Quando pensamos em laser, a primeira coisa que imaginamos é um feixe de luz vermelha, certo?!
Isso acontece pelo fato de que lasers comuns, apesar de não serem tão visíveis para o olho humano por conta do seu comprimento de onda maior, são realmente da cor vermelha e é por isso que sempre os imaginamos assim.
Já o laser verde é bem diferente e esse nome possui uma razão bem óbvia. Diferente dos tradicionais, ele emite luz visível, possui comprimento de onda menor, mais especificamente de 532 nanômetros e é, literalmente, verde.
Por conta desse comprimento de onda menor, ele consegue ter uma taxa de absorção muito maior em materiais altamente reflexivos, como o cobre e o ouro. Essa é a característica mais importante, pois abre novas possibilidades para a indústria. Claro que ele também conta com outras características interessantes, como:
- Alta precisão
- Zona Afetada pelo Calor (ZAC) reduzida, ou seja, não gera calor excessivo que possa danificar o material
- Maior capacidade de absorção, o que permite, dependendo do uso e do material, mais transferência de calor
- Bastante versátil por causa desse controle de temperatura, permitindo o uso em diversos materiais além dos altamente reflexivos, como metais, polímeros e cerâmicas
O laser verde na solda e na gravação industrial
Como falamos no início do artigo, já citamos aqui os diferentes tipos de laser utilizados na gravação industrial. Cada um conta com suas particularidades e vantagens que servem para suprir as mais variadas necessidades.
O laser verde é uma nova e excelente alternativa não só para a gravação, mas também para a solda, pois ele tem uma alta taxa de absorção em materiais altamente reflexivos, ao contrário dos outros tipos, e serve perfeitamente para ser utilizado também em outros materiais.
Por conta disso, ele é capaz de realizar a soldagem em peças de cobre, prata ou ouro, por exemplo, mais facilmente se comparado aos outros tipos de laser. Assim, é possível garantir mais velocidade no processo sem comprometer a qualidade final da solda. É válido ressaltar que, por conta da sua versatilidade, ele também permite soldar metais diferentes em uma única peça, mesmo que um deles não seja da categoria dos altamente reflexivos.
Além da solda, esses metais tão específicos também são favorecidos pelo laser verde na gravação. Por ser um tipo um pouco mais frio (não gera calor excessivo) que o fibra, por exemplo, ele pode ser usado para gravar até os materiais sensíveis à temperatura, não apenas metais reflexivos, sem causar nenhum tipo de dano e com alta qualidade.
Um último detalhe importante é que essa tecnologia garante tudo isso com menos gasto energético, independente de ser utilizada para solda ou para gravação.
Veja o laser verde em ação
No vídeo abaixo, você confere algumas imagens que mostram como ele é em funcionamento:
A tecnologia para a indústria segue em constante evolução
A chegada da tecnologia a laser foi uma verdadeira revolução e, desde então, seguimos evoluindo cada vez mais o que já foi um grande avanço para todos os setores da indústria.
O laser verde é um belo exemplo disso, pois ele é uma evolução. Ele não só é versátil o suficiente para ser utilizado na solda e na gravação, em diversos materiais, mas também traz uma melhoria significativa para o uso com os metais altamente reflexivos.
Isso não faz com que os outros tipos de laser se tornem obsoletos, é claro, pois cada um tem suas próprias vantagens, mas mostra que, por mais eficiente que uma tecnologia seja para a indústria, ela seguirá sendo melhorada. Teremos cada vez mais revoluções, que trarão várias inovações e utilidades, como essa.
A PRO Marking te ajuda a entender melhor
Ficou interessado nesse assunto e quer saber mais ou entender alguma coisa melhor? É só falar com a gente!
Entre em contato conosco para conversar com nossa equipe de especialistas. Eles estão preparados e prontos para te ajudar e tirar suas dúvidas com relação ao laser verde!