Principais diferenças dos tipos de gravação a laser CO2, UV e fibra

Já sabemos que a gravação a laser é uma tecnologia extremamente versátil, mas ela também possui suas particularidades, como os tipos de laser.

Peça gravada a laser
Peça gravada a laser.

O que é a gravação a laser?

Resumindo, é uma tecnologia capaz de realizar marcações permanentes em diversos materiais, como metais, plásticos, vidro e madeira.

Para isso, a máquina de gravação a laser usa um feixe de laser para remover material de uma superfície. Esse processo pode ser usado para gravar uma grande variedade de coisas, como caracteres alfanuméricos, logotipos e códigos.

É importante lembrar que, antes de realizar a gravação, é necessário saber qual o laser apropriado para o material a ser gravado. Existem três tipos principais usados nas gravadoras: lasers de fibra, UV e CO2. Cada tipo de laser tem suas próprias vantagens e desvantagens, que devem ser consideradas ao escolher o ideal para uma aplicação específica.

Afinal, quais as diferenças entre os lasers?

Sabemos que nem todo mundo conhece as características de cada um, mas como dissemos, é algo essencial de saber antes de realizar qualquer gravação.

Por isso, vamos deixar tudo bem explicado aqui para facilitar para todos que desconhecem o assunto.

Laser do tipo fibra

SmartBox, nossa máquina de gravação a laser do tipo fibra de entrada
SmartBox, nossa máquina de gravação a laser do tipo fibra de entrada.

O laser do tipo fibra é o mais popular, principalmente quando o assunto é gravação de metais. É muito utilizado em gravação de peças automotivas e componentes eletrônicos, por exemplo.

Ele é capaz de gerar feixes de alta potência e precisão, o que o torna adequado para gravação de materiais duros e resistentes. O laser de fibra também é bem durável, fazendo com que seja uma boa escolha para aplicações industriais.

Os materiais ideais para gravar com esse tipo de laser são todos os tipos de metais, plásticos, fibras, materiais pintados e anodizados. Aqui na PRO Marking, temos duas máquinas que utilizam laser fibra: a SmartBox e a Prolase OEM.

Laser do tipo UV

Prolase UV, nossa máquina de gravação a laser do tipo UV
Prolase UV, nossa máquina de gravação a laser do tipo UV.

Já o laser UV é o que emite luz ultravioleta, que possui uma frequência mais alta do que a luz visível.

Isso torna o laser UV um tipo adequado para gravação de materiais sensíveis ao calor, como plásticos e tintas, já que conta com baixa frequência de geração de calor. O laser UV também pode ser usado para gravação de materiais que não absorvem bem a luz visível, como vidro e cerâmica.

É muito utilizado por empresas que lidam com esses materiais citados aqui, mas também existem algumas empresas que fabricam componentes eletrônicos que utilizam esse tipo. Nesse caso, a escolha do tipo de laser depende de estudo e análise para identificar o que mais se encaixa na necessidade.

O nosso produto que é equipado com o laser UV é a Prolase UV.

Laser do tipo CO2

É o mais diferente de todos, pois é ideal para gravação de materiais orgânicos, como papel, madeira, papelão, couro e até mesmo alimentos, por isso, é muito usado em setores que lidam com esses materiais.

O laser do tipo CO2 é capaz de gerar feixes de alta potência e comprimento de onda, o que o torna adequado para gravação de materiais que absorvem bem a luz visível. Além disso, também é um tipo relativamente acessível, fazendo com que seja uma boa escolha para aplicações de baixo orçamento.

Aqui na PRO Marking não temos nenhuma máquina de gravação a laser padrão que utilize o tipo CO2, mas ele é um laser que também é considerado quando recebemos demandas de projetos customizados nos quais ele se encaixa. Se for a melhor opção, nós o utilizamos no projeto.

Tudo depende da sua necessidade

Pronto, agora você conhece as particularidades de cada tipo de laser utilizado nas gravações a laser.

Ao entender os detalhes de cada um, fica fácil chegar a conclusão de que todos são excelentes opções, mas o melhor para você será o que conseguir atender perfeitamente a necessidade da sua empresa. É justamente por isso que é importante ter o auxílio de quem realmente entende do assunto na hora de fazer essa escolha.

Conte com a PRO Marking para isso! Estamos com você em todos os momentos, desde o primeiro contato até depois da finalização da compra.

Conheça o serviço de gravação da PRO Marking

Você já conheceu nossas máquinas de gravação a laser através dos links ao longo do artigo, então queremos apresentar uma outra coisa aqui: nós também oferecemos um serviço de gravação para as empresas que querem realizar esse tipo de trabalho, mas não possuem uma máquina.

Para conferir esse e todos os outros que também oferecemos, clique aqui, e se quiser saber mais, pode entrar em contato com nossos especialistas diretamente por esse mesmo link.

Acompanhe nossos perfis no Instagram, Facebook e LinkedIn para conferir diversos conteúdos sobre a indústria, nossos produtos e serviços, e também sobre novos textos que postamos no blog, assim como novos cases de sucesso!

Veja mais

Laser do tipo fibra: conheça a tecnologia por trás das nossas máquinas de gravação a laser

SAIBA MAIS

Solda a laser: o guia completo para entender essa tecnologia

SAIBA MAIS

O 5G no Brasil

SAIBA MAIS

A importância da qualidade na empresa

SAIBA MAIS