Indústria 4.0 no Setor de Óleo e Gás

Indústria 4.0 no Setor de Óleo e Gás

A indústria Offshore de óleo e gás é considerada como uma das mais importantes, ocupando uma grande parcela do setor industrial nacional e mundial. A quarta revolução industrial (Indústria 4.0) trouxe diversas ferramentas e tecnologias para aprimorar os processos internos e externos de todos os setores. Assim, é natural que essas práticas sejam aplicadas também na extração de óleo e gás, trazendo à era digital essa parcela essencial do mercado industrial.As tecnologias 4.0 se destacam pelo aprimoramento do processo industrial por meio do uso de dados, ou seja, da coleta e análise de informações que serão usadas para entender o que precisa ser melhorado e quais as formas mais eficientes de fazê-lo. No setor Offshore, as principais aplicações das tecnologias 4.0 ocorrem em: Manufatura Digital, Automação, Internet das Coisas (IoT) e Big Data.

Manufatura Digital

Com a utilização de um sistema integrado a plataformas de simulação 3D, é possível reproduzir o ambiente operacional com o propósito de treinar os trabalhadores antes de mandá-los aos postos de extração. Essa tecnologia reduz os riscos de acidentes e aumenta a qualidade do trabalho efetuado, dando aos colaboradores o conhecimento prévio de como efetuar as funções e operar as máquinas.

Automação

O Machine Learning permitiu a criação de robôs capazes de fazer o mapeamento do relevo oceânico com grande precisão, facilitando a exploração e tornando as análises mais confiáveis. Os robôs utilizam inspeção visual para efetuar buscas por canais de infiltração, além de calibrar padrões, medir a concentração e a temperatura dos gases. Essas máquinas coletam e analisam os dados de forma autônoma, fornecendo informações para os operadores.

IoT

As tecnologias IoT permitem a supervisão remota para detecção de problemas e desenvolvimento de soluções, reduzindo a interação humana e os riscos que ela traz. Há também a possibilidade de fazer análises e identificar a necessidade de manutenções preditivas em locais de difícil acesso, além de supervisionar a cadeia produtiva em tempo real.

Big Data

Criação de um banco de dados completo e interligado, com distribuição de informações para áreas designadas, afim de garantir uma tomada de decisões embasada em fatos e resultados constatados.Com essas tecnologias disponíveis empresas de todo o mundo podem aderir ao que é chamado hoje de indústria de óleo e gás 4.0, inovando seus processos com a utilização de equipamentos voltados para suas aplicações específicas. A PRO Marking trabalha para fornecer as melhores soluções e equipamentos para a indústria, com inovação, customização, se mantendo sempre atualizada sobre as tendências e novas tecnologias.PRO Marking, sempre em busca de oferecer as melhores soluções aos clientes. Incluímos em nosso catálogo serviços com tecnologia de ponta para aumentar a competitividade da sua empresa no mercado. Contamos com uma equipe técnica especializada e disponível 24/7/365, preparados para automatizar e adaptar as nossas soluções à realidade da sua empresa.Entre em contato conosco.

Veja mais

Laser do tipo fibra: conheça a tecnologia por trás das nossas máquinas de gravação a laser

SAIBA MAIS

Solda a laser: o guia completo para entender essa tecnologia

SAIBA MAIS

O 5G no Brasil

SAIBA MAIS

A importância da qualidade na empresa

SAIBA MAIS