Tecnologias possíveis: laser

A esta altura do campeonato (2022), todos já estão familiarizados com o laser. Por mais abstrato que seja seu conceito, este não gera a estranheza ou desperta o pleno desconhecimento que usualmente se tinha ao fim dos anos 90.

A PRO Marking é líder de mercado e especialista em tecnologias para gravação a laser e das variações desta, por isso, achamos por bem trazer um pouco dessa expertise para vocês. No nosso artigo de hoje explicaremos o que é o laser, quais suas finalidades principais, as diferentes tecnologias que atende e representa e, é claro, como tirar proveito desse conceito que outrora era tão distante.

O que é exatamente o laser

A sigla “laser” é uma abreviação do termo “Light Amplification by Simulated Emission of Radiation” do inglês que, em tradução livre, significa amplificação da luz por emissão estimulada de radiação.

Ok, não parece tão simples como fizemos parecer no início do texto, mas apesar do nome rebuscado, o conceito é sim bastante simples frente às suas utilizações. Basicamente existe a criação de um feixe de luz monocromático, realizada por um dispositivo, que o amplifica e o organiza. Esse nível de organização da geração e emissão do feixe é alto, o que na ciência chama-se coerência e colimação.

Máquina de laser em funcionamento.

Trocando em miúdos

Considerando que tais dispositivos são nada mais que amplificadores da luz, sabe-se também que a emissão estimulada pode se dar através de diferentes tipos de meios (e de suas naturezas). E é aqui que a mágica acontece.

Os meios de transmissão podem ser sólidos, líquidos ou gasosos, como gases, químicos, semicondutores e de fibra, sendo esta última, a queridinha da indústria. Esta preferência advém da sua versatilidade (podendo atender processamento de materiais, telecomunicações, espectroscopia e a tão famigerada, rastreabilidade industrial).

A closeup shot of a cylindrical grinder - industrial concept

Contexto histórico e atual

O laser, ou a tecnologia em si, é considerado um dos desenvolvimentos de tecnologia mais importantes realizados no século 20. Utilizado em soldagens, cirurgias, holografia, cortes, leitores de códigos de barra, impressões, equipamentos de cirurgia dentária, pesquisas científicas, leitores de CD e DVD, uso militar e dentre muitas outras aplicações presentes em nosso dia a dia. Como se pode constatar: multiusos.

Laser em âmbito de gravação

A emissão do feixe, tratada há alguns tópicos, pode e é comumente variada em sua geração, pois tal produção pode acontecer de forma contínua ou pulsada.

Não vamos nos aprofundar em trâmites altamente técnicos, mas lasers pulsados podem ser utilizados em aplicações médicas, pentes de frequência (relógios e GPS) e na medição de distâncias, enquanto os contínuos são atribuídos ao meio industrial na parte de usinagens, gravações e soldagens. Além dessas variáveis, podem-se atrelar ainda outras, como potência, material de exposição e meio de propagação.

Apesar de ser um processo que pode ser bastante complexo, as finalidades e os proveitos gerados a partir de tal emaranhado são igualmente numéricos e valiosos. Com destaque para a gravação a laser, que é hoje o melhor processo de rastreabilidade industrial, dado o seu baixo custo de investimento, manutenção, aquisição e manuseio. Manuseio este, inclusive, que não representa barreira de entrada a quem quer que precise lançar mão de seu uso.

Sistema simples, intuitivo e eficiente

Para os objetivos necessários, o laser de fibra óptica se sobressai aos demais. Com apenas algumas horas de treinamento básico e instruções referentes a um manuseio seguro, o operador já consegue utilizar plenamente a máquina em questão.

O equipamento em si, podendo ser utilizado para gravação, soldagem e limpeza, varia, além da funcionalidade, pelo seu tipo, como dissemos anteriormente. O laser do tipo fibra tem uma alta taxa de eficiência (cerca de 30%) o que por si só já é incrível, mas ressalta-se ainda a não necessidade de refrigeração em seus trabalhos.

Quando comparado a um outro tipo de laser, como o CO2 por exemplo, sabe-se que o consumo é altamente discrepante. Enquanto o fibra necessita de 25kW, seu predecessor consome 70kW.

Soldagem moderna e livre de insumos

Em se tratando de tecnologia, sabe-se da importância da solda para o ambiente industrial. As possibilidades que a técnica proporciona e as características físico-químicas do processo são bem conhecidas e difundidas por toda a indústria moderna.

O laser pulsado pode não só replicar o estímulo térmico da solda padrão, como pode recriá-la em um ambiente de melhor custo benefício e livre da utilização de insumos e adições de materiais. O ponto de luz emitida que atinge os materiais gera essa mesma energia em questão e os une conforme necessidade, melhorando e qualificando a produtividade, além de gerar também economia de tempo e dinheiro.

IMG_3474 EDITADA

Saldo científico, prático e tecnológico

Bom, em se tratando de laser acho que já ficou bastante claro: é uma tecnologia versátil e que veio para mudar o mundo como o conhecemos.Não nos atentamos ainda às maravilhas proporcionadas por ele nos setores médico e de telecomunicações, mas estes dispensam apresentações e, provavelmente, tornem-se tópicos de discussões trazidas aqui no blog da PRO Marking em momentos futuros.

A questão é que, entendendo a pluralidade da técnica em si, que nos empenhamos, estudamos, aplicamos e repetimos o processo. Focamos nessa que é uma tecnologia ainda tão pouco explorada na região e no país, para poder trazer à vocês o que há de mais moderno e funcional em termos de indústria.

Gostou e quer saber mais a respeito destes e outros insights acerca da indústria e de suas tecnologias? Não deixe de acompanhar a PRO Marking:

LinkedIn → https://br.linkedin.com/company/promarking-laser

Instagram → https://www.instagram.com/promarkingsjc/

Facebook → https://www.facebook.com/PRO-Marking

YouTube → https://www.youtube.com/@promarking-rastreabilidade29

Veja mais

Laser do tipo fibra: conheça a tecnologia por trás das nossas máquinas de gravação a laser

SAIBA MAIS

Solda a laser: o guia completo para entender essa tecnologia

SAIBA MAIS

O 5G no Brasil

SAIBA MAIS

A importância da qualidade na empresa

SAIBA MAIS