Rastreabilidade: entenda tudo sobre o conceito que a PRO Marking pode levar para a sua empresa

O conceito de rastreabilidade está relacionado à capacidade de se rastrear o trajeto de um produto a partir da sua produção em fábrica até chegar ao cliente final.

Como especialistas em aplicar rastreabilidade em outras empresas, temos vasta experiência e conhecimento na identificação das necessidades específicas de cada cliente e em implementar soluções eficientes e únicas, para garantir o rastreamento preciso de seus produtos. Além disso, oferecemos suporte contínuo e treinamento para garantir que sua equipe esteja completamente familiarizada com as ferramentas e sistemas implementados. Nossa abordagem personalizada e comprometimento com a excelência nos tornam a escolha certa para suas necessidades de rastreabilidade.

Exemplo de rastreabilidade industrial

Introdução a rastreabilidade: o que é e o porquê é importante

O conceito de rastreabilidade está ligado à necessidade de saber o trajeto que um produto percorreu, desde a sua produção em fábrica até chegar ao cliente final, por exemplo. Devido a essa necessidade é criada uma “identidade” para cada item, podendo ser um código de barras, um número de série ou até mesmo um código Data Matrix, e é essa identidade que possibilita a inserção de dados, em um sistema de fácil acesso, ao fabricante.

Quer um exemplo prático? Suponha que você está com um problema em um eletrodoméstico, a primeira informação que o fabricante irá te solicitar é o número de série daquele produto, dessa forma, o fabricante consegue localizar o histórico de fabricação e entender até se é um problema recorrente daquele lote de eletrodomésticos.

Com isso, podemos definir a rastreabilidade como a capacidade de localizar componentes e todo o seu histórico dentro da cadeia produtiva por meio de um banco de dados que é capaz de armazenar e correlacionar informações. Anteriormente citamos um exemplo da importância da rastreabilidade em nosso cotidiano como consumidor final, mas dentro de uma fábrica, por exemplo, a rastreabilidade também está ligada ao controle de estoque e ao controle de qualidade dos produtos produzidos.

Os benefícios da rastreabilidade: melhoria de qualidade, segurança e responsabilização

Implementar um sistema de rastreabilidade ponta-a-ponta ajuda a superar desafios evidentes da indústria, como retrabalho, qualidade, redução de custos, melhoria contínua, entre outros. Isso beneficia não só a indústria de maneira interna, mas também o cliente final de maneira externa.

Confira alguns dos principais benefícios que a rastreabilidade traz para o seu negócio:

  • Identificação de problemas: a rastreabilidade quando implementada te traz todos os dados da produção daquela peça, fazendo com que seja mais simples identificar onde está o erro
  • Estoque condizente com a realidade: quando o estoque não está devidamente mensurado e identificado em um banco de dados, problemas podem surgir, como a falta de componentes para a produção, o que automaticamente gera atrasos na entrega dos produtos ou até uma parada de linha
  • Se assegurar de falsificações: além de assegurar a sua empresa de falsificações de peças, resolve outro problema nesse mesmo sentido, de quando uma empresa recebe para manutenção uma peça que não é de sua produção, e por conta da rastreabilidade é possível contornar esta situação

Para entender de forma mais aprofundada sobre esses desafios e como funciona a rastreabilidade na prática, você pode conferir neste link um webinar sobre o assunto.

Exemplo de rastreabilidade industrial

O papel da tecnologia na rastreabilidade: da forma manual aos processos e sistemas automatizados

A rastreabilidade ponta-a-ponta é um conjunto de processos, e um desses processos é a identificação e a marcação das peças. Existem diversos métodos de marcação no mercado, mas o principal intuito é de que esse método forneça uma identificação permanente das peças. Para isso, muitas das vezes é implementado o uso da gravação a laser ou por micropuncionamento, como nestes exemplos:

Essas tecnologias resolvem os problemas de métodos manuais de marcação, como:

  • Acidentes de trabalho
  • Processo lento
  • Falta de padronização
  • Marcação não permanente
  • Necessidade recorrente de insumos

Atualmente, a PRO Marking trabalha com soluções padrões e customizadas para garantir a identificação de peças nos mais diversos ramos do mercado.

Como implementar a rastreabilidade: passos e práticas para garantir a qualidade em seus processos e produtos

Pensando em um cenário onde ainda não se aplica a rastreabilidade, é necessário primeiramente entender que essa integração é feita a partir da padronização de sistemas e da criação de um banco de dados dedicado para a rastreabilidade. Diante disso, recomendamos os 4 pilares da rastreabilidade:

  1. Identificação: é necessário identificar os componentes de forma padronizada, podendo ser aplicada com o uso de um Data Matrix, uma numeração serial ou até outra identificação que seja cobrada por norma no determinado ramo da indústria.
  2. Captura de informações: implementar processos ágeis, com respostas rápidas em caso de problemas.
  3. Correlações: entender por meio do número de série, por exemplo, quais foram as matérias-primas utilizadas para a fabricação daquele produto.
  4. Comunicação: os sistemas devem ter uma rede de comunicação fluida, com facilitação dos processos pela padronização das informações.

Dados coletados precisam ser enviados aos respectivos setores da produção, a fim de garantir uma análise precisa e especializada. Em uma implementação de rastreabilidade mais avançada, uma parte desse banco de dados pode estar disponível para o consumidor final entender a origem do seu produto, com informações pertinentes a ele.

Considerações finais

A PRO Marking é especialista na aplicação do conceito de rastreabilidade na sua empresa. Isso envolve a nossa capacidade de rastrear o trajeto de seus produtos, desde a produção, até chegar ao seu cliente final.

Como especialistas em rastreabilidade, a PRO Marking pode ajudar sua empresa a identificar suas necessidades específicas e implementar soluções eficientes e eficazes para garantir o rastreamento preciso de seus produtos. Estamos preparados para atender suas dúvidas e com a solução ideal para sua produção, com profissionalismo e excelência.

Gostou e quer saber mais a respeito destes e outros insights acerca da indústria e de suas tecnologias? Clique aqui para entrar em contato e não deixe de acompanhar a PRO Marking nas outras redes:

- LinkedIn

- Instagram

- Facebook

- YouTube

Veja mais

Laser do tipo fibra: conheça a tecnologia por trás das nossas máquinas de gravação a laser

SAIBA MAIS

Solda a laser: o guia completo para entender essa tecnologia

SAIBA MAIS

O 5G no Brasil

SAIBA MAIS

A importância da qualidade na empresa

SAIBA MAIS