Tudo que você precisa saber sobre gravação a laser em instrumentos cirúrgicos

Como funciona a gravação a laser?

A gravação a laser é um processo de coloração realizado através de um feixe de luz com alto foco que produz gravações em superfícies de forma permanente, podendo ser ela de metal, plástico, vidro, entre outros. A dinâmica combinação entre pico de alta potência e o feixe de alta qualidade, faz com que o desempenho seja de extrema qualidade em todo tipo de material, impossibilitando a alteração da marcação já realizada em seu instrumento.

Por conta da extrema qualidade da gravação a laser, logotipos e fontes pequenas são marcadas de maneira legível e duradoura, facilitando a organização e identificação de instrumentos cirúrgicos.

Instrumentos cirúrgicos.

Como a máquina de gravação a laser é utilizada?

Peças e utensílios de alta tecnologia ou necessidade, requerem uma codificação duradoura e que possa ser rastreada durante a vida útil. As máquinas de gravação a laser possibilitam a inclusão de rastreabilidade nas peças, ao mesmo tempo que também são utilizadas para aplicar valor e marca ao objeto com a inserção de logotipos, fortalecendo a identidade da marca em seus produtos finais.

As nossas máquinas de marcação a laser são projetadas pensando nos conceitos da Indústria 4.0, que tem como principal objetivo gerar maior integração entre produto e linha de produção de forma inteligente, melhorando processos e a rastreabilidade dos produtos. Devido sua gravação de qualidade indelével, o laser torna-se eficiente na manufatura das indústrias.

Gravação a laser em metal

No termo de material mais popular com a gravação a laser, o metal é um dos principais, podendo ser utilizado desde objeto para decoração como, peças, ferramentas, equipamentos, entre outros, e serve para trazer tanto estética ao item como autenticidade e segurança. Para a gravação neste material a tecnologia do laser fibra é a que irá apresentar melhores resultados, tanto na vida útil quanto na qualidade.

Como fazer gravação de instrumental cirúrgico?

Instrumentos cirúrgicos.

A gravação nestes instrumentos traz personalização ao objeto, podendo ser inserido marca, datas, numeração ou alguma sequência de identificação, o que ainda facilita a organização destes materiais e a fácil identificação dos mesmos.

Além também de ser uma excelente forma de gravação de transmissores de informações ou, até mesmo, da maneira correta de manusear as peças ao simplesmente adicionar instruções cabíveis, como os cuidados que devem ser tomados durante o manuseio e até na hora de esterilização e higiene dos instrumentos.

Para facilitar a identificação dentro dos centros cirúrgicos, é realizada a gravação de uma numeração sequencial que é utilizada para uma localização mais assertiva e prática, para que não ocorram erros nos momentos de emergência.

Marcação segura

As marcações a laser são estéreis e resistentes a ácidos, agentes de limpeza e fluidos corporais, podendo aplicar também processos de marcação onde a textura da superfície se mantém inalterada. A segurança das gravações acontece até em implantes que serão utilizados diariamente pelo indivíduo, onde a gravação a laser não irá liberar nenhuma substancia nociva ao usuário.

De acordo com a Central de Material Esterilizado (CME), toda empresa deve possuir um sistema de informação, seja ele manual ou automatizado, com os registros de monitoramento e controle das etapas de limpeza, desinfecção e esterilização das peças hospitalares, conseguindo garantir a rastreabilidade em cada processo. Cada etapa desses trabalhos deve ser registrada e monitorada.

Data Matrix e a rastreabilidade

Imagem aproximada de um instrumento cirúrgico com código data matrix e letras gravadas a laser.

A marcação de um data matrix simplifica e facilita o trabalho de rastreabilidade desses instrumentos, fazendo com que a Central de Material Esterilizado (CME) tenha controle do estoque e das demandas de unidades para consumo.

Com a aplicação da rastreabilidade nos materiais de centro cirúrgico, a instituição consegue verificar que todos os parâmetros dos processos do material como a limpeza, preparo e esterilização foram realizados de forma correta, como especificado das diretrizes preestabelecidas.

A gravação desses instrumentos cirúrgicos pode ser realizada em superfícies diversas, como bronze, aços em geral, latão, aços inoxidáveis, cobre, entre outros. Esse processo permite que seja registrado números de série, códigos, logomarcas, entre outras informações desejadas. A gravação não causa nenhum dano para a estrutura da peça.

Identificação necessária

A Identificação Única de Dispositivos Médico-hospitalares (UDI), tem como regra códigos padrões certificados em conformidades com isso. Eles são utilizados em instrumentos cirúrgicos e médicos, como em implantes, para realizar a rastreabilidade do objeto. A leitura dessa marcação oferece informações necessárias do fabricante, número de referência, data de validade, entre outras informações.

Esses dados permitem um acompanhamento livre de erros, fornecendo mais segurança ao paciente e ao hospital, sendo o laser a ideal forma de realizar essas marcações com os informativos da UDI. Esse formato de tecnologia tem sido cada vez mais útil e prático para acompanhar o fluxo de materiais hospitalares. E com isso, a PRO Marking, que é especialista no segmento de gravação a laser, pode ajudar a sanar essa dor.

Implicação da solução ajustada a sua realidade

A PRO Marking sempre estará preparada para entregar as melhores soluções de gravação a laser com criatividade, profissionalismo e excelência!

Como uma empresa de referência na integração de soluções industriais e em tecnologia para a manufatura, podemos proporcionar o que há de mais adequado no segmento de gravação industrial para corresponder às suas expectativas.

Para pedir um orçamento de gravação a laser, basta entrar em contato conosco e especificar o que precisa para o desenvolvimento do seu projeto. Qualquer dúvida, nosso suporte técnico tem toda expertise necessária para ajudar!

Quer saber mais da Solução PRO Marking e dos nossos demais produtos? Não deixe de acessar nossas redes sociais:

LinkedIn → https://br.linkedin.com/company/promarking-laser

Instagram → https://www.instagram.com/promarkingsjc/

Facebook → https://www.facebook.com/PRO-Marking

YouTube → https://www.youtube.com/@promarking-rastreabilidade29

Veja mais

Laser do tipo fibra: conheça a tecnologia por trás das nossas máquinas de gravação a laser

SAIBA MAIS

Solda a laser: o guia completo para entender essa tecnologia

SAIBA MAIS

O 5G no Brasil

SAIBA MAIS

A importância da qualidade na empresa

SAIBA MAIS