O que é melhor: comprar ou alugar máquina de gravação a laser?

Ter uma empresa implica em realizar investimentos para contar com a melhor estrutura possível, de forma que seja eficiente e coerente financeiramente. É claro que uma nova necessidade sempre bate à porta, mas muitas delas podem ser evitadas.

Existem algumas situações que implicam em circunstâncias não planejadas, como panes em algum equipamento de gravação muito antigo, demandas que voltam por falta de qualidade, atualização de concorrentes, gargalos no processo da produção ou, até mesmo, a falta de algum equipamento que contribuiria muito com a produtividade.

Percebe que a troca de equipamentos está relacionada com todos esses desses fatores?

Quando um problema for identificado e você decidir investir em uma máquina de gravação a laser, é preciso encarar outro dilema: comprar ou alugar o equipamento?

Se você chegou até aqui, certamente está passando por isso. Hoje vamos te informar sobre as principais características dessas soluções, independente da tecnologia que você precisa.

O que considerar quando for escolher comprar ou alugar uma máquina de gravação a laser?

Antes de mais nada, devemos ressaltar o quão importante é não tomar decisões precipitadas, porque a escolha errada pode acabar em mais dor de cabeça e perdas recorrentes.

Por outro lado, uma boa decisão é o que falta para alavancar o crescimento do seu empreendimento e cortar custos desnecessários.

Lembre-se que essa escolha deve ser baseada em muito mais do que apenas o custo do equipamento, mesmo assim, é preciso estudar profundamente sobre o custo a curto e longo prazo que o equipamento pode trazer.

Outras características que você deve considerar: o volume e variação da demanda, as projeções estratégicas da empresa, o espaço disponível para a máquina na sua empresa e o orçamento disponível para o investimento. Para identificar o que é melhor para sua empresa, conheça abaixo alguns cenários comuns do mercado e as melhores soluções para cada um deles:

Início da empresa

Uma nova empresa precisa iniciar sua produção com bons equipamentos para conquistar seu público, além de montar sua fábrica em layout otimizado e conquistar seu espaço no mercado.

A grande questão é que muitos empreendedores iniciantes no segmento de gravação a laser não têm grandes investimentos iniciais. Nesse caso, precisam administrar os recursos que já disponibilizaram para isso e evitar grandes problemas. Pensando nisso, o melhor é alugar os equipamentos da empresa, já que você vai ter um gasto fixo e acessível, além de evitar custos com manutenção.

Caso você precise de uma máquina melhor ou mais recente, basta solicitar a troca do equipamento. A diferença será mínima e você ainda terá como fazer um planejamento financeiro sem comprometer outras responsabilidades monetárias.

Empresa em consolidação

Os negócios que estão no meio do caminho precisam ter ainda mais cuidado do que os que estão dando os primeiros passos.

Neste cenário, já é preciso pensar em upgrades que permitam sua expansão e não provoquem riscos nesse momento que tem uma natureza sensível e decisiva. Todo e qualquer cálculo é indispensável! Avaliar progressos e possíveis retrocessos também entram nessa conta.

Por isso, se você está investindo e seus rendimentos ainda são incertos, por exemplo, o custo-benefício do aluguel continua sendo mais vantajoso. No entanto, se já tem uma quantia poupada para começar a comprar seus equipamentos, vá em frente. Não se comprometa com gastos que não poderá arcar. Compre um de cada vez, de acordo com as suas principais necessidades.

Vale a pena consultar um contador de confiança para avaliar suas possibilidades.

Empresa já consolidada

Quando sua empresa já tem força no mercado, o caminho mais vantajoso pode ser investir em um capital que será útil no futuro.

Ao invés de alugar novas máquinas para expandir sua produção, é interessante comprar esse maquinário. É importante mencionar que os custos da compra podem ser diluídos nos meses seguintes à aquisição (assim como sua empresa faz com o aluguel), mas ao final de suas prestações a empresa terá um capital material próprio.

Nesse caso, também é preciso pensar nos recursos direcionados a manutenção, para garantir a qualidade das suas máquinas de gravação a laser, ou em capital, para novas aquisições.

Conte com a PRO Marking!

Independente da decisão a ser tomada, você precisa fazer um planejamento financeiro e orçamentário para a empresa considerando os processos de compra e aluguel. Além disso, é importante contar com fornecedores de confiança.

Tomar uma decisão de compra ou aluguel vai impactar seus negócios, mas saber escolher as máquinas certas deve impactar mais ainda!

Está com alguma dificuldade em tomar uma decisão? Precisa de ajuda para escolher sua máquina de gravação a laser? Não se preocupe, entre em contato com a PRO Marking! Podemos encontrar o melhor negócio para você e sua empresa, oferecendo máquinas para compra ou locação.

Veja mais

Laser do tipo fibra: conheça a tecnologia por trás das nossas máquinas de gravação a laser

SAIBA MAIS

Solda a laser: o guia completo para entender essa tecnologia

SAIBA MAIS

O 5G no Brasil

SAIBA MAIS

A importância da qualidade na empresa

SAIBA MAIS