Tudo o que você precisa saber sobre Rasteabilidade

 

Para muitos, a Rastreabilidade Industrial está ligada apenas com a questão do Recall, pois ao assegurar um processo de rastreabilidade ao longo da linha de produção, fica fácil localizar e retirar produtos defeituosos do mercado e não há dúvida de que ser capaz de retirar um produto defeituoso do mercado de forma rápida pode proteger ou até salvar a vida de um consumidor e esta atitude constrói confiança sobre a marca.

Contudo, rastreabilidade vai muito além dos recalls. A rastreabilidade pode ajudar a identificar uma série de detalhes dos materiais e se tornou uma ferramenta vital para lutar contra produtos falsificados. A falsificação é um enorme mercado para a China e é capaz de dizimar uma marca. A rastreabilidade pode evitar isso através de um código de barras ou QR Code que informa aos clientes se o produto é original ou não.

Outra demanda crítica para rastreabilidade está ligada na possibilidade de reduzir os custos com qualidade e retrabalho ao longo de uma linha de montagem. Os códigos de barras contem a identidade do produto e a partir desta informação, toda a linha de montagem pode receber instruções sobre a próxima etapa de montagem, reduzindo assim as chances de erros de montagem. Esta identidade é vital para linhas de montagem com demanda pela tecnologia da Industria 4.0, pois cada nova unidade tem sua característica única e através desta identidade e as características de uma determinada unidade podem ser informadas para o maquinário instalado ao longo de toda a linha de montagem.

Quem precisa de Rastreabilidade?

 

Consumidores, fabricantes e agências reguladoras e de fiscalização. Todos se beneficiam da rastreabilidade. Não é mais uma questão a ser trabalhada no futuro. É uma demanda imediata de toda a cadeia de consumo. Grandes marcas e fabricantes desenvolveram seus próprios critérios e é claro, preferem fornecedores que sejam capazes de cumprir com estes requisitos. Portanto, negócios de médio e pequeno porte precisam se adequar a estes requisitos para fornecer para grandes contas.

 

Como Alcançar a Rastreabilidade?


Para garantir a rastreabilidade de um produto ao longo da cadeia produtiva é necessário um sistema para armazenar informação de partes e peças desde a sua produção em fornecedores, passando pelo seu processamento até que o produto final seja distribuído para os clientes finais, incluindo a compilação de informações dos componentes, partes e materiais, qualidade e segurança.

Neste contexto, a codificação dos produtos, em especial em forma de Data Matrix e Códigos de Barras é vital. Todos os produtos de um mesmo lote devem ser equivalentes em todos os aspectos. Assim, diante de um problema de qualidade, seu fabricante utilizará a “identidade” do seu produto para de maneira abrangente chamar um recall ou até mesmo retirar do mercado um lote completo deste produto.

Anos atrás, tudo isso poderia parecer algo de um futuro distante, mas com sistemas de gravação, leitores e sensores cada vez mais acessíveis e associado ao crescente avanço da Internet Industrial, IoT e Industria 4.0, a rastreabilidade industrial nunca antes esteve tão acessível.

Contudo, não basta investir em tecnologia. O sucesso de um projeto de rastreabilidade industrial está na integração de todas as partes envolvidas no processo produtivo. A rastreabilidade já é realidade e enquanto continuar sendo uma prioridade para consumidores, distribuidores e agências regulatórias, este deve ser um investimento obrigatório para empresas que queiram garantir a credibilidade da sua marca. 

Conheça a toda a linha de Produtos da Promarking desenvolvidos especialmente para a codificação e rastreabilidade industrial.

 

A ProMarking conta com uma equipe especializada e um suporte 24/7/365 disponível, estamos prontos para resolver qualquer problema!