Vacina Antifurto: saiba como proteger motos e caminhões com rastreabilidade

Quando se trata de proteção de motos e veículos, os sistemas adotados são os mais comuns (e já conhecidos) do mundo. Alarmes, GPS e empresas de monitoramento 24h.Todos são métodos válidos, mas decorrem, quase sempre, na perda do veículo, seja ele caminhão, carro ou moto.

É nesses contextos que entra em cena a técnica de micropuncionamento, enquanto ferramenta de vacina antifurto para caminhões e motos. Ao longo da leitura, deixaremos claras algumas questões acerca da prática, comparativos com métodos mais desatualizados e comprovadamente ultrapassados, em termos de efetividade e segurança ao proprietário do veículo.

Gravação por micropuncionamento para vacina antifurto.

De toda forma, se você já está inteirado da técnica e busca o equipamento para realizá-la, não deixe de clicar aqui para conversar conosco a respeito.

O que é micropuncionamento e como ele funciona como sistema antifurto?

Micropuncionamento é um método de se assegurar a segurança dos veículos, como caminhões e motos, contra o roubo. Ele se utiliza de pequenas micro perfurações que danificam superficialmente alguma peça ou componente relevante do mesmo, de modo que haja uma espécie de diferenciação deste para com outros.

Feito isso, num eventual caso de roubo, caso a peça vá para o mercado paralelo, possíveis novos compradores ficarão receosos em adquiri-la, uma vez que a peça possui rastreabilidade. Isso, em tese, não impede o ato do roubo, mas o dificulta, pois os criminosos sabem que passarão por maus bocados para despachar a peça roubada. Afinal, não há razão para se dar ao trabalho e correr o risco de tomar um veículo que está “impedido” de ser comercializado.

As vantagens de usar micropuncionamento para segurança de motos e caminhões

Uma das maiores vantagens da utilização de micropuncionamento como método antifurto advém da sua extrema efetividade. Os furos são tão pequenos e são tantos que não é fácil falsificá-los.

Como é uma interação que ocorre entre punção e peça (metal e metal), são deformações permanentes e não podem ser raspadas, violadas ou cobertas. Isso dificulta muito que um ladrão simplesmente lixe o local gravado, por exemplo. Em casos mais extremos, com aplicação de calor, a peça se deforma, perde propriedades ou fica permanentemente marcada, o que por si só já seria bastante suspeito.

Outra vantagem do processo de micropuncionamento, enquanto vacina antifurto para caminhões e carros, é a de que se trata de um método de implementação relativamente barato.

Gravação por micropuncionamento para vacina antifurto.

Diferente de outros processos antifurto, os quais são invasivos e requisitam instalações complexas, como alarmes, dispositivos de monitoramento e rastreio (que não garantem a segurança das peças individuais e desmontes), o micropuncionamento pode ser feito de forma rápida e fácil, em locais complexos e inacessíveis. Um retorno de investimento claro e rápido para você que quer proteger seu veículo.

Em termos gerais, o método de micropuncionamento enquanto solução antifurto é altamente efetivo, demonstra resultados e é a técnica preferida do mercado. Não bastassem todas as vantagens supracitadas, é ainda a técnica de melhor custo-benefício, com preços altamente acessíveis, dada sua natureza não invasiva e baixo custo. Uma escolha de peso para você, que tem moto ou caminhão e procura por proteção para seus veículos.

Como aplicar sistemas de micropuncionamento à motos e caminhões

A dita instalação de sistemas de micropuncionamento em caminhões, ou mesmo motos, é algo relativamente fácil. Principalmente em termos de processo.

Primeiro, o dono do veículo precisa adquirir um equipamento de micropuncionamento, ou mesmo contratar uma empresa especializada na vacinação. A partir disso, ambos, dono e empresa, devem seguir o escopo a seguir:

  1. Identificar as partes importantes do veículo que precisam ser marcadas, que provavelmente são: motor, transmissão, discos, chassis e outros componentes valiosos.
  2. Usar o dispositivo de marcação por micropuncionamento para registrar nas peças os códigos, números de série ou códigos Data Matrix. O que for mais conveniente para a peça em questão.
  3. Registrar os códigos e números, que também foram registrados no veículo, em um sistema oficial. Identificando dono, peça e status.

É importante ressaltar ainda que, muito embora marcar as partes importantes do veículo ajude a deter a ação de criminosos e torna mais difícil a venda das peças roubadas no mercado paralelo, não é garantido que os veículos não serão roubados. Quem dera fosse, não é mesmo? Por isso, em caso de roubo, é importante providenciar as codificações e informações das peças marcadas para a polícia e para a justiça. Assim eles terão mais facilidade em identificar e, possivelmente, recuperar as partes roubadas.

Estudos de caso de sucesso de implementações de micropuncionamento para motos e caminhões

Existem inúmeras implementações de sucesso da técnica de micropuncionamento enquanto ferramenta de vacina antifurto para caminhões e motos.

Aqui, trazemos um nosso, para assegurar a qualidade do procedimento: gravação com micropuncionamento para vacina antifurto

Em suma, esse estudo de caso demonstra a efetividade do micropuncionamento, em termos de vacina antifurto para motos e caminhões. Sua simplicidade, acessibilidade e comprovado sucesso fazem do mesmo uma opção interessante para os donos de veículos que desejam protegê-los.

Os custos da implementação de sistemas de proteção antifurto

O custo de implementação de uma tecnologia é sempre transpassado por muitas variáveis. Capital de giro, disponibilidade do investimento, período do ano e por aí vai. E isso tanto para empresas, quanto para indivíduos.

Estes sistemas variam de acordo com diversos fatores, incluindo a marca e o modelo dos veículos, o tipo de sistema utilizado e a quantidade de veículos sendo protegidos. Em geral, no entanto, o custo do micropuncionamento é diferente do equipamento de micropuncionamento. E a partir deste momento a nossa conversa tem duas possibilidades.

> Empresa: Você que busca prestar esse tipo de serviço, para donos de carros, motos e caminhões, deve se atentar ao preço de aquisição e a quantidade de equipamentos. Quais deles melhor atendem suas necessidades. Para isso, sugerimos que visite nossa página de produtos. Nela tiramos dúvidas mais aprofundadas acerca do processo, você conhece um pouco mais de cada equipamento, bem como suas funcionalidades e pode conversar com um de nossos consultores.

> Dono de veículo: você que busca o serviço em si, independentemente se é para carro, moto ou caminhão, deve buscar primeiramente informação. É a partir do conhecimento que você adquire que surge o entendimento acerca do processo, do que de fato você precisa. Com isso, a busca pelo prestador de serviço se torna muito mais fácil.

De toda forma, não deixe de conferir nossa página com mais cases de sucesso a respeito de micropuncionamento.

Comparação de efetividade entre micropuncionamento e processos de vacina antifurto mais antigos

Quando comparado a outros sistemas antifurto, a exemplo de adesivagem, traqueamento por GPS ou alarmes, o micropuncionamento desponta como a opção de melhor custo-benefício.

Esses sistemas são opções mais baratas, mas no caso dos adesivos, por exemplo, o simples passar de uma unha já é suficiente para retirá-los. As tags metálicas, que funcionam como um misto entre micropuncionamento e adesivagem, são plaquetas fixadas ao longo da estrutura do veículo. Até podem ser compradas por unidade, mas também podem ser arrancadas com uma pequena alavanca. Com relação aos sistemas mais tecnológicos, como traqueamento por GPS e alarmes, estes possuem preços elevados de implementação (compra e instalação) e eles requisitam, por vezes, taxas administrativas de monitoramento, manutenção e uso.

Em termos de “se o micropuncionamento representa um bom investimento” aos donos de veículos, a resposta varia conforme N fatores.Para donos de veículos preocupados com o fator segurança, os relativos custos se provam efetivos, mas ainda são um investimento a longo prazo, mesmo. Comparando a efetividade do micropuncionamento com os outros sistemas antifurto, há evidências que sugerem que essa seja a opção mais efetiva.

Como mencionado previamente, em termos de casos de sucesso, há motivos concretos que nos levam a compreender a redução de tendência da probabilidade de roubo, se usado o micropuncionamento à outras técnicas. Uma razão para isso é a de que graças a não possibilidade de adulteração, remoção e falsificação do método, este é o mais duradouro de todos. Como não requer um sistema acoplado ao carro, não pode ser arrancado, só afetando partes metálicas que ficam, na grande maioria das vezes, ocultas.

Confira a demonstração da técnica na prática!

Considerações finais

Por fim, faz-se necessária a menção (novamente) de que o sistema de vacina antifurto não impede o ato em si. Ele só diminui drasticamente o interesse do criminoso no seu veículo, dada a possibilidade de ser vacinado.

Através da técnica de micropuncionamento como vacina antifurto para motos e caminhões, a efetividade da intenção de uso, bem como o custo benefício atrativo são pontos positivos a todos. Tanto a você que quer proteger o seu veículo, quanto a você que presta o serviço hoje (de formas mais antigas), ou que deseja iniciar a prestação no futuro. Com um mercado que está em constante crescimento, a vacinação para proteção de carros, caminhões e motos desponta como um oceano azul. Com o comprovado sucesso da técnica é uma escolha certeira para todos, para proteger seus veículos de roubos. Ainda assim, para todas as situações, estamos a disposição, basta clicar aqui para entrar em contato conosco. A PRO Marking está preparada para atender suas dúvidas e com a solução ideal para sua produção, com profissionalismo e excelência.

Gostou e quer saber mais a respeito destes e outros insights acerca da indústria e de suas tecnologias? Não deixe de acompanhar a PRO Marking nas outras redes:

- LinkedIn

- Instagram

- Facebook

- YouTube

Veja mais

Laser do tipo fibra: conheça a tecnologia por trás das nossas máquinas de gravação a laser

SAIBA MAIS

Solda a laser: o guia completo para entender essa tecnologia

SAIBA MAIS

O 5G no Brasil

SAIBA MAIS

A importância da qualidade na empresa

SAIBA MAIS