Tecnologia 5G e o Impacto na Indústria

Tecnologia 5G e o Impacto na Indústria

A conexão com a internet é, atualmente, um elemento essencial para todo o mercado. Com o conceito de Indústria 4.0, uma rede estável e veloz é indispensável para a integração de equipamentos na linha de produção, tornando possível o uso da automação e até mesmo do machine learning. Por isso, o surgimento da tecnologia 5G é de extrema relevância para todos os setores da indústria, representando o novo passo para a inovação e a digitalização dos processos industriais.

O que é?

O 5G é definido como a quinta geração da internet móvel, ou seja, é uma evolução das conhecidas tecnologias 3G e 4G usadas por operadoras de celular. O diferencial está no aproveitamento que a nova versão faz do espectro de rádio, o que permite a conexão de uma quantidade maior de aparelhos simultaneamente, com mais velocidade e menos latência no sinal. A tecnologia se destaca ainda pelo foco na comunicação máquina-máquina e na Internet das Coisas (IoT), priorizando o tráfego de dados ao invés do tráfego de voz, trazendo mais estabilidade e rapidez à rede, além de possibilitar a implementação da Big Data.

Benefícios

A nova ferramenta traz diversos benefícios, tanto para o uso cotidiano quanto para o industrial. Inicialmente, o uso do espectro de rádio traz uma maior velocidade de downloads e uploads, além de uma ampla cobertura de sinal com estabilidade, o que possibilita o acesso em regiões em que hoje o 4G não alcança. No âmbito industrial, a nova rede proporciona um ambiente robusto e estável para suportar a conexão entre máquinas, sem o risco de uma parada na produção por sobrecarga da infraestrutura. Junto a isso o 5G consiste na conexão sem fio, ao contrário das tradicionais redes Ethernet, mantendo a alta qualidade da rede e otimizando os espaços físicos das fábricas.

Desafios

Embora a conexão abrangente e estável seja muito benéfica para a indústria, ela também proporciona mais oportunidades de invasões e ataques cibernéticos, o que torna a segurança eletrônica ainda mais necessária. Em paralelo, muitos equipamentos industriais ainda não são preparados para a conectividade em rede, por isso empresas precisam investir na modernização das máquinas por uma equipe especialista em integração. Além disso, a estrutura física nacional ainda não comporta a demanda atual de comunicação, sendo assim é necessário que sejam tomadas medidas para garantir uma frequência reservada para o uso industrial.

Como se Preparar?

Com a chegada da tecnologia ao Brasil, empresas de todos os setores devem intensificar a digitalização dos processos e a atualização de equipamentos. Empresas especializadas em inovação e integração já fornecem serviços para facilitar essa transição. Os equipamentos da PRO Marking são elaborados para a integração e automação completas na linha de produção, customizadas de acordo com a necessidade e as particularidades da aplicação.

Veja mais

Laser do tipo fibra: conheça a tecnologia por trás das nossas máquinas de gravação a laser

SAIBA MAIS

Solda a laser: o guia completo para entender essa tecnologia

SAIBA MAIS

O 5G no Brasil

SAIBA MAIS

A importância da qualidade na empresa

SAIBA MAIS