Solda a laser: o guia completo para entender essa tecnologia

A solda a laser é um processo inovador que utiliza a energia concentrada de um feixe de laser para unir peças metálicas. Essa tecnologia oferece diversas vantagens em comparação com os métodos tradicionais de soldagem, como maior precisão, velocidade, eficiência e versatilidade.

Como ainda é assunto um pouco desconhecido para muitas pessoas decidimos desenvolver este guia completo, assim toda a informação necessária pode ser encontrada em um único lugar.

máquina de solda a laser em funcionamento
Máquina de solda a laser em funcionamento

Como funciona a solda a laser?

Antes de qualquer coisa, é preciso começar pelo começo.

Essa tecnologia funciona de uma maneira um pouco diferente dos métodos tradicionais, que garante diversos benefícios e possibilidades.

O processo é feito através da concentração de um feixe de laser de alta potência em um ponto específico da peça de trabalho. A energia do laser derrete o material, permitindo a união das peças.

Isso não quer dizer que esse método de soldagem seja sempre feito sem o uso de algum insumo, como o famoso eletrodo, por exemplo, mas ela também possibilita isso. Tudo vai depender do uso e das necessidades.

Vantagens da solda a laser

Agora que você já entendeu o básico da tecnologia, é hora de conhecer alguns dos pontos mais atrativos desta técnica de soldagem, que são as vantagens que as diversas áreas da indústria conseguem ao utilizá-la:

  • Precisão e controle: o feixe de laser permite soldas precisas e de alta qualidade com menor distorção e menor zona afetada pelo calor
  • Velocidade e eficiência: a solda a laser conta com um processo rápido, com tempos de ciclo mais curtos do que a soldagem a arco, por exemplo, resultando em maior produtividade
  • Menor deformação e menor entrada de calor: a soldagem a laser por oscilação gera menos calor que outros métodos, reduzindo a deformação do material e a necessidade de retificação posterior
  • Versatilidade: ela pode ser utilizada para unir uma grande variedade de materiais, incluindo metais espessos e finos, metais reflexivos e, até mesmo, materiais diferentes
  • Segurança e ergonomia: o processo é mais seguro para os soldadores, pois não há respingos de solda e a emissão de gases é menor
  • Melhor acabamento: os resultados gerados sempre têm um acabamento mais bonito e de alta qualidade

Tipos de soldagem a laser e aplicações na indústria

Outro ponto interessante e útil desse método, é que ele não é limitado a apenas um tipo de uso. Existem diversas maneiras de utilizar a solda a laser, cada uma com suas características e aplicações específicas:

  • Por convecção: o metal é derretido pela energia do laser e o calor é transferido por convecção
  • Por condução: nesse caso, o calor é transferido por condução para o material adjacente
  • Por penetração profunda: através de um feixe de laser de alta potência é possível alcançar uma penetração mais profunda no material
  • Soldagem híbrida: é quando combinamos essa tecnologia com um outro método de soldagem, como soldagem a arco, por exemplo

Com todas as vantagens já citadas e as possibilidades de uso, é claro que a solda a laser seria bastante útil em diversos setores da indústria, como:

  • Automotivo: fabricação de carrocerias leves, componentes de motores e sistemas de escape
  • Aeroespacial: em componentes estruturais de aeronaves e foguetes
  • Eletrônicos: em componentes eletrônicos sensíveis e miniaturizados, que exigem maior precisão
  • Médico: fabricação de implantes médicos e dispositivos de precisão
  • Energia: soldagem de tubos e componentes em usinas de energia nuclear e renovável
  • Construção: em estruturas metálicas e componentes de edifícios

Exemplo de peças feitas com solda a laser
Exemplo de peças feitas com solda a laser

Uma solução inovadora para toda a indústria

Não é exagero dizer que essa tecnologia revolucionou diversos setores industriais.

Como vimos neste guia, ela oferece diversas vantagens em comparação com os métodos tradicionais de soldagem, sendo extremamente rápida, precisa, eficiente e versátil. Claro que ela exige a necessidade de um operador devidamente capacitado e preparado para que seja possível obter os melhores resultados, mas isso é algo que pode ser facilmente resolvido com um treinamento adequado.

Esperamos que este guia o ajude a compreender melhor a solda a laser e todas as suas possibilidades, afinal, sempre há mais para se aprender sobre algo.

Conheça a Prolase Weld Series, nossa solução em solda a laser

Agora que você entende melhor sobre o processo, vai querer conhecer nossa máquina. Veja quais são as características gerais dela:

  • Alta velocidade e qualidade de soldagem
  • Baixas distorção e dilatação térmicas
  • Produz soldas com excelentes propriedades mecânicas
  • Dispensa contato

Se você ficou curioso para saber mais sobre a Prolase Weld Series, não deixe de entrar em contato com o nosso time de especialistas. Eles estão mais que preparados para te auxiliar e tirar todas as suas dúvidas!

Veja mais

Laser do tipo fibra: conheça a tecnologia por trás das nossas máquinas de gravação a laser

SAIBA MAIS

O 5G no Brasil

SAIBA MAIS

A importância da qualidade na empresa

SAIBA MAIS

Como máquinas de gravação a laser recebem os inputs de comunicação

SAIBA MAIS