Solda a Laser em Veículos Super Leves

Diferentes processos industriais, como corte, estampagem e solda estão envolvidos na fabricação de veículos automotivos. A evolução na melhoria de qualidade e eficiência do veículo está intimamente ligada a complexidade envolvida em sua confecção.

Ferramentas e processos que busquem a redução de peso e a pegada de carbono são um dos principais requisitos, no qual a redução de 10% do peso do carro gera 5,5% de economia de combustível, sendo reduzido ainda mais com a utilização de baterias no lugar de combustível fóssil.

Este fato impulsionou projetos dentro da indústria como os SLC (Super Light Car) em 2009 na universidade RWTH-Aachen, Alemanha, economizando cerca de 37% no peso do chassi (BIW). A solda a laser foi uma das técnicas utilizadas, sendo uma ótima alternativa quando se deseja eliminar materiais secundários e agilidade no processo com eliminação de peso.

Entenda como funciona a solda a laser clicando no link abaixo.

Chassi SLC e seus materiais:

Diferentes partes do veículo são unidas por solda. Normalmente a solda ocorre entre materiais dissimilares, ou seja, de natureza distintas, como por exemplo solda de alumínio e cobre, aço e liga de magnésio, compósitos etc.

Principais materiais soldados:

Estrutura e partes do carro a serem unidas com Solda a Laser:

A tecnologia de solda a laser em metais tem como principal destaque para os lasers quase-contínuos de YAG (comprimento de onda 1064nm). O laser Fibra (1064 nm) contínuo também é uma alternativa, tendo como principais diferenças, melhor eficiência energética, baixa taxa de manutenção, porém com custo mais elevado.

Outros lasers de diferentes comprimentos de onda (532 nm) podem ser utilizados em outros materiais dissimilares, como, cobre, latão e bronze. Dependendo do caso proteção de gás é necessária como extrator de fumos.

A Promarking, em busca de oferecer tecnologia avançada para atender com eficiência as demandas de seus clientes, já adquiriu no catálogo de produtos a Prolase Welder, uma máquina de solda a laser simples, robusta e que dispensa consumíveis, além de ser adequada para soldar eletrodomésticos, eletroeletrônicos, autopeças, moldes, plásticos e sensores.

Contando com uma equipe especializada e um suporte técnico disponível 24/7/365, estamos prontos para adaptar as nossas soluções à realidade do cliente, com o principal objetivo de resolver definitivamente todas as suas necessidades referente à codificação e rastreabilidade de seus produtos.

Veja mais

Laser do tipo fibra: conheça a tecnologia por trás das nossas máquinas de gravação a laser

SAIBA MAIS

Solda a laser: o guia completo para entender essa tecnologia

SAIBA MAIS

O 5G no Brasil

SAIBA MAIS

A importância da qualidade na empresa

SAIBA MAIS