Sistema de Inspeção para Otimizar a Qualidade do seu Processo

O Sistema de Inspeção ajuda a resolver tarefas industriais complexas de maneira confiável e consistente

O que é?

O Sistema de Inspeção abrangetodas as aplicações industriais e não industriais nas quais uma combinação dehardware e software fornece orientação operacional para os dispositivos naexecução de suas funções com base na captura e processamento de imagens.

A tecnologia de Inspeção Visual faz o trabalho de monitorare verificar os produtos em uma linha de produção/montagem. Ela verifica setodas as especificações exigidas pela qualidade foram atendidas.

Os sistemas de visão de máquina dependem de sensores digitais protegidos dentro de câmeras industriais com óptica especializada para adquirir imagens, para que o hardware e o software do computador possam processar, analisar e medir várias características para a tomada de decisões.

Como ela funciona na prática?

Os sistemas de inspeção localizam uma peça e aplicam ferramentas de visão para inspecionar recursos

Os sistemas deinspeção realizam inspeções localizando a peça na imagem e depois procurandorecursos específicos nessa peça. Depois que o campo de visão (FOV) édefinido, um operador pode executar ferramentas de visão em todo o intervalo doalvo para inspecionar vários recursos em busca de presença, integridade ouorientação - tudo em uma única imagem. E mesmo que a saída de dados sejabinária, os dados agregados podem ser usados ​​no downstream (dali por diantena linha de produção) para melhorar processos e realizar diagnósticos em umacélula de trabalho específica.

Os sensores de visão fornecem resultados rápidos de aprovação/reprovação, sim/não, para solucionar desafios de inspeção automatizados de maneiras diferentes de outros tipos de sensores e especialmente adequados para automação de fábrica. Os sensores de visão usam ferramentas de visão de máquina para realizar várias inspeções a partir de uma única imagem adquirida.

Como essa tecnologia otimiza a qualidade e o desempenho do meu processo?

  1. Elimina o envio de produtos com defeitos;
  2. Rastreia todas as fases do processo de produção;
  3. Minimiza o desperdício detectando erros logo no inicio do processo, antes que todo o lote precise ser descartado;
  4. Diminui o custo de fabricação;
  5. Garante que os produtos atendam à rigorosas exigências de qualidade.

Quais as tecnologias que realizam a Inspeção Visual?

Trabalhamos com duas tecnologias da Cognex, sendo elas:

  1. Sensor de Visão: ela permite uma inspeção mais superficial,sem tantos detalhes. Verifica presença/ausência e faz inspeção.

Exemplo:consegue verificar se todos os componentes do produto estão Ok e diferenciartamanhos de produtos.

  • Sistema de Visão: ela permite uma inspeção maisdetalhada. Verifica presença/ausência, inspeção, guia/alinhamento, OCR/OCV,leitura de código, aferição/medição.

Exemplo: consegue fazer a verificação de várias fases na linha de produção e registrar essas informações em um supervisório, dessa maneira a empresa tem todo o histórico de produção de cada peça/produto.

Veja mais

Laser do tipo fibra: conheça a tecnologia por trás das nossas máquinas de gravação a laser

SAIBA MAIS

Solda a laser: o guia completo para entender essa tecnologia

SAIBA MAIS

O 5G no Brasil

SAIBA MAIS

A importância da qualidade na empresa

SAIBA MAIS