Rastreabilidade na Indústria Offshore

Rastreabilidade na Indústria Offshore

Caracteriza-se como Offshore a organização que tem transações realizadas em outros países, e que está sujeita a regulamentações extraterritoriais; normalmente estabelecida em jurisdições com tributação baixa ou isenta. A indústria Offshore ocupa um local de destaque no mercado global, atuando em diversos setores pelo mundo.No Brasil, dois grandes segmentos dominam o mercado: óleo e gás. Localizadas em regiões marítimas de águas profundas, as plataformas Offshore atuam na perfuração e extração de óleo, água e gás dos poços produtores.

A rastreabilidade se faz necessária para atender a regulamentações internacionais, e para possibilitar a localização de peças ou produtos na cadeia logística. No setor Offshore, essa rastreabilidade tem que ser muito precisa, já que o menor erro pode causar atraso e prejuízos altos para a empresa. São marcadas, majoritariamente, tubulações, chaparias, tonéis e contêineres de carga. Essas peças são feitas com ligas metálicas muito resistentes, o que exige uma potência maior na gravação.As marcações podem conter desde números seriais até códigos Data Matrix e QR, contendo o registro e informações coletadas durante o processo de coleta e armazenamento, e que são escaneados por operadores e fiscais para garantir a organização da cadeia produtiva.Devido à sua instalação marítima, as peças e equipamentos marcados estão constantemente expostos à ambientes desgastantes (sol, chuva, mar e correntes de vento) e até mesmo corrosivos (maresia), esse fator impossibilita o uso de equipamentos à laser, já que suas gravações não resistiriam ao desgaste. Equipamentos de micropuncionamento são ideais para essa aplicação, conseguindo uma profundidade maior na marcação e garantindo um resultado duradouro.Assim como as peças marcadas, o equipamento de gravação também é exposto ao mesmo tipo de ambiente, fazendo com que seja necessário ter uma máquina mais resistente, preferencialmente com exterior metálico, para que tenha um ciclo de vida maior. Além disso, grande parte das gravações Offshore ocorre em espaços das plataformas sem acesso à tomadas e pontos de energia, dificultando o uso de equipamentos de bancada, tornando marcadoras portáteis essenciais para maior efetividade do processo de marcação.A indústria Offshore continua crescendo com os anos e junto aumentam as oportunidades de inovar e aprimorar o setor. A Promarking se mantém sempre atualizada dos desafios de rastreabilidade industrial, e fornece os melhores equipamentos de gravação por micropuncionamento no mercado.Conheça a Linha de Gravadoras por Micropuncionamento da Promarking:

A ProMarking conta com uma equipe especializada e um suporte 24/7/365 disponível, estamos prontos para resolver qualquer problema!

Veja mais

Laser do tipo fibra: conheça a tecnologia por trás das nossas máquinas de gravação a laser

SAIBA MAIS

Solda a laser: o guia completo para entender essa tecnologia

SAIBA MAIS

O 5G no Brasil

SAIBA MAIS

A importância da qualidade na empresa

SAIBA MAIS