Quais os riscos de utilizar uma máquina de gravação a laser sem o treinamento correto?

Estamos acostumados a lidar com diversos tipos de sistemas e máquinas no dia a dia, mas isso não quer dizer que estejamos preparados para utilizar qualquer equipamento. Máquinas de gravação a laser, por exemplo, exigem um certo conhecimento do operador para que alguns riscos possam ser evitados, e nós falaremos sobre eles neste artigo.

Um profissional dando orientações para operários sobre algo a ser feito na empresa.
Foto: Drazen Zigic

Riscos que podem afetar a máquina de gravação a laser ou o operador

Se você usa um computador que possui um sistema com o qual você não está familiarizado, é bem provável que você fique com um pouco de receio de sair clicando e explorando tudo, não é mesmo?! Afinal, você pode clicar em algo que altere alguma configuração de forma que comprometa o uso do equipamento, ou pode usá-lo da maneira errada, sem aproveitar sua toda sua capacidade.

O mesmo vale para as máquinas de gravação a laser. A diferença é que, com elas, você corre o risco de sofrer algum acidente também se não souber exatamente como utilizá-las, além dos outros tipos de situações descritas acima.

Os riscos de usar uma máquina de gravação a laser sem treinamento

Agora que você já entendeu que existem esses riscos, precisamos falar sobre quais são, para que você compreenda exatamente o que pode acontecer se não tiver o treinamento adequado antes de usar sua máquina de gravação a laser recém-adquirida.

Risco de danificar o equipamento

Quando utilizamos algo sem realmente entender como funciona ou o que é, há sempre um grande risco de danificarmos aquele equipamento. Isso pode se tornar um problema ainda maior, pois dependendo do dano, a máquina pode acabar precisando de um reparo.

Profissional realizando reparos em um equipamento.
Foto: Field Engineer

Risco de perder a garantia do equipamento

Se você verificar a garantia de qualquer produto que adquirir, verá que sempre existe uma cláusula que avisa o usuário que a garantia não cobre danos causados por alguma utilização incorreta, ou que a garantia é automaticamente invalidada se for constatado que o problema foi causado por mau uso.

Sem o treinamento correto, as chances desse tipo de coisa acontecer são muito maiores, pois fica muito mais fácil realizar alguma ação que não é indicada.

O operador não consegue fazer o melhor uso da máquina de gravação a laser

Se o operador não recebe o treinamento adequado, ele acaba não tendo o conhecimento completo da máquina, ou seja, não conseguirá utilizar todas as funções e atalhos da máquina feitos para otimizar os processos. Dessa maneira, é impossível extrair toda a capacidade do equipamento de gravação a laser.

O operador também fica vulnerável

Uma vez que o treinamento não é feito, o operador da máquina não terá total conhecimento das indicações de cuidado e segurança, o que faz com que ele também fique exposto a danos.

Trabalhador fazendo curativo na mão.
Foto: rawpixel.com

Não deixe o treinamento de lado

Nós entendemos que, muitas vezes, não temos a paciência de passar por um processo de treino com algo que acreditamos ser capazes de utilizar sem dificuldades, mas o treinamento existe por um motivo.

Não é perda de tempo ou algo desnecessário, é essencial. Não só evita todos esses riscos que listamos aqui como também garante que seu investimento seja 100% aproveitado, com toda a sua capacidade sendo usada para cumprir e otimizar a linha de produção.

Ao adquirir uma de nossas máquinas de gravação a laser você terá acesso ao treinamento para utilização daquele modelo específico, que poderá ser feito de maneira presencial ou online, o que funcionar melhor para a sua empresa.

Conte com os serviços oferecidos pelo pós-vendas da PRO Marking

Com a PRO Marking você estará sempre tranquilo, pois além de investir em um produto feito com tecnologia de ponta e de extrema qualidade, oferecemos também diversos serviços úteis (como o treinamento) para garantir a melhor experiência ao seu negócio.

Ficou interessado em saber mais sobre eles? Então entre em contato agora mesmo com o nosso time de especialistas do pós-vendas através da página de serviços ou clicando aqui!

Veja mais

Laser do tipo fibra: conheça a tecnologia por trás das nossas máquinas de gravação a laser

SAIBA MAIS

Solda a laser: o guia completo para entender essa tecnologia

SAIBA MAIS

O 5G no Brasil

SAIBA MAIS

A importância da qualidade na empresa

SAIBA MAIS