Padrões Internacionais de Segurança para Lasers

Padrões Internacionais de Segurança para Lasers

Lidar com lasers é uma tarefa potencialmente perigosa para o operador. Por isso, medidas de segurança foram criadas como forma de proteção. O IEC 60825-1 se tornou o padrão para produtos à laser, sendo considerado em nível internacional como padrão de segurança.O CDRH (órgão americano de saúde radiológica) é o responsável pela criação da FLPPS (sigla em inglês para “Padrão federal de performance do produto à laser”), regulamentação adotada internacionalmente. Existem quatro categorias criadas pela FLPPS para identificar perigos associados ao uso de lasers. Essas categorias são usadas para garantir a maior segurança possível aos operadores enquanto usam os equipamentos à laser. Cada categoria é ranqueada pelo potencial de dano ao corpo humano.Laser Classe 1 – Não perigosos mesmo em longa exposição, com uso de instrumentos óticos de aumento. Potência baixa ou em cabines.

  • Classe 1M – Potencialmente perigosos aos olhos se observados por meio de instrumentos óticos. Potência muito baixa, colimado e de diâmetro grande ou altamente divergente.

Laser Classe 2 – Seguros para exposições não intencionais e observações não prolongadas (<0,25s). Potência baixa e visível 1Mw.

  • Classe 2M – Potencialmente perigosos aos olhos se observados por meio de instrumentos óticos. Potência baixa, visível, colimado e de diâmetro grande ou altamente divergente 1Mw.

Laser Classe 3R – Seguros quando manipulados com cuidado e potencialmente perigosos aos olhos se observados por meio de instrumentos óticos. Potência baixa, <5Mw.

  • Classe 3B – Perigosos aos olhos nus quando observados diretamente (feixe e reflexões especulares). Potência média, 5Mw a 500Mw.

Laser Classe 4 – Perigosos para a pele e os olhos, inclusive na observação de reflexões difusas. Potência alta >500Mw.Os lasers da PRO Marking são de alta potência e podem causar riscos aos operadores, sendo inicialmente Classe 4. Durante o desenvolvimento e a customização dos projetos, são enclausurados em cabines de segurança e se tornam equipamentos de Classe 1.Ao adaptar o laser para a aplicação e necessidade do cliente, é possível garantir o máximo de eficiência e segurança no processo de rastreabilidade. Para isso, a PRO Marking conta com um time técnico especializado nas particularidades da indústria, preparados para atender todos os setores com soluções inovadoras e com tecnologia de ponta.A Promarking se especializa em gravações duradouras e de qualidade, com equipamentos de alta tecnologia e projetos personalizados para atender qualquer demanda. Conheça a Linha de Gravadoras a Laser da Promarking:

A ProMarking conta com uma equipe especializada e um suporte 24/7/365 disponível, estamos prontos para resolver qualquer problema!

Veja mais

Laser do tipo fibra: conheça a tecnologia por trás das nossas máquinas de gravação a laser

SAIBA MAIS

Solda a laser: o guia completo para entender essa tecnologia

SAIBA MAIS

O 5G no Brasil

SAIBA MAIS

A importância da qualidade na empresa

SAIBA MAIS