Otimização através de máquinas para gravação (laser e micropuncionamento)

Empresas do segmento de tecnologia estão adotando, cada vez mais, o sistema de identificação e marcação de seus produtos. Na verdade seu intuito se dá por razões bastante simples, como ampliar a segurança das peças, realizar identificações personalizadas e de acordo com a necessidade da indústria da qual atendem ou estão inseridas, principalmente daquelas que possuem um maior poder aquisitivo.

Vale lembrar também que, uma vez que estas peças estejam identificadas, viabilizam-se análises futuras para entendimento de qual marca, lote, grupo e etc. eram e quais ações serão tomadas em caso de apresentação de defeitos, como ocorre nos casos de recall da indústria automobilística. É claro que este número varia conforme a marca, o modelo e até o ano do veículo, com peças que vão da mais alta importância para o funcionamento, até as que são apenas acessórios.

Contextualização e importância para o processo

Ok, tem-se a provação técnica e social do bom funcionamento do maquinário, bem como o testemunho da indústria, que desde a adoção do método, foi transportada diretamente da idade média para o século XXI.

Com isso, as máquinas de gravação se tornaram essenciais para as indústrias de produção, como a aeronáutica, automobilística, eletrônica e até farmacêutica. Existem, é claro, diversas outras maneiras que as empresas podem utilizar da gravação e atingir a tão almejada otimização de produção. Muito se engana quem imagina que a rastreabilidade seja um tema de abrangência única e exclusiva das indústrias produtivas ou mecânicas. A otimização desse serviço vem com objetivo de contribuir para que as empresas possam ter mais agilidade em seus processos, mas que mesmo assim permaneçam com os índices de qualidade e desempenho elevados.

Agricultural Silos. Building Exterior. Storage and drying of grains, wheat, corn, soy, sunflower against the blue sky with white clouds.

100.000h de funcionamento e 1001 utilizações

Diante dessa necessidade e das tecnologias que se desenvolveram ao longo do tempo, o laser se tornou o método mais rápido e preciso para essa realização, dado o fato de se ter uma potência controlável. O que gera o atendimento da necessidade da marcação, resultados precisos e replicáveis.

A 3D illustration of blue and purple futuristic sci-fi techno lights-cool background

Da ciência para o metal

Com a precisão de foco no feixe, que faz com que o processo seja otimizado sem maiores dificuldades, a máquina consegue realizar todo o trabalho com otimização própria e com mais agilidade no momento da marcação.

Até mesmo o rastreio de produtos de consumo diário em smart cities, para redução de resíduos sólidos urbanos, é um dos diferentes escopos da rastreabilidade, conforme apontado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do estado do Rio Grande do Sul recentemente.

Gravação X Marcação

No entanto, os resultados podem aparecer divididos em duas categorias: a marcação e a gravação. Quando a superfície trabalhada é desgastada, gera-se uma remoção de material, fazendo com que uma certa profundidade ínfima seja criada, que é denominada gravação. Estas são vantajosas para quem deseja um processo duradouro.

Já com marcações acontece a remoção de um revestimento do objeto, modificando a sua coloração, se tornando uma vantagem para quem deseja um procedimento mais rápido. Para conseguir um bom resultado, com economia de tempo e mais produtividade, esses pontos devem ser levantados desde muito antes, já que por conta da alta repetitividade das máquinas, alguns processos podem ficar mais longos que o esperado, atrapalhando toda a produção.

Técnica e Metodologia

De acordo com o físico Reinhart Poprawnie, ao se realizar o processo da marcação com laser, a ablação é a técnica mais utilizada. Isso acontece porque ela possui uma precisão de momento de posicionamento da ferramenta que é utilizada e também por possuir um alcance aproximado de 1nm, com pequenas velocidades de passagem.

A marcação realizada a laser, quando comparada às demais maneiras de realizar marcações, possui uma maior flexibilidade, poderio de automatização, qualidade e integração para toda a produção nos resultados apresentados. Dentre elas destacam-se a velocidade de produção e a precisão de foco no feixe, as quais permitem com que o procedimento seja otimizado como um todo.

Vantagens lógicas e diretas para a otimização da produção

A máquina consegue combinar a rápida dinâmica do pico de alta potência e também do feixe, que fornece um desempenho maior em todo tipo de superfície metálica, pintada, anodizada ou mesmo plástica. Com o avanço dos estudos e da tecnologia, as marcações e identificações realizadas por laser possuem maior agilidade, flexibilidade e qualidade nos resultados apresentados. Os ganhos advindos da sua utilização em fábricas, a velocidade de produção e a precisão fazem com que todo o processo seja lucrativo.

Factory workshop interior and machines on glass production background

O saldo invisível e positivo que a indústria já calculou

A identificação realizada por laser, vem se tornando cada vez mais utilizada por determinadas empresas que necessitam realizar tal marcação, mas que desejam um processo que seja ágil e com a mesma qualidade, ou até superior. Conseguir fazer a marcação em diversos tipos de materiais, é um ponto a levar em consideração na hora de adquirir alguma máquina de marcação para indústria.

Nós da PRO Marking, como especialistas em máquinas para marcação e identificação tanto a laser como por micropuncionamento, estamos sempre otimizando o processo dos nossos clientes, fazendo com que os equipamentos se enquadrem no case de cada um, de forma personalizada e absolutamente funcional.

Gostou deste conteúdo? Não deixe de acompanhar a PRO Marking em nossas outras redes sociais e fique sempre de olho por aqui, no nosso site.

LinkedIn → https://br.linkedin.com/company/promarking-laser

Instagram → https://www.instagram.com/promarkingsjc/

Facebook → https://www.facebook.com/PRO-Marking

YouTube → https://www.youtube.com/channel/UC3eGbO9DGVy-5_Tku25_e4g

Veja mais

Laser do tipo fibra: conheça a tecnologia por trás das nossas máquinas de gravação a laser

SAIBA MAIS

Solda a laser: o guia completo para entender essa tecnologia

SAIBA MAIS

O 5G no Brasil

SAIBA MAIS

A importância da qualidade na empresa

SAIBA MAIS