Por que existem poucas opções de máquinas de gravação a laser portáteis?

A tecnologia evolui constantemente e a passos largos. Todos os dias vemos novidades cada vez mais modernas, que são capazes de realizar mais tarefas com maior qualidade, em todas as áreas possíveis. Claro que, com a indústria, isso não seria nem um pouco diferente.

Máquina de gravação a laser
Foto: Opt Lasers from Poland/Pexels

Mais conforto, praticidade e qualidade

Com toda a inovação e evolução constantes da tecnologia, é normal que as pessoas esperem que existam cada vez mais ferramentas e equipamentos que tornem nossas vidas mais fáceis e práticas, tanto no dia a dia quanto em nossos trabalhos.

Muitas máquinas que são utilizadas diariamente no meio industrial foram criadas exatamente para isso, para tornar a vida do trabalhador mais fácil, ao mesmo tempo que permitem uma otimização das linhas de produção, aumentando a produtividade e a qualidade dos produtos fabricados.

Um belo exemplo disso nesse meio é a máquina de gravação por micropuncionamento. Ela surgiu pra substituir o velho método de punção manual, que levava muito mais tempo para ficar pronto e era incapaz de garantir um resultado final com melhor acabamento. Hoje em dia, encontramos até mesmo modelos 100% portáteis, como a nossa FlyMarker.

Gravação a laser

Máquina de gravação a laser
Máquina de gravação a laser em funcionamento.

Um outro método de gravação que também é uma prova da evolução da tecnologia no meio industrial é a gravação a laser, criada para atender diferentes necessidades. E é aí que entram perguntas como a que deu origem a esse artigo, afinal, se a tecnologia está evoluindo rapidamente todos os dias, e já temos esse tipo de equipamento, por que nós ainda temos poucas opções de máquinas de gravação a laser portáteis no mercado?

A resposta é que é muito complicado conseguir uma maneira de garantir que um equipamento desse tipo seja operado sem sofrer nenhum tipo de dano. Calma que vamos explicar melhor.

Equipamento robusto, mas feito com componentes delicados

Imagem ilustrativa para explicar os problemas causados por curvaturas em cabos de fibras
Tipos de curvaturas e os problemas causados por elas em cabos de fibra.

Se você já viu uma máquina de gravação a laser e sabe como essa tecnologia funciona, sabe que as peças que a compõem são extremamente delicadas. A operação manual desse equipamento oferece um risco muito grande para a integridade dele mesmo.

Imagine o laser tipo fibra, por exemplo. Em máquinas que utilizam esse tipo de laser, a fibra, que é a responsável pela condução do laser, é também um material muito delicado e não pode jamais ser dobrada em mais de 90 graus. Na imagem acima é possível visualizar melhor os perigos da criação dessas curvas em um cabo de fibra.

Além disso, há também o risco da queda do cabeçote de marcação, que pode causar danos estruturais e a quebra de elementos, como lentes e espelhos que fazem a projeção nos eixos X e Y, entre outros componentes do conjunto óptico.

Com todos esses riscos fica fácil entender as razões pelas quais existem tão poucas opções de máquina de gravação a laser portáteis por aí, certo?! É algo que, por enquanto, ainda não vale tanto a pena investir, mas isso não quer dizer que seja algo impossível de existir no futuro, afinal, a tecnologia evolui todos os dias e sempre temos novidades.

Conheça a linha de máquinas de gravação a laser da PRO Marking

Enquanto esse futuro não chega, fique à vontade para conhecer nossas máquinas de gravação a laser que, apesar de não serem portáteis, são de extrema qualidade e garantem os melhores resultados sempre:

Veja mais

Laser do tipo fibra: conheça a tecnologia por trás das nossas máquinas de gravação a laser

SAIBA MAIS

Solda a laser: o guia completo para entender essa tecnologia

SAIBA MAIS

O 5G no Brasil

SAIBA MAIS

A importância da qualidade na empresa

SAIBA MAIS