Machine as a Service: O Futuro

Com a pandemia da Covid-19, as empresas e indústrias tiveram de se adaptar às novas demandas e limitações para produção e entrega de produtos. Esses dilemas criaram a necessidade de grandes avanços na indústria tecnológica e novas oportunidades de negócio.

O “Machine as a Service” é o mais novo modelo de negócio da indústria 4.0 com foco na acessibilidade dos maquinários de alta tecnologia. Visando a otimização e o aumento da produtividade no chão de fábrica, esse serviço garante ao empresário máquinas de ponta por um baixo investimento inicial.

Como funciona o “Machine as a Service”

A primeira forma de trabalhar com o “Machine as a Service” é por meio da venda de máquinas de gravação por fabricantes à baixo ou nenhum custo, recebendo uma porcentagem do valor de cada produto feito com uso da gravadora. Nesse modelo a fabricante fornece a otimização da cadeia de produção, com integração do centro de usinagem internamente pela empresa e externamente pela fornecedora.

Outra abordagem é a locação de marcadoras com a terceirização entre fabricantes e clientes. Esse modelo possibilita o acesso à micropuncionadoras de ponta, garantindo a continuidade da linha de produção. Dessa forma, o cliente aluga os equipamentos, e todo o valor vindo da produção e venda dos produtos permanece na empresa.

A fabricante e/ou empresa locadora fornece, além das máquinas de gravação, suporte técnico completo, com manutenções preventivas e troca de equipamentos em caso de falha, garantindo ao cliente a certeza de produtividade ininterrupta.

Porquê investir no modelo "as a service"

O modelo “as a service” permite aproveitar ao máximo o potencial de uma máquina sem a preocupação de que esta fique obsoleta, já que poderá sempre ser trocada por um modelo mais novo. Com manutenção e suporte inclusos no contrato, é garantido para o cliente sempre o melhor equipamento e performance constante.

A locação de equipamento é um processo mais barato, rápido e menos burocrático do que a compra, e deixa disponível para a empresa um capital que antes ficaria preso à gravadora, possibilitando maior oportunidade de investimentos em um período mais curto. Além disso, o processo não é contabilizado como investimento, e sim como gasto operacional, o que permite o abatimento na base de cálculo do Imposto de Renda (IR) para empresas com regime tributário “Lucro Real”.

Onde encontrar esse serviço

O modelo “Machine as a Service”, embora recente, já está disponível em empresas especializadas de tecnologia. A Promarking entra nesse mercado com suas máquinas de gravação por micropuncionamento e laser.

O serviço de locação oferecido pela Promarking inclui o fornecimento de equipamentos de ponta com alta performance, manutenção preventiva, suporte técnico especializado e garantia de produção contínua.

Promarking, sempre em busca de oferecer as melhores soluções aos seus clientes, incluímos em nosso catálogo serviços com tecnologia de ponta para aumentar a competitividade da sua empresa no mercado. Contamos com uma equipe técnica especializada e disponível 24/7/365, preparados para automatizar e adaptar as nossas soluções à realidade da sua empresa. Entre em contato conosco.

Veja mais

Laser do tipo fibra: conheça a tecnologia por trás das nossas máquinas de gravação a laser

SAIBA MAIS

Solda a laser: o guia completo para entender essa tecnologia

SAIBA MAIS

O 5G no Brasil

SAIBA MAIS

A importância da qualidade na empresa

SAIBA MAIS