Limpeza a Laser em Moldes

Limpeza a Laser em Moldes

A tecnologia de limpeza a laser para moldes surge como uma grande alternativa da Indústria 4.0 para os métodos tradicionais de limpeza, garantindo todos os benefícios encontrados no uso do laser, como alta precisão, controle focal, eliminação de insumos e poluentes, entre outros. O método cobre uma ampla gama de aplicações, incluindo matrizes, moldes para pneus, para panificação, para injeção e muito mais. Os equipamentos também permitem que os moldes sejam limpos sem a necessidade de desmontar a configuração e ir para uma área adicional. Em certas circunstâncias, os sistemas de limpeza podem até mesmo fazer o trabalho nas temperaturas de operação do molde, portanto, não há necessidade de um período de resfriamento após a conclusão da limpeza - minimizando o tempo de inatividade.

Como Funciona

A limpeza a laser funciona pela incidência de milhares de pulsos controlados de laser por segundo que absorvem contaminantes e os removem da peça sem causar danos e perda de material. O controle focal e a alta precisão permitem o uso detalhado em pequenas peças, conseguindo abranger até mesmo micro aplicações. A falta de contato do laser com a peça a ser limpa garante a integridade do material e elimina a emissão de poluentes vindos de insumos químicos.

Benefícios

  • Remove contaminantes sem danificar as peças e os equipamentos;
  • Software simples e facilmente automatizado;
  • Adequado para todos os tipos de moldes metálicos;
  • Custos operacionais muito baixos;
  • Não necessita de insumos;
  • Elimina a emissão de substâncias tóxicas.

Aplicações

Independentemente do setor, a tecnologia a laser pode fornecer uma opção de limpeza segura e eficaz para moldes/ferramentas. Enquanto os métodos convencionais, como jateamento de gelo seco ou abrasivos podem danificar os moldes com o tempo e ameaçar a consistência das peças, a limpeza a laser tem o potencial de limpar em uma fração do tempo, sem ameaçar nenhuma das características exclusivas da ferramenta.Na indústria, um setor de destaque no uso de limpeza laser é o automotivo. Para aplicações automotivas, a limpeza a laser é ideal para uma gama de peças, incluindo moldes de pneus e moldes de peças não metálicas. Com o tempo, essas peças são suscetíveis ao acúmulo de agentes desmoldantes, epóxis e outros resíduos difíceis de limpar. Os métodos convencionais, como jateamento de gelo seco ou abrasivos, podem limpar esses moldes até os materiais nus, mas não sem ameaçar as principais características do próprio molde. À medida que mais limpezas são realizadas, as peças perdem gradualmente sua integridade e consistência, e o molde se torna menos confiável.Os moldes de pneus são uma parte crítica do processo de fabricação de automóveis. Mas, após dias de uso, contaminantes podem começar a se acumular em seus moldes. Isso não só estraga o acabamento do pneu, mas também pode retardar o processo de produção. A limpeza a laser ajuda a remover contaminantes sem danificar os moldes, de modo que é possível agilizar a produção de pneus enquanto expande a vida útil do produto.A PRO Marking entende a necessidade da indústria por equipamentos que utilizem a tecnologia a laser com qualidade e precisão. Por isso oferecemos não só a Prolase Cleaner, mas também o serviço de limpeza a laser feito por nossa equipe especializada. Entre em contato com nossos representantes e saiba mais sobre esse serviço!

Veja mais

Laser do tipo fibra: conheça a tecnologia por trás das nossas máquinas de gravação a laser

SAIBA MAIS

Solda a laser: o guia completo para entender essa tecnologia

SAIBA MAIS

O 5G no Brasil

SAIBA MAIS

A importância da qualidade na empresa

SAIBA MAIS