Limpeza a laser funciona?

Antes de qualquer outra informação, temos experiência e especialidade suficiente para adiantar que a limpeza a laser funciona, e funciona muito bem!

Podemos dizer, inclusive, que a limpeza a laser é uma solução necessária para peças ou outros objetos incrivelmente sujos (até mesmo com ferrugem, oxidação, graxa etc). Entenda melhor este assunto!

O que é limpeza a laser?

A limpeza a laser é um procedimento de acomodação ecológica, geralmente usado para remover ferrugem, qualquer tipo de tinta, óxido e contaminantes variados das mais diversas superfícies metálicas. 

Graças ao seu resultado impressionante, esse procedimento tem sido cada vez mais utilizado. 

Como funciona a limpeza a laser?

Entendendo que o laser, basicamente, é uma faixa de luz, fica mais fácil visualizar o procedimento de limpeza a laser! 

O processo começa assim: o aparelho responsável por controlar a frequência que a luz será pulsada, libera “pulso curtos” (em uma frequência de 200.000 impulsos por segundo aproximadamente). Dessa forma, a sujeira vai sair à medida que absorver essa luz pulsada, ou seja, a sujeira vai superaquecendo e sua base continua fria. 

A lógica para entender essa tecnologia é a seguinte: luz = energia = calor. É exatamente essa diferença de temperatura que provoca a separação entre sujeira e superfície, e o calor também consegue desintegrar a sujeira. 

Vale mencionar que o laser não danifica nada da superfície do objeto. Na realidade, quando o feixe do laser alcança a peça, ele gera duas ações simultâneas: enquanto o material de base não se altera e permanece frio, a camada de sujeira aquece consideravelmente e de modo bem rápido.

A limpeza a laser é segura?

Além de segura, a limpeza a laser é um processo ecologicamente correto, já que não é necessário utilizar produtos químicos ou abrasivos. 

Felizmente, essas características também permitem que o processo seja mais rápido. Não é preciso deixar nenhum produto agindo, e em questão de segundos, ela tem a capacidade de remover toda a ferrugem e impurezas acumuladas na superfície que precisa de limpeza. 

Quem precisa de limpeza a laser?

Geralmente, recorrem à limpeza a laser as pessoas que precisam limpar objetos ou ferramentas com produtos químicos

Você pode estar se perguntando qual é a razão para optar pela limpeza a laser se existem produtos químicos para esse tipo de atividade, certo?!?”. Bom, existem vários motivos que podem favorecer essa opção, a começar pelo fato do processo de limpeza com produtos químicos prejudicar tais peças, o que vai diminuir a vida útil delas. 

Considerando essa consequência, fica evidente que é necessário encontrar outras maneiras para conseguir remover a sujeira. É aí que entra o laser.

Como a PRO Marking pode ajudar?

Como especialista em laser, a PRO Marking tem a melhor solução de máquina para limpeza a laser.Para saber mais sobre a Prolase Cleaner, navegue em nosso site ou entre em contato conosco!

Veja mais

Laser do tipo fibra: conheça a tecnologia por trás das nossas máquinas de gravação a laser

SAIBA MAIS

Solda a laser: o guia completo para entender essa tecnologia

SAIBA MAIS

O 5G no Brasil

SAIBA MAIS

A importância da qualidade na empresa

SAIBA MAIS