Gravação a Laser de Utensílios Domésticos

Um fabricante de utensílios domésticos do Paraná, líder de mercado e com vendas em toda a América Latina, por força de uma portaria do Inmetro, precisou implantar um sistema de rastreabilidade para os seus produtos, sendo necessário a marcação a laser do lote e data de fabricação.

A partir do contato inicial, a equipe técnica começou a trabalhar nas amostras para definir a tecnologia que melhor se adequava aos produtos do cliente. Como a linha de produtos do cliente é variada e apresenta diferentes tipos de revestimento, foi necessário a utilização de diversos parâmetros e boas técnicas para conseguir, com um único sistema de gravação, atender toda a linha de produtos de forma satisfatória.

Uma vez que as amostras foram aprovadas, nossa equipe visitou a planta fabril do cliente para a apresentação da marcadora a laser e para, em conjunto com a engenharia de fábrica do cliente, identificar os desafios na implementação desta solução na linha de produção. Durante esta etapa foi identificada as necessidades do desenvolvimento de um dispositivo para alimentação e movimentação das peças a serem gravadas e também a adequação da célula de gravação às normas de segurança do trabalho NR12.

Durante a etapa de pré-projeto, foram apresentadas algumas possibilidades para o dispositivo de alimentação e movimentação com o objetivo de gerar o menor impacto possível na velocidade e organização da linha de produção. O desenvolvimento das soluções passa pela construção da solução no SolidWorks 3D e pela fabricação de algumas peças em uma impressora 3D para facilitar a avaliação da viabilidade do dispositivo.

Através de parcerias com fabricantes de sensores e atuadores industriais, também foi desenvolvido um sistema de proteção, conforme a norma NR12. Este dispositivo foi capaz de ser integrado ao processo fabril do cliente sem agregar uma nova operação ou novos operadores.

O mesmo operador que já entregava a peça para a estação de embalagem, depois da montagem final, passou a abastecer a peça na gravadora a laser que automaticamente entregava a peça gravada para o responsável pela embalagem do outro lado da célula. O sistema de proteção foi laudado por uma empresa terceira, conforme normativa e com a emissão de ART.

Além dos resultados acima, a Promarking, utilizando da experiência do seu departamento técnico, conseguiu aliar a necessidade de rastreabilidade a uma melhoria visual do produto com a marcação a laser de novos logotipos e figuras que reforçam a identidade visual da marca.

Entre em contato agora e descubra porque a Promarking tem a melhor solução para gravação a laser e rastreabilidade das peças da sua empresa. Agende já uma visita sem compromisso!

Veja mais

Laser do tipo fibra: conheça a tecnologia por trás das nossas máquinas de gravação a laser

SAIBA MAIS

Solda a laser: o guia completo para entender essa tecnologia

SAIBA MAIS

O 5G no Brasil

SAIBA MAIS

A importância da qualidade na empresa

SAIBA MAIS