Entenda o passo a passo da manutenção de uma máquina de gravação a laser

Ninguém gosta de ter a linha de produção interrompida por conta de complicações técnicas. Fato é que, quando elas aparecem, elas vêm do mais absoluto nada. Apesar de todo o cuidado que tomemos, imprevistos ocorrem e, em se tratando de uma máquina de gravação a laser, essa manutenção pode parecer um pouco complicada.

Antes de nos adentrarmos no tópico principal deste artigo, saiba que a PRO Marking atua diretamente na manutenção de máquinas de gravação a laser há mais de 12 anos. Reunimos não só um time técnico altamente especializado, como também conhecimentos básicos e específicos necessários para identificar a causa raiz do problema e podermos sanar os problemas.

2

Por isso, neste texto, trataremos de forma simples questões acerca das curiosidades e metodologias utilizadas durante a manutenção de uma gravadora a laser.

Manutenção na PRO Marking

Como já citamos, aqui na PRO Marking ofertamos, além da venda de produtos e serviços de gravação a laser, a manutenção do seu equipamento.

Nosso time de pós-vendas está disponível para o atendimento em tempo real durante as 24 horas do dia, todos os dias da semana e em todos os dias do ano. Em caso de emergência, não deixe de solicitar suporte neste link.

Adotamos aqui uma metodologia totalmente centrada na solução de problemas. De forma sistêmica, cuidamos para que você não tenha de lidar com interrupções em sua linha de produção. Estas representam um efeito cascata terrível em termos de trabalho, custos e ganhos. Graças à expertise que reunimos durante esses anos de existência, propomos a oferta de certos tipos de manutenção.

Tipos de manutenção

Manutenção preventiva

Nesta primeira modalidade de manutenção, nos atentamos para a prevenção do problema. Como dito, eles podem aparecer do nada, mas sabemos que alguns deles surgem conforme determinadas práticas. Ou ainda que alguns ocorrem em períodos de tempo de uso específicos.

Muito embora esse tipo de manutenção de gravadoras a laser deva ocorrer sob o contexto de uma certa “educação”, sabe-se que esta é a primeira a ser ignorada. Principalmente em casos de corte de gastos. Da mesma maneira que realizamos manutenções em carros de tempos em tempos, devemos fazê-la com a máquina de gravação a laser também.

Para que o desempenho do equipamento seja sempre de sua capacidade máxima, propomos ao cliente PMK a dita “manutenção preventiva”, na qual uma série de aferições técnicas é realizada de forma a prever possíveis complicações posteriores. Para saber de forma mais profunda dessa prática, clique aqui. Para solicitar esse tipo de serviço, basta clicar aqui.

Manutenção corretiva

Já este tipo de manutenção ocorre quando o problema já está instaurado, como diz o próprio nome.

A melhor forma de evitar o problema é sempre ter suas manutenções preventivas em dia e realizar o bom uso do equipamento, conforme treinamento. Mas, também como já citamos anteriormente, a manutenção da máquina fica à mercê do “corte de gastos”.

Nesta modalidade de manutenção, tratam-se os usos acidentais e as falhas críticas, sejam elas de hardware, software ou de suas partes mecânicas. As fontes de uma gravadora a laser, por exemplo, possuem uma vida útil tida como ultra durável, atingindo o patamar das 100.000 horas de uso. Apesar de esse valor ser garantido, o uso inadequado do equipamento pode fazê-lo cair, e nestes casos, a manutenção ocorre em tom emergencial, visando a correção do problema seja ele qual for, o mais rápido possível.

Para que o cliente PMK não sofra as consequências de uma linha de produção parada, a PRO Marking oferece também uma máquina backup. Onde ele recebe uma máquina substituta, que atende às suas necessidades e esta fica com ele, até a conclusão do procedimento de manutenção corretiva estar finalizado.

Manutenção máquina a laser

Dado todo esse contexto, a manutenção em si pode discorrer de diferentes formas. Aqui na PRO Marking, especificamente, ela começa com uma avaliação da urgência da sua questão e de como esta se encaixa nas manutenções que já estivermos realizando. Para isso, usamos uma tática chamada SLA (Service Level Agreement, em inglês), que serve para identificar questões de urgência.

Tendo realizado essa análise inicial, partimos para as etapas de envio e recebimento de equipamento, ou mesmo para a avaliação de enviar um de nossos técnicos até sua empresa. O que for mais conveniente e trouxer a solução mais ágil para a sua linha. A partir deste momento, traremos os exemplos em caso de recebimento do seu equipamento em nossa linha de produção, apenas para efeitos ilustrativos, mas saiba que o procedimento se mantém para os casos em que nosso pessoal vá até você.

Com uma análise de causa, estipulamos um processo de mapeamento de possibilidades, levantamento de informações básicas para que, a partir disso, possamos agir de forma mais assertiva com o procedimento de manutenção da máquina de gravação a laser. Parte do processo envolve agora a análise e verificação de componentes mecânicos, eletrônicos e ópticos, que compõem a máquina como um todo e são os termômetros práticos iniciais.

Feitas estas análises, partimos então para a conferência de entrega de potência, para avaliar se o equipamento está atingindo seus níveis de emissão nominais. Por consequente seguimos com os reapertos de todo o maquinário, para que não haja casos de vibrações, jogos ou solturas indesejadas. Já a essa altura do processo, espera-se que o equipamento esteja funcional. Mesmo em caso de substituição de componentes e sistemas, os processos descritos acima atestam a causa de parada que ocorreu em manutenção corretiva. Se ainda assim a máquina estiver inoperante, realizam-se os processos de descontaminação, nos quais tratamos da pureza e bom funcionamento do maquinário.

Por fim, mas não menos importante, realizamos ainda uma série de testes para avaliação de funcionamento pleno do mesmo, antes de enviar o equipamento de volta à origem.

11
12
21
22
Antes 2
Depois 2

Não importa o tipo de manutenção, sua máquina de gravação a laser está em boas mãos

Para que tais procedimentos (reparativos e pós-conserto) sejam validados tecnicamente, aferimos nossos trabalhos para com nossa equipe de inspeção de qualidade, a qual possui critérios de avaliação únicos que afirmam, por fim, a validação final do procedimento de manutenção.

Apesar de o processo ser descrito da forma mais simples possível, cada um dos procedimentos listados acima possui uma duração específica, e recebe cuidado e atenção de profissionais específicos. Todos qualificados a entregar o resultado em um menor período de tempo possível.

De toda maneira, como já mencionamos, a PRO Marking oferta ainda a possibilidade de aquisição de uma máquina backup para que este processo decorra no menor período de tempo possível. Mas que acima de tudo ocorra da forma mais imperceptível a você e a sua linha de produção. Assim, agora, você sabe mais das etapas que compõem a manutenção de uma máquina de gravação a laser, tanto de suas partes constituintes, como da forma com que a realizamos aqui na PRO Marking.

Em caso de dúvidas persistentes, não deixe de contatar nosso time de pós-vendas através desse link.

A PRO Marking está preparada para atender suas dúvidas e com a solução ideal para sua produção, com profissionalismo e excelência.

Gostou e quer saber mais a respeito destes e outros insights acerca da indústria e de suas tecnologias? Não deixe de acompanhar a PRO Marking nas outras redes:

- LinkedIn

- Instagram

- Facebook

- YouTube

Veja mais

Laser do tipo fibra: conheça a tecnologia por trás das nossas máquinas de gravação a laser

SAIBA MAIS

Solda a laser: o guia completo para entender essa tecnologia

SAIBA MAIS

O 5G no Brasil

SAIBA MAIS

A importância da qualidade na empresa

SAIBA MAIS