Entenda as diferenças entre QR Code e Data Matrix

Você com certeza já está cansado de ver o famoso QR Code por aí, certo?! Ele está em restaurantes, bancos, sites e em vários outros lugares, apenas esperando para que alguém aponte a câmera do celular e acesse seu conteúdo. Mas e o Data Matrix, você já ouviu falar?

Exemplos dos códigos citados no texto
Exemplos de QR Code e Data Matrix

Muito além do acesso ao cardápio

O Data Matrix é um código 2D, assim como o QR Code. Ambos são muito utilizados nos mais diferentes setores da indústria para compartilhamento de informações referentes aos produtos em que estão marcados.

Eles são escaneados frequentemente, em todas as etapas da produção e também na entrega, para rastrear e armazenar toda e qualquer informação importante. E apesar de serem muito parecidos, cada um tem suas características próprias, assim como vantagens e desvantagens.

Na imagem acima você pode conferir os dois lado a lado. É possível notar a diferença na aparência logo de cara, mas saiba que essa não é a única.

Características do Data Matrix

Código Data Matrix gravado em metal
Exemplo de código Data Matrix gravado em metal

Esse código é mais utilizado no meio industrial, por isso não é tão comum vê-lo no dia a dia. Ele é composto de células pretas e brancas, geralmente organizadas em um padrão quadrado. O número de linhas e colunas aumenta conforme a quantidade de informações armazenadas e a forma em L na borda é o padrão de localização, usado por scanners para reconhecer e ler o código.

Agora, confira quais as características técnicas do Data Matrix:

Armazenamento

A capacidade de armazenamento é reduzida se o tamanho do código for menor ou se o nível de correção de erro for maior. Os valores máximos de cada tipo de caractere que ele é capaz de armazenar são:

  • 3116 caracteres numéricos
  • 2336 caracteres alfanuméricos
  • 1556 caracteres binários
  • Caracteres Kanji/Kana não são suportados

Incrementos

Existem diferentes versões desse código, e a diferença entre cada uma é o número de células incrementadas. No caso do Data Matrix esse número é de 2 células.

Tamanho mínimo e máximo do código

Ele também possui limites de tamanho, que é de, no mínimo, 10x10 células e, no máximo, 144x144 células.

Nível de Correção de Erro (ECL)

O ECL é a porcentagem do código que pode ser danificado antes de se tornar ilegível.

No caso do Data Matrix, essa porcentagem é de, no máximo, 30%. É determinada automaticamente de acordo com o tamanho do código e a capacidade de armazenamento restante.

Características do QR Code

Exemplo de QR Code
Exemplo de QR Code sendo utilizado no dia a dia

O QR Code (Quick Response Code ou Código de Resposta Rápida, em português) é composto por células pretas em uma grade quadrada com fundo branco, e sua capacidade de armazenamento é determinada pela quantidade de linhas e colunas presentes. Seu padrão de localização consiste em três estruturas quadradas nos cantos do código.

Confira também as características técnicas do QR Code:

Armazenamento

A capacidade de armazenamento do QR Code também é reduzida se o tamanho do código for menor ou se o nível de correção de erro for maior. Ele possui valores máximos diferentes dos suportados pelo Data Matrix para os tipos de caracteres que é capaz de armazenar, que são:

  • 7089 caracteres numéricos
  • 4296 caracteres alfanuméricos
  • 2953 caracteres binários
  • 1817 caracteres Kanji/Kana

Incrementos

Também possui diferentes versões do código, com a diferença entre elas sendo o número de células incrementadas. A diferença é que o número para o QR Code é de 4 células.

Tamanho mínimo e máximo do código

Os limites de tamanho para o QR Code são de, no mínimo, 21x21 células e, no máximo, 177x177 células.

Nível de Correção de Erro (ECL)

No caso desse código, o ECL pode ser selecionado manualmente, e um valor alto significa menor capacidade de armazenamento. Existem três valores que podem ser selecionados:

  • Baixo: 7%
  • Médio: 15%
  • Alto: 30%

Escolha a melhor opção para o seu caso

Normalmente, quando comparamos opções assim, temos a tendência de tentar avaliar qual delas é a melhor de todas, mas não é esse o caso aqui.

Fizemos toda essa listagem de características para que você possa escolher qual dos dois códigos é o melhor para o seu negócio, qual deles irá atender melhor suas necessidades. Para isso, é importante conhecer todas as particularidades de cada um.

Tanto o QR Code quanto o Data Matrix podem ter seus tamanhos alterados, mas quando falamos em pequenos componentes, percebemos que é mais vantajoso que sejam marcados com Data Matrix. Algumas marcações podem ter células extremamente pequenas, como 300μm², fazendo com que ele seja uma opção mais ideal, já que permite conter mais caracteres em menos espaço.

Os QR Codes são menos compactos em tamanho, portanto, seu uso é mais interessante em grandes itens, como os de 1m², por exemplo.

Outro ponto importante a se considerar também é o Nível de Correção de Erro, já que a rastreabilidade depende da capacidade de ler o código gravado na peça. Se um produto é tratado com métodos como o disparo de areia, por exemplo, a constante abrasão pode afetar a integridade da gravação e danificar o código. Justamente por isso é recomendada a marcação à laser, que garante uma gravação de alta qualidade e resistente a limpezas abrasivas.

A PRO Marking oferece as melhores soluções de gravação a laser

Somos especialistas em gravações de qualidade e que duram de verdade, com máquinas feitas com a mais alta tecnologia. Além disso, oferecemos também projetos personalizados para atender qualquer necessidade que seu negócio tenha.

Confira nossa opções de gravadoras a laser:

Entre em contato conosco, através do nosso site, para saber mais sobre nossas máquinas e também sobre o suporte completo que oferecemos!

Veja mais

Laser do tipo fibra: conheça a tecnologia por trás das nossas máquinas de gravação a laser

SAIBA MAIS

Solda a laser: o guia completo para entender essa tecnologia

SAIBA MAIS

O 5G no Brasil

SAIBA MAIS

A importância da qualidade na empresa

SAIBA MAIS