É possível ter uma máquina de gravação a laser caseira?

Com a onda dos famosos DIY (do it yourself ou faça você mesmo, em português), milhares de vídeos com tutoriais, que ensinam a fazer literalmente qualquer coisa em casa, surgiram na internet. Com as máquinas de gravação a laser não foi diferente.

Homem construindo algo em casa, exemplo de DIY.
Foto: Ron Lach/Pexels

Gravadora a laser caseira

Imagine as vantagens de poder construir sua própria máquina de gravação a laser no conforto da sua casa. Tudo muito mais barato, montada da maneira que você desejar, qualquer ajuste necessário pode ser feito por você mesmo, enfim, inúmeros benefícios, certo?!

Infelizmente, não.

Sabe aquela famosa frase que diz que “parece ser bom demais para ser verdade”? Então, ela se aplica perfeitamente a essa situação aqui.

Como dissemos no início deste artigo, a internet está transbordando de vídeos que ensinam as pessoas a fazerem literalmente de tudo em casa, inclusive máquinas de gravação a laser. O problema é que esse tipo de equipamento não é algo simples de ser feito, principalmente por uma pessoa que não tem o conhecimento técnico necessário para isso. Sabendo disso, já dá pra saber que esses tutoriais de montagem de máquinas de gravação a laser não são completamente honestos.

Máquina de gravação a laser não tão caseira assim

Máquina de gravação a laser
Foto: OptLasers/Pixabay

Os vídeos prometem algo que não é 100% verdade, afinal, é complicadíssimo tentar montar um equipamento com um grau de dificuldade tão alto em casa.

Se você buscar um desses tutoriais verá que, na realidade, as máquinas caseiras são apenas gravadoras a laser padrão com adaptações feitas em casa, o que faz com que elas não tenham a mesma capacidade de uma máquina de gravação a laser industrial.

Outro problema das gravadoras caseiras é que, por conta das adaptações, elas acabam deixando de ser confiáveis. Não é possível ter certeza que o resultado final alcançado será de boa qualidade ou que será capaz de alcançar os critérios necessários para que esse equipamento seja utilizado da mesma forma que as máquinas industriais.

Claro que ela ainda possui os seus usos, como a gravação de brindes, por exemplo, mas se a sua intenção é colocá-la na linha de produção da sua empresa, você terá problemas.

Evite riscos desnecessários

Nós entendemos que uma possibilidade como essa, de fazer algo assim você mesmo, é muito chamativo e atrativo por conta da economia, principalmente, mas qualquer decisão deve ser muito bem avaliada e estudada antes de ser tomada. Muitas vezes, o barato sai caro demais.

Não tome decisões importantes assim sem antes considerar diferentes cenários e possibilidades, pois sem esses cuidados, você acaba jogando seu investimento fora.

Pesquise, converse com profissionais da área, saiba exatamente no que você está investindo. Somente assim é possível fugir de riscos e evitar dores de cabeça desnecessárias.

Conheça a linha de gravadoras a laser da PRO Marking

Se o que você busca para o seu negócio é gravação da mais alta qualidade, você precisa conhecer nossas máquinas de gravação a laser. Temos diversos equipamentos robustos, todos fabricados com tecnologia de ponta e feitos para suprir as necessidades do seu negócio.

Se você precisa de algo a mais para a sua linha de produção, está no lugar certo também, basta entrar em contato através do nosso site para conversarmos mais sobre o que sua empresa precisa.

A PRO Marking conta com uma equipe especializada e um suporte disponível em todo o Brasil. Estamos prontos para te ajudar como precisar!

Veja mais

Laser do tipo fibra: conheça a tecnologia por trás das nossas máquinas de gravação a laser

SAIBA MAIS

Solda a laser: o guia completo para entender essa tecnologia

SAIBA MAIS

O 5G no Brasil

SAIBA MAIS

A importância da qualidade na empresa

SAIBA MAIS