É possível fazer corte com máquina de gravação a laser?

Essa é uma dúvida que passa pela cabeça de muita gente, afinal, são tecnologias bem semelhantes e que podem parecer, para alguns, a mesma coisa.

Máquina de gravação a laser
Foto: Opt Lasers from Poland/Pexels

O corte a laser

Se você é uma das pessoas que acreditava que o processo de gravação e o de corte a laser eram feitos pelas mesmas máquinas, está no lugar certo!

A tecnologia de corte a laser é parecida com a de gravação, de fato, pois ambas usam um feixe de laser focalizado, são extremamente precisas e garantem resultados de alta qualidade de acordo com suas aplicações.

Outro detalhe, que pode confundir quem não conhece o assunto é que, assim como a gravação esquenta a superfície do material para derretê-la ou evaporá-la para realizar a marcação, o corte também faz a mesma coisa. A diferença é que acontece de maneira muito mais intensa, já que ele precisa derreter o material o suficiente para cortá-lo.

Mas afinal, é possível ou não?

Máquina de corte a laser
Foto: jarmoluk/Pixabay

Já ouviu aquela famosa frase “só porque você pode, não significa que você deve”? Então, ela se encaixa perfeitamente para responder a pergunta que originou esse artigo.

Acontece que é possível realizar cortes a laser utilizando uma máquina de gravação, por conta dos processos serem tão parecidos como explicamos aqui, mas nós recomendamos fortemente que você não o faça.

As gravadoras a laser são desenvolvidas e otimizadas especificamente para gerar um contraste de altíssima qualidade, garantindo que o resultado final da marcação seja perfeito. Por isso, ao utilizá-la para realizar um corte, ela pode acabar gerando cortes superficiais e completamente inadequados para aplicações industriais.

Além disso, as máquinas de corte são projetadas de forma que sejam capazes de suportar as forças e velocidades necessárias para a realização da tarefa. Já as gravadoras a laser são projetadas para também serem bastante robustas, mas dentro do necessário para a gravação, o que pode não ser o suficiente para trabalhar com cortes. Isso resultaria em danos ao equipamento ao longo do tempo.

Cada um com a sua máquina

Você nunca vai pedir para uma pessoa de humanas realizar cálculos complexos de engenharia, certo?! O mesmo vale para a situação que temos aqui.

Existem máquinas feitas especificamente para cada finalidade por uma razão, e não há motivo para querer misturar as coisas.

As gravadoras a laser têm inúmeras vantagens quando o assunto é a gravação, e garantem os melhores resultados sempre, desde que estejam sendo usadas para o que foram desenvolvidas. E as máquinas de corte a laser são perfeitas para essa função, cortar diversos tipos de materiais com acabamento perfeito.

Pode confiar, garantimos que assim você não terá nenhum problema, apenas benefícios!

Conheça a linha de gravadoras a laser da PRO Marking

Se o que você busca para o seu negócio é gravação da mais alta qualidade, você precisa conhecer nossas máquinas de gravação a laser. Temos diversos equipamentos robustos, todos fabricados com tecnologia de ponta e feitos para suprir as necessidades do seu negócio.

Se você precisa de algo a mais para a sua linha de produção, está no lugar certo também, basta entrar em contato através do nosso site para conversarmos mais sobre o que sua empresa precisa.

A PRO Marking conta com uma equipe especializada e um suporte disponível em todo o Brasil. Estamos prontos para te ajudar como precisar!

Veja mais

Laser do tipo fibra: conheça a tecnologia por trás das nossas máquinas de gravação a laser

SAIBA MAIS

Solda a laser: o guia completo para entender essa tecnologia

SAIBA MAIS

O 5G no Brasil

SAIBA MAIS

A importância da qualidade na empresa

SAIBA MAIS