Consumidor 4.0

Consumidor 4.0

O marketing orienta as empresas sobre como se posicionar no mercado, como obter a atenção do público e como veem o seu negócio, e tem sido e continuará a ser uma ferramenta indispensável para quem quer mais. A cada época, o marketing se adapta e se reformula de diferentes maneiras. Segundo o público atual, os hábitos e comportamentos da sociedade também vão mudando com o tempo. Com isso, as categorias de consumidores e abordagens também mudaram.Consumidor 1.0 — Na primeira era do marketing, o consumidor ainda não entendia o que é uma marca, o seu valor não é importante, o importante é o que o produto pode trazer para resolver seus problemas.Consumidor 2.0 — O Marketing 2.0 visa iniciar o conceito e a segmentação da marca, é preciso mostrar porque o seu produto é melhor que o produto do concorrente. Com esse novo público, as marcas devem resolver seus problemas e mostrar todas as vantagens além da solução.Consumidor 3.0 — É nessa época que as marcas realmente sentem a necessidade de conquistar mais o público, há um desejo de auto identificação. O consumidor busca um sentimento de pertencimento e compreensão, e ele faz parte de todo o processo.

Consumidor 4.0 — Toda a abordagem é mais segmentada, considera o público e suas necessidades, com a transformação digital, os hábitos de consumo são profundamente afetados e os clientes tem mais facilidade para buscar o que desejam. Sabem exatamente o que querem e buscam por isso.

Como atrair o consumidor 4.0?

  • Faça uso das redes socias

Aqui, as redes sociais têm um papel muito importante. Não basta mais expor produtos, explicar vantagens e solucionar problemas. Interações com clientes são de extrema importância, o consumidor valoriza a atenção e a necessidade de ser ouvido é enorme, a opinião deles afeta diretamente a tomada de decisão da empresa, é necessário ter cuidado e respeito em relação a elas. O investimento em inbound marketing também é uma ótima opção para atrair clientes.

  • Seja próximo do seu público

Os clientes querem mais do que apenas consumir produtos, eles querem se sentir parte da empresa, querem ser influentes, ouvidos e realizar seus desejos por meio dos produtos que são fornecidos. O consumidor 4.0 acessa com frequência as redes sociais e também busca soluções pela Internet.

  • Destaque-se no atendimento

Se não existe um atendimento de qualidade e diferenciado, hoje é impossível sobreviver no mercado, principalmente diante de uma concorrência tão acirrada. A atenção ao pós-venda é imprescindível, um dos fatores que mais impactam os consumidores 4.0 é o atendimento.

  • Ofereça praticidade

Consumidores 4.0 estão ocupados todos os dias e procuram uma maneira fácil de comprar sem sair de casa, mesmo trabalhando com um smartphone, estão em busca de algo mais prático que facilite a vida.

Veja mais

Laser do tipo fibra: conheça a tecnologia por trás das nossas máquinas de gravação a laser

SAIBA MAIS

Solda a laser: o guia completo para entender essa tecnologia

SAIBA MAIS

O 5G no Brasil

SAIBA MAIS

A importância da qualidade na empresa

SAIBA MAIS