Consumidor 4.0

O marketing orienta as empresas sobre como se posicionar no mercado, como obter a atenção do público e como veem o seu negócio, e tem sido e continuará a ser uma ferramenta indispensável para quem quer mais.

A cada época, o marketing se adapta e se reformula de diferentes maneiras. Segundo o público atual, os hábitos e comportamentos da sociedade também vão mudando com o tempo. Com isso, as categorias de consumidores e abordagens também mudaram.

Imagem de um consumidor fazendo uma compra na internet.

Consumidor 1.0

Na primeira era do marketing, o consumidor ainda não entendia o que é uma marca. O seu valor não era importante, o que importava é o que o produto poderia trazer para resolver seus problemas.

Consumidor 2.0

O Marketing 2.0 começava a desenvolver o conceito e a segmentação da marca. Era preciso mostrar por qual motivo o seu produto é melhor que o do concorrente. Com esse novo público, as marcas precisavam resolver seus problemas e mostrar todas as vantagens, além das soluções.

Consumidor 3.0

Foi nessa época que as marcas realmente sentiram a necessidade de conquistar mais o público, há um desejo de autoidentificação. O consumidor busca um sentimento de pertencimento e compreensão, e ele faz parte de todo o processo.

Consumidor 4.0

Agora, toda a abordagem é mais segmentada, ela considera o público e suas necessidades. Com a transformação digital, os hábitos de consumo são profundamente afetados e os clientes têm mais facilidade para buscar o que desejam. Sabem exatamente o que querem e buscam por isso.

Como atrair o consumidor 4.0?

  • Faça uso das redes sociais

Aqui, as redes sociais têm um papel muito importante. Não basta mais expor produtos, explicar vantagens e solucionar problemas. Interações com clientes são de extrema importância, o consumidor valoriza a atenção e a necessidade de ser ouvido é enorme. A opinião deles afeta diretamente a tomada de decisão da empresa, é necessário ter cuidado e respeito em relação a elas. O investimento em inbound marketing também é uma ótima opção para atrair clientes.

  • Seja próximo do seu público

As pessoas querem mais do que apenas consumir produtos, elas querem se sentir parte da empresa, querem ser influentes, ouvidos e realizar seus desejos por meio dos produtos que são fornecidos. O consumidor 4.0 acessa com frequência as redes sociais e também busca soluções pela internet.

  • Destaque-se no atendimento

Se não existe um atendimento de qualidade e diferenciado é impossível sobreviver no mercado, principalmente diante de uma concorrência tão acirrada. A atenção ao pós-venda é imprescindível, um dos fatores que mais impactam os clientes.

  • Ofereça praticidade

Consumidores 4.0 estão ocupados todos os dias e procuram uma maneira fácil de comprar sem sair de casa. Mesmo trabalhando com um smartphone, estão em busca de algo mais prático, que facilite a vida.

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