Comparativo de vantagens: gravação a laser e por micropuncionamento

Precisa investir em um sistema de gravação para a linha de produção do seu negócio, mas não consegue decidir entre gravação a laser ou por micropuncionamento? A PRO Marking te ajuda!

Empresário estudando opções para o seu negócio

Laser ou micropuncionamento, eis a questão

Sabemos que essa é uma decisão grande e importante a ser feita, por isso, é importante considerar todos os pontos possíveis de todas as opções antes de bater o martelo.

O fato é que não existe uma tecnologia melhor que a outra, pois cada uma tem seus próprios propósitos. Portanto, se você veio conferir esse comparativo em busca de uma resposta definitiva para o seu dilema, que aponte qual delas é a melhor de todas, é provável que você fique um pouco frustrado.

Nosso objetivo aqui é apontar as vantagens dos métodos de gravação mais usados no mundo todo para facilitar a sua decisão. Queremos que você possa compreender melhor o que cada um oferece para o seu negócio, pois essa é a melhor maneira de fazer uma escolha segura.

A gravação a laser

Máquina de gravação a laser em funcionamento

Esse método de marcação consiste em um processo de geração de contraste permanente em uma superfície, que pode ser de vários materiais diferentes dependendo da intensidade e do tipo de laser utilizado. O foco principal desse tipo de gravação é a precisão e o acabamento.

Vantagens do laser:

  • Processo é feito sem contato
  • Pode ser utilizado em diferentes materiais, como madeira, vidro, metais, plásticos, entre outros
  • Não há desgaste de ferramentas
  • Grande precisão
  • Acabamento mais bonito
  • Não precisa fixar o material a ser gravado
  • Rapidez

A gravação por micropuncionamento

Exemplo de gravação feita com micropuncionamento

A marcação por esse método utiliza a punção de um metal duro que, com movimentos de oscilação, remove pequenas quantidades da superfície do material para fazer a gravação em todos os tipos de metais. A exclusividade garantida por esse método é o efeito de relevo que é possível criar apenas com ele.

Vantagens do micropuncionamento:

  • Permite realizar a gravação profunda em todo tipo de metal
  • Maior durabilidade
  • Resistência à corrosão
  • Muito mais seguro e rápido que os métodos manuais
  • Efeito de relevo

Agora que você conhece os principais pontos positivos de cada método de gravação, temos certeza que será muito mais fácil entender os motivos pelos quais não existe uma opção que seja melhor que todas, mas sim uma que será a melhor para o seu negócio.

Então pense bem e conte para nós: qual delas você vai escolher?

Independente da sua resposta, ou até mesmo se você ainda não conseguiu se decidir, não deixe de consultar os especialistas da PRO Marking! Temos um time de consultores preparadíssimos para esclarecer suas dúvidas e te auxiliar por todo o processo, e claro, para te ajudar na escolha também.

Veja mais

Laser do tipo fibra: conheça a tecnologia por trás das nossas máquinas de gravação a laser

SAIBA MAIS

Solda a laser: o guia completo para entender essa tecnologia

SAIBA MAIS

O 5G no Brasil

SAIBA MAIS

A importância da qualidade na empresa

SAIBA MAIS