Como calcular o ROI (Retorno sobre investimento)

O que é ROI?

Esse indicador tem uma importância grande para qualquer organização, e deve ser constantemente aplicado e verificado. Com esses indicativos financeiros, a tomada de decisão estratégica é facilitada porque a sua compreensão dos gargalos de investimento e pontos críticos ficam em evidência. Dessa forma, você consegue pensar em alternativas mais eficientes e mapear onde pode reduzir os custos que trazem menos benefícios.

Calcular o retorno sobre investimento da maneira correta garante o acesso a informações importantes que poderão auxiliar na modificação de metas comerciais mais tangíveis.

Como calcular esse indicador financeiro

Por se tratar de um indicador econômico, o Retorno Sobre Investimento pode assustar os pequenos empreendedores, mas não se preocupe pois é muito simples calculá-lo. Para obter o ROI, basta você subtrair o investimento total do ganho que você obteve e dividir esse valor novamente pelo investimento. Ou seja, você pode medir o ROI da seguinte maneira:

ROI = (GANHO OBTIDO – INVESTIMENTO INICIAL) / INVESTIMENTO INICIAL

Assumindo, por exemplo, que o ganho obtido da sua empresa tenha sido 2 mil reais e o investimento inicial tenha sido de 500 reais, temos:

ROI = (2.000 – 500) / 500

ROI = 3

Isso significa que o retorno financeiro foi de 3 vezes o investimento inicial. E para você obter o ROI em forma de porcentagem, deve multiplicar o resultado do cálculo acima por 100. No exemplo citado, então, o retorno sobre investimento foi de 300%.

Atenção: é importante que todos os gastos do processo sejam incluídos. Assim, toda e qualquer despesa, por menor que tenha sido, deve ter sido incluída se o objetivo é ter um resultado mais preciso.

Fonte: https://blog.sebrae-sc.com.br/o-que-e-roi-e-como-calcular/

Veja mais

Laser do tipo fibra: conheça a tecnologia por trás das nossas máquinas de gravação a laser

SAIBA MAIS

Solda a laser: o guia completo para entender essa tecnologia

SAIBA MAIS

O 5G no Brasil

SAIBA MAIS

A importância da qualidade na empresa

SAIBA MAIS