Como a inteligência artificial ajuda a indústria

As inteligências artificiais (IAs) estão revolucionando o mundo e cada vez mais ganhando espaço em todos os lugares. Na internet, já encontramos diversos tipos de IAs geradoras de texto, voz, imagens e muito mais, que auxiliam pessoas diariamente em diversas tarefas, e isso não é diferente na indústria.

Imagem que representa a inteligência artificial
Foto: rawpixel.com/Freepik

Inteligência Artificial, uma tecnologia que ainda tem muito a evoluir

Apesar do medo que muitas pessoas têm de inteligências artificiais, ainda não há motivos para preocupação, pois estamos no início do desenvolvimento dessa tecnologia.

É como se as inteligências artificiais que temos disponíveis ainda estivessem na sua infância, e estejam evoluindo aos poucos, ficando cada vez mais preparadas e eficientes na realização de suas tarefas. E por conta dessa evolução, é bem provável que logo elas façam parte de praticamente tudo no mundo, inclusive do meio industrial.

Não se engane, pois as inteligências artificiais já estão presentes na indústria, a tendência é que a presença e a utilidade delas aumente com o passar do tempo, ganhando novas funções e participações em diferentes ramos. Por isso, neste artigo, você irá entender melhor como elas ajudam toda a indústria atualmente.

A parceria entre indústria e inteligência artificial só traz vantagens

Pode até parecer estranho que isso seja algo que já acontece atualmente, devido ao fato de que a tecnologia das inteligências artificiais ainda seja relativamente nova, como já citamos aqui, mas ela já é desenvolvida o suficiente para ter um impacto positivo em vários pontos. Entenda como:

Automatização de tarefas

Através de uma automatização de tarefas bem trabalhada, os trabalhadores humanos podem ficar livres para se concentrarem em outras coisas mais complexas e estratégicas, que exigem uma atenção humana.

A inteligência artificial é usada, por exemplo, para automatizar tarefas de manufatura, como montagem, embalagem e inspeção. Dessa maneira, as empresas conseguem melhorar a produtividade nas linhas de produção. Além disso, ela também está sendo usada para automatizar tarefas de logística, como gerenciamento de estoque, transporte e rastreamento de pedidos, garantindo uma redução de custos e melhora no serviço ao cliente.

Eficiência

Nós podemos sempre melhorar alguma coisa para garantir resultados melhores, certo?! A inteligência artificial também está sendo usada para isso, para melhorar a eficiência dos processos industriais através de análise de dados, aprendizado de máquina e outras técnicas de IA.

Ao utiliza-la para analisar dados de produção com o objetivo de identificar oportunidades de melhoria, por exemplo, as empresas podem conseguir reduções nos custos de produção, aumento da qualidade e redução do desperdício. A otimização de processos de logística, como roteirização de veículos e programação de entregas é mais uma das maneiras que a inteligência artificial ajuda a indústria a garantir mais eficiência.

Mais informações para tomada de decisões

Quando precisamos tomar alguma decisão, buscamos sempre ter o máximo de informações possíveis sobre o assunto, afinal, é a melhor maneira de ter certeza que estamos tomando a melhor decisão. E se tem algo que pode nos trazer mais dados, esse algo é a inteligência artificial. Por isso, ela está sendo usada para tomar decisões mais informadas na indústria.

Com ela é possível prever a demanda de produtos, otimizar o mix de produtos e identificar oportunidades de marketing. Tudo isso ajuda as empresas a tomarem melhores decisões sobre como comercializar seus produtos e serviços.

E não para por aí, pois a inteligência artificial também está sendo usada para prever riscos de segurança, diagnosticar problemas de equipamentos e otimizar a manutenção, garantindo que as empresas tenham uma redução de custos e melhorem sua segurança.

O futuro da indústria

Com todos esses avanços proporcionados pelo uso da inteligência artificial, é até difícil imaginar como as coisas ainda seriam sem essa tecnologia. Mas fica bem fácil de imaginar as possibilidades para o futuro.

É impossível negar que o futuro da indústria está entrelaçado com os avanços na tecnologia de IAs. Conforme elas evoluírem, veremos cada vez mais delas executando diversas tarefas em vários ramos industriais, que serão transformados e revolucionados de diferentes maneiras. Por isso, é importantíssimo estar sempre de olho nesses avanços, ou o risco de perder espaço no mercado será cada vez maior.

A PRO Marking pode ajudar a automatizar os processos de rastreabilidade da sua empresa

Como vimos aqui, a automação traz uma série de diferentes benefícios para as linhas de produção de uma empresa, e nós podemos te ajudar nisso também!

Temos diversos cases de sucesso de clientes que precisavam de equipamentos com automação capazes de se adequar perfeitamente aos processos que já existiam em suas linhas de produção. Se quiser saber mais sobre esses cases, é só clicar aqui e conferir.

E caso queira entender melhor como podemos te ajudar, basta entrar em contato conosco. Temos uma equipe de especialistas preparada para te atender!

Veja mais

Laser do tipo fibra: conheça a tecnologia por trás das nossas máquinas de gravação a laser

SAIBA MAIS

Solda a laser: o guia completo para entender essa tecnologia

SAIBA MAIS

O 5G no Brasil

SAIBA MAIS

A importância da qualidade na empresa

SAIBA MAIS