Chegou a hora dos carros voadores?

Há muito tempo o ser humano sonha com carros voadores, algo que é bem presente em diversas obras de ficção científica, mas será que finalmente chegou o momento dessa tecnologia?

DeLorean, carro do filme De Volta Para o Futuro
DeLorean, carro utilizado nos filmes da trilogia "De Volta Para o Futuro", que é adaptado para voar. Foto: Divulgação/Universal Studios.

Previsões muito otimistas?

DeLorean, carro voador no filme De Volta Para o Futuro 2
DeLorean voando no filme "De Volta Para o Futuro 2". Foto: Divulgação/Universal Studios.

No filme “De Volta Para o Futuro 2”, de 1989, os personagens principais viajam até o ano de 2015 para resolver alguns problemas, e como todo bom filme futurista de ficção científica, vemos inúmeras tecnologias diferentes e bem avançadas em todos os cantos.

O fato é que já estamos em 2023 e, apesar de existirem várias coisas iguais ou, no mínimo, bem parecidas com o que vemos no filme, nós ainda não dirigimos carros voadores, algo que sempre esteve presente em qualquer produção que se passe no futuro.

Calma, não precisa ficar desanimado! Nós ainda não os dirigimos, mas isso não quer dizer que sejam apenas uma obra de ficção.

Carros voadores, mais próximos do que nunca

Acontece que os carros voadores já existem, não estão disponíveis ainda para o público e também não são da mesma forma que vemos nos filmes, mas eles já estão aqui.

Inclusive, a Eve, uma empresa subsidiária à Embraer, anunciou que os testes com seus carros voadores realizados em um túnel de vento foram concluídos com sucesso. Esse túnel de vento é uma estrutura capaz de simular o movimento do ar para que estudos e avaliações do veículo possam ser feitas.

Enquanto isso, a Voar Aviation adquiriu cerca de 70 desses veículos da Eve, e anunciou que um protótipo será apresentado oficialmente ao público em 2024, com expectativa de que receba a certificação em 2026. A empresa anunciou também que 15 dos veículos adquiridos serão destinados a São Paulo, para que possam começar a operar assim que estiverem devidamente certificados.

Inicialmente, o foco não é vender os carros voadores para pessoas físicas, mas sim para empresas. Isso não quer dizer que eles nunca serão disponibilizados para compra por pessoas físicas, apenas que o plano inicial não inclui essa possibilidade.

Afinal, o que é esse carro voador?

eVTOL, o carro voador desenvolvido pela Eve, da Embraer
eVTOL, o carro voador desenvolvido pela Eve, empresa subsidiária à Embraer. Foto: Divulgação.

Apesar do nome, os carros voadores desenvolvidos pela Eve não são nada parecidos com os carros que estamos acostumados, e sim com helicópteros mais avançados.

Eles são veículos elétricos de pouso e decolagem vertical, conhecidos pela sigla de eVTOL, em inglês, e contribuem para a redução da emissão de carbono por conta de funcionarem com eletricidade. Além disso, essas aeronaves também fazem menos barulho.

Mesmo não sendo parecidos com o que vemos nos filmes, nem chegando tão cedo quanto previsto nessas obras, os carros voadores, ou eVTOLs, poderão fazer parte da nossa realidade mais cedo do que esperávamos.

O que você achou desses veículos? Ficou ansioso para vê-los nos céus? Conte para nós!

Veja mais

Laser do tipo fibra: conheça a tecnologia por trás das nossas máquinas de gravação a laser

SAIBA MAIS

Solda a laser: o guia completo para entender essa tecnologia

SAIBA MAIS

O 5G no Brasil

SAIBA MAIS

A importância da qualidade na empresa

SAIBA MAIS