Break Even Point: O que é e Como Funciona?

Break Even Point: O que é e Como Funciona?

Gerenciar uma empresa do ramo industrial exige diversos conhecimentos, principalmente técnicos, para garantir a qualidade e continuidade dos processos. Além disso a gestão do equilíbrio financeiro é um dos maiores desafios das empresas, que precisam contabilizar corretamente gastos e lucros. Para esse fim foi criado o cálculo de Break Even Point.O Break Even Point nada mais é do que o ponto de equilíbrio do negócio. Estabelecer um ponto de equilíbrio é uma das coisas que tornam o negócio sustentável e deixam os lucros aparecendo, isso se você quer que sua empresa prospere, colocando-se naquela linha tênue entre lucro e prejuízo, para manter ou aumentar seus rendimentos.Este tipo de equilíbrio financeiro corporativo é um indicador econômico poderoso porque mede os limites entre os limites e os lucros de uma empresa e pode definir metas para otimizar ambos os lados. Em outras palavras, você pode definir estratégias para reduzir custos ou aumentar os lucros das vendas. Para calcular facilmente o ponto de equilíbrio da empresa, você precisa seguir alguns passos simples.A primeira etapa é entender os custos e despesas da sua empresa sendo eles fixos e variáveis ​e a margem de contribuição. Esses dados ajudarão você a entender a quantidade de produtos ou serviços necessários para comercializar para que a empresa não perca dinheiro e comece a gerar lucros. Analise primeiro as despesas fixas, como salários de funcionários, aluguel. Também é necessário calcular as despesas variáveis, que serão alteradas e reajustadas regularmente.

Com essas informações, é possível calcular a margem de contribuição da sua empresa, que é a quantidade em dinheiro que sobra da Receita obtida através da venda de um produto, serviço ou mercadoria após retirar o valor dos gastos. Para que faça sentido no cálculo do Ponto de Equilíbrio, a margem de contribuição deve ser apresentada a partir dos preço e custos/despesas unitários de um determinado serviço ou produto, aparecendo normalmente em forma de percentual.

Como Calcular:

Margem de contribuição = preço de venda do produto ou serviço - (custo variável + despesa variável).Com o resultado, já é possível ir para o segundo passo, que é aplicar Ponto de Equilíbrio e realizar o cálculo. Esta conta é feita a partir da soma das despesas fixas divididas pela margem de contribuição do negócio. É preciso apresentar a margem de contribuição sob forma de porcentagem. Para isso, transforme-a em um número decimal na hora de realizar os cálculos.Ponto de Equilíbrio Financeiro = Despesas Fixas/Margem de Contribuição.

Qual a Diferença Entre Break Even e Payback? 

O ponto de equilíbrio é o ponto de equilíbrio do negócio representado pelo valor da receita total que se cruza com o custo. É nesta intersecção onde os valores são iguais. Portanto, não há lucro ou prejuízo. O payback é uma indicação de tempo, que vai desde o investimento inicial até o momento em que o fluxo de caixa proporciona a receita necessária para pagá-lo.

Veja mais

Laser do tipo fibra: conheça a tecnologia por trás das nossas máquinas de gravação a laser

SAIBA MAIS

Solda a laser: o guia completo para entender essa tecnologia

SAIBA MAIS

O 5G no Brasil

SAIBA MAIS

A importância da qualidade na empresa

SAIBA MAIS