Big Data: O que é e Como Funciona?

Big Data: O que é e Como Funciona?

Atualmente as empresas que usam Big Data de forma eficaz têm vantagem competitiva sobre as que não utilizam, porque são capazes de tomar decisões com mais informações, em menos tempo. Apesar de ser uma ferramenta essencial para otimizar os processos por meio da indústria 4.0, muitos não conhecem ou não sabem utilizar o conceito de forma correta e eficiente.

Mas o que é o Big Data?

O Big Data faz uso de três pontos:

  • Velocidade no processamento, coleta e gerenciamento de dados;
  • O grande volume de dados que são produzidos;
  • Extensa variedade de tipos de dados que são utilizados.

De forma breve, é a análise e interpretações de dados, porém em uma grande escala, de forma que o tradicional software não é capaz de processar todas as informações.Big Data consiste na combinação de dados estruturados e não-estruturados, coletados pela empresa durante seus processos. Dados estruturados consistem em informações já coletadas pela organização, normalmente em planilhas e relatórios, com informações numéricas sobre resultados, rendimentos e erros. Já os dados não-estruturados são aqueles que não aparecem em um formato ou ordem específicos, como relatos da experiência do operador ou feedback de clientes.

Essas informações são armazenadas em um banco de dados geral, distribuídas e analisadas por um software dedicado, a fim de conseguir a maior quantidade de conteúdos relevantes para o aprimoramento dos processos.

Vantagens e Desvantagens

O aumento na quantidade de informações disponíveis e de fácil acesso torna possível a empresas de todos os setores entenderem melhor seus pontos de conflito, falhas e atrasos na produção, além de fornecer mais informações sobre os clientes e sua demanda, o que melhora a capacidade de entender a necessidade do mercado.Entretanto, uma grande quantidade de dados não significa que todos eles serão úteis e corretos. Ao coletar informações em massa, deve haver cuidado para não armazenar uma quantidade de “ruído” que sobrecarregue a base de dados, e reduza sua utilidade.O grande desafio das empresas é conseguir organizar e selecionar as informações que são relevantes para seu setor. Além disso, muitas informações necessitam de cuidado especial, a fim de evitar erros de armazenamento e corrupção de arquivos. Por isso, profissionais especializados em softwares de armazenamento e análise de informações estão se tornando cada vez mais essenciais.As empresas que a utilizam em seus sistemas conseguem fornecer melhores operações, desenvolvimento e atendimento aos seus clientes. Além disso, pode ser usada em várias áreas diferentes da empresa, tais como: manutenção preventiva, promover inovação, campanhas de marketing personalizadas, aprendizado de máquinas, entre outros.A PRO Marking entende e se mantém a par das tecnologias e necessidades da indústria, por isso, nossos equipamentos contam com sistemas que podem ser integrados a linha da sua empresa, possibilitando a automação e o compartilhamento de dados.

Veja mais

Laser do tipo fibra: conheça a tecnologia por trás das nossas máquinas de gravação a laser

SAIBA MAIS

Solda a laser: o guia completo para entender essa tecnologia

SAIBA MAIS

O 5G no Brasil

SAIBA MAIS

A importância da qualidade na empresa

SAIBA MAIS