As Produções da Indústria Metalúrgica

As Produções da Indústria Metalúrgica

A Metalurgia é a ciência que faz o estudo de extração, transformação e aplicação de materiais metálicos. O ferro é o metal mais usado pelos homens para se produzir, representando mais de 90% da escala global de metais, mas alguns outros tipos de metais também são muito usados na indústria, como prata, bronze, ligas não-ferrosas e entre outros.Atualmente, na indústria metalúrgica são usados diferentes tipos de produções, tais como:

  • Fundição 

A fundição faz parte da indústria metalúrgica, o que dá diferentes formatos ao ferro fundido. Após ser exposto a um forno de altíssima temperatura e líquido giratório, é colocado em um molde e resfriado para formar sua matriz. Este é o produto final: peças fundidas. Por ser um dos processos mais antigos da indústria metalúrgica, produz diversos produtos. Os metais mais comumente usados ​​na fundição são: bronze, aço, magnésio, latão e zinco.

  • Fabricação de Tubos

As indústrias metalúrgicas que atuam nesse ramo fabricam esses itens a partir da extrusão a frio ou a quente, sendo as principais matérias-primas: ferro fundido, aço e cobre.

  • Siderúrgica

A indústria metalúrgica na indústria do aço é uma cujos produtos finais são o aço e o ferro fundido. Usado nos seguintes campos: engenharia civil; agricultura; indústria automotiva, naval e aeroespacial; medicina; produção e distribuição de energia; indústria de petróleo e mineração.

  • Produção de Ferro-gusa

O ferro-gusa é produzido pela fusão de minério de ferro e calcário em um alto-forno, usando carvão vegetal como combustível. Devido à sua instabilidade e fragilidade, ele sofre nova fusão e mistura com outros elementos para formar lingotes, matérias-primas para ferro forjado, ferro fundido e aço.

  • Produção de metais não ferrosos

Como o nome sugere, metais não ferrosos são aqueles metais que não contêm ferro em sua composição. Portanto, eles não são magnéticos. Entre eles estão cobre, chumbo, alumínio e zinco. O cobre é amplamente utilizado em fios e tubos em aquecedores de água devido à sua alta condutividade e ductilidade. O alumínio tem excelente resistência mecânica e é muito adequado para manter a temperatura. Por ser um material leve, hoje é base para a produção de latas de bebidas e alimentos e também é utilizada na construção civil.Por outro lado, o chumbo está em fase de decomposição, pois já foi comprovada sua toxicidade para o homem, além de ter um impacto negativo no meio ambiente. Além disso, o zinco é amplamente utilizado na produção de galvanização e liga de estruturas de aço, como o latão, obtido por sua mistura com o cobre.

  • Produção de ferroligas ou Ferroalloy

Ferroalloy é uma mistura de materiais cujos componentes básicos incluem principalmente ferro e níquel. Com eles, outros elementos (como o cromo) adicionam propriedades que o ferro não possui. Em alguns casos, as ferroligas também podem ser consideradas um material mais eficaz do que o aço.Entendendo as necessidades desse segmento de mercado, a PRO Marking sempre pensa em prestar o melhor serviço e sempre buscamos preparar nossa equipe para as novidades do mercado, com máquinas de gravação de tecnologia avançada.

Veja mais

Laser do tipo fibra: conheça a tecnologia por trás das nossas máquinas de gravação a laser

SAIBA MAIS

Solda a laser: o guia completo para entender essa tecnologia

SAIBA MAIS

O 5G no Brasil

SAIBA MAIS

A importância da qualidade na empresa

SAIBA MAIS