A Retomada da Economia Pós-Pandemia

A Retomada da Economia Pós-Pandemia

Com o surto do COVID-19 iniciada em março de 2020, a economia brasileira foi impactada diretamente. Por conta da pandemia, medidas de isolamento foram decretadas no Brasil, o que agravou a economia, visto que várias áreas do comércio não poderiam estar trabalhando até terem a autorização necessária. Com o tempo e chegada das vacinas as medidas de isolamento social foram flexibilizadas e setores que estavam fechados puderam retornar.O novo desafio está sendo enfrentar a crise econômica na tentativa de retomar a economia do Brasil ao patamar pré-pandemia. Por conta da grande instabilidade gerada na pandemia, projetar o cenário pós-pandemia ainda é algo de grande incerteza, todos os setores foram afetados de maneira diferente, ou seja, são diferentes vivências buscando um caminho em comum. Entre os maiores impasses para o crescimento da indústria estão:

  • Perda do poder de compra das famílias causadas pela inflação e alto valo do dólar;
  • Problemas na cadeia global de suprimentos, o que causa um prejuízo de envio de insumos para importação e exportação;
  • Crise Hídrica que o Brasil está vivendo hoje é a maior em quase um século;
  • A alta taxa de juros causando o encarecimento de produtos e consequentemente a diminuição de poder de compra;
  • Crises políticas que acabam gerando reformas travadas esperadas no setor industrial.

Um dos métodos tomados para diminuir gastos das empresas foi a implementação do Home Office e a digitalização de processos. O novo desafio é aplicação de novos processos na empresa em prol de encontrar um modo de reduzir custos sem que afete a produtividade. A tecnologia está funcionando como uma grande aliada, com a Indústria 4.0 a indústria está conseguindo explorar e auxiliar essa fase transacional e a implementação de processo integrados.Além disso, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou para o Congresso Nacional e ao Governo um documento nomeado de “Propostas para a retomada do crescimento econômico”. Esse documento contém 19 sugestões de tomadas de decisões, listadas as 5 principais que devem ser tomadas:

  1. Prolongar a vigência dos programas emergenciais de financiamento;
  2. Manter e avançar em medidas de aplicação imediata de modernização, simplificação e eficiência das relações do trabalho;
  3. Parcela os pagamentos dos tributos adiados;
  4. Instituir programa de parcelamento de débitos com a União;
  5. Manter a política de expansão do crédito e redução do custo do financiamento.

A PRO Marking assim como outras empresas, se preocupa com a atual realidade vivida do cenário industrial. Procuramos sempre seguir as tendências da tecnologia 4.0 para fornecer a melhor qualidade possível para nossos clientes e oferecendo soluções customizadas, para adaptar ao cenário que melhor atende a sua realidade.

Veja mais

Laser do tipo fibra: conheça a tecnologia por trás das nossas máquinas de gravação a laser

SAIBA MAIS

Solda a laser: o guia completo para entender essa tecnologia

SAIBA MAIS

O 5G no Brasil

SAIBA MAIS

A importância da qualidade na empresa

SAIBA MAIS