A rastreabilidade pode ajudar na sustentabilidade?

A sustentabilidade é um assunto que interessa a todos, afinal, ela é essencial para o mundo e para nós. As empresas sabem disso e sabem que é algo importante para seus clientes, por isso buscam investir cada vez mais em maneiras de reduzir seu impacto ambiental, e a rastreabilidade é uma delas.

Uma muda de planta sendo segurada por uma pessoa, representando a sustentabilidade
Foto: Akil Mazumder/Pexels

A importância da sustentabilidade

A cada ano que passa vemos mais catástrofes ambientais acontecendo em todos os lugares do mundo, que são consequências das ações humanas que prejudicam o meio ambiente há muito tempo.

A sustentabilidade é algo que surgiu como um jeito de evitar essas consequências. É uma maneira de reduzir os impactos na natureza, possibilitando que as necessidades atuais da sociedade sejam atendidas enquanto os danos ao planeta são reduzidos ao máximo. Isso inclui maneiras de proteger o meio ambiente, como os recursos naturais, a biodiversidade e o clima.

Através dela, a qualidade de vida também pode melhorar bastante, afinal, com um meio ambiente mais saudável e preservado, o número de doenças e mortes também cai.

Mas como a rastreabilidade pode ser capaz de colaborar com a sustentabilidade?

Código de barras, usado para rastreabilidade, sendo escaneado
Foto: freepik/Freepik

A rastreabilidade industrial é a capacidade de rastrear um produto desde a matéria-prima até o consumidor final. Isso é feito através da coleta e armazenamento de dados sobre o produto, como seu número de série, data de fabricação, localização e histórico de manutenção.

Existem diversas maneiras dessa prática ajudar a sustentabilidade, e nós vamos falar de algumas que são muito importantes.

Redução de desperdício

Através da rastreabilidade, empresas podem identificar e reduzir o desperdício de recursos ao longo da cadeia de suprimentos.

Produtos próximos da validade, por exemplo, podem ser identificados pelas empresas que poderão tomar medidas para vendê-los ou doá-los antes que sejam perdidos.

Melhor eficiência energética

A rastreabilidade permite que as empresas identifiquem oportunidades de melhorar a eficiência energética ao longo da cadeia de suprimentos.

Um exemplo disso é que se torna possível o monitoramento do consumo de energia em suas instalações, possibilitando que medidas para reduzir o uso de energia sejam tomadas.

Promoção de uma agricultura mais saudável

Campo de agricultura
Foto: Flambo/Pexels

Imagine se você pudesse identificar quais fornecedores adotam práticas agrícolas sustentáveis, como a agricultura orgânica ou a agricultura regenerativa. Com a rastreabilidade, isso é possível.

A mineração também pode ser mais sustentável

Com a rastreabilidade, os minerais podem ser rastreados desde a mina de onde foram extraídos até o produto final para o qual foram usados, e isso ajuda a reduzir o desmatamento e a poluição causados pela mineração.

Uma razão a mais para aplicar a rastreabilidade na sua empresa

Já não faltam motivos para utilizar a rastreabilidade, e agora você tem mais um.

Toda empresa precisa buscar ser sempre a mais sustentável possível, principalmente nos dias atuais em que não há mais espaço para não cuidar da natureza. Com a rastreabilidade temos mais uma ferramenta poderosa para alcançarmos os objetivos de sustentabilidade.

Na PRO Marking você encontra as melhores máquinas de gravação para rastreabilidade industrial do mercado, desenvolvidas especialmente para atender as mais diferentes necessidades e com tecnologia de ponta. Caso seu negócio precise de algo muito específico, nós também podemos customizar uma máquina para você, permitindo que ela seja capaz de atender exatamente aquela necessidade da melhor forma possível. Entre em contato com nosso time de especialistas hoje mesmo!

Veja mais

Laser do tipo fibra: conheça a tecnologia por trás das nossas máquinas de gravação a laser

SAIBA MAIS

Solda a laser: o guia completo para entender essa tecnologia

SAIBA MAIS

O 5G no Brasil

SAIBA MAIS

A importância da qualidade na empresa

SAIBA MAIS