7 dicas para ganhar eficiência no seu processo de gravação por Micropuncionamento

Com foco em melhoria continua, redução de custos, processos mais eficientes e, mais recentemente, satisfação do cliente a rastreabilidade industrial é uma ferramenta fundamental para alcançar todos estes resultados. Neste post nós separamos 7 dicas para ajudar a melhorar o resultado da sua gravação com Micropuncionamento.

  • Fixação

Durante a realização do micropuncionamento é necessáriogarantir a fixação total entre peça e máquina, pois quando realizado trabalho oequipamento gera uma força de reação entre máquina e peça, podendo ocasionar umdeslizamento entre elas e resultando em uma gravação tremida, desalinha e fraca.Para eliminar este erro invista em dispositivos de fixação e gabaritos, quegaranta o total travamento entre peça e máquina.

  • Afiação do punção

Existem vários tipos de ponta de punção e cada tipo ponta depunção existe sua aplicação ideal. Se você realiza gravações em produtos nafase inicial de processo é recomendado o uso de ponta com ângulos mais rasos dotipo 110°, pois essa ponta mantem a gravação visível e nítida após umtratamento como pintura, galvanização e outros. Se você realiza gravações emprodutos na fase final de processo é recomendado o uso de ponta com ângulos maisagudo do tipo 60° , pois essa ponta garante uma gravação visível e não danificada o tratamento na realização da gravação. Se você realiza os dois tipos de gravação invista em uma ponta de punção hibrida do tipo de 90 ° sendo eficientes em ambas aplicações.

  • Distância

Para a realização de gravações de alta qualidade o tipo dematerial é importante para definir a distância ideal entre peça e ponta dopunção, pois essa está diretamente relacionada ao contraste e profundidade degravação. Para matérias mais dúctil usamos uma maior distância entre peça epunção e para matérias menos dúctil usamos uma menor distância entre peça epunção.

  • Multimarcação

Para e realização de gravações de alta qualidade as vezes énecessário a utilização de recursos especiais, a multimarcação é uma delas. Suafinalidade é aumentar o contraste da gravação e criar uma gravação comcavidades mais profundas. Ela funcionar em golpear (tipa) o mesmo ponto degravação mais de uma vez, assim dando um ótimo aspecto para suas gravações.

  • Produtividade

Para otimização de tempo de programação nossos equipamentoscontam com recursos que é a alegria de todos os programadores e consequentementetrazer produtividade à sua empresa. Contamos com recursos de funçõesautomáticas do tipo números sequências, contadores, lote, hora, data e outros,portando um ganho de eficiência incrível, a partir destes recursos não énecessário a criação e elaboração de milhões de programas. Invista em recursoscom funções automáticas.

  • Segurança

Para segurança e garantia que os dados gravados estãocorretos nossos equipamentos contam com recursos para entrada de valores apartir de uma fonte externa, assim evitando erro de valores inscritomanualmente (falha humana). A partir de imagens decodificadas com auxílio de umscanner, é possível gravar o texto decodificado instantaneamente ou trazer osdados a serem gravados a partir de uma conexão serial. Invista em recursos comentrada de valores.

  • Manutenção

Para uma longevidade do equipamento é essencial garantir algunscuidados e evitar falhas e desgaste do mesmo, sendo esses:

Garantaque o punção esteja afiado comparando com outro novo

Garantaque os cabos e mangueiras estejam bem conectadas;

Garanta que a tensão elétrica venha estabilizada e o aparelho esteja bem aterrado;

Garanta a pressão e qualidade do ar-comprido estabilizada;

Garanta asguias e patins limpos e lubrificados;

Garantaque a gravadora fique guardada em lugares seguros e bem protegidos

Veja mais

Laser do tipo fibra: conheça a tecnologia por trás das nossas máquinas de gravação a laser

SAIBA MAIS

Solda a laser: o guia completo para entender essa tecnologia

SAIBA MAIS

O 5G no Brasil

SAIBA MAIS

A importância da qualidade na empresa

SAIBA MAIS