Desde 1954, a indústria aeroespacial tem trabalhado em programas e métodos para rastrear peças de aeronaves. Este movimento começou com a Spec 100 e foi melhorado com o lançamento da Spec 200.
O objetivo destas normas é promover a rastreabilidade ponta a ponta para componentes críticos, incluindo LRU’s. Outra meta é verificar a disponibilidade de peças de reposição, em âmbito global.
No caso da rastreabilidade, é necessário saber o “pedigree” das peças e componentes em caso de falha. A rastreabilidade permite aos investigadores e fabricantes verificar a origem do problema, rastrear outras peças que possam ter o mesmo problema e tomar as ações necessárias para prevenir outras falhas.
Durante a fabricação de motores, grande parte dos componentes é gravado com um código 2D, normalmente um data matrix ECC200. A meta é a redundância. De um lado a questão da rastreabilidade, como mencionado anteriormente. A outra utilização é no processo de montagem. Através da leitura de um código 2D é possível garantir que o componente correto foi montado na posição adequada. Um exemplo do resultado de uma montagem em posição errada é um motor pronto em uma bancada de testes. Se o motor não atinge todos os requisitos deste teste, ele deverá ser desmontado e montado novamente. O custo deste procedimento pode ultrapassar 1 milhão de dólares.
Finalmente, a rastreabilidade permite a uma operadora de linha aérea ou ao fabricante dos motores identificar, planejar e disponibilizar um pacote de peças de reposição que permita manter o avião no chão por menos tempo possível. A capacidade de localizar uma determinada peça de reposição, em qualquer parte do planeta, reduz significantemente o tempo da aeronave parada por conta de manutenções.
Como alcançar os requisitos de rastreabilidade da AS9100
A AS9100 inclui requisitos para o sistema de controle de qualidade na indústria aeroespacial (QMS) com relação a gravação e rastreabilidade. Estes requisitos incluem não somente a padronização da ISO9001 , mas também requisitos suplementares para a indústria aeroespacial. Então, como você deveria implementar os requisitos de rastreabilidade da AS9100 na sua empresa?
O que a AS9100 diz sobre rastreabilidade?
A AS9100 tem cinco menções sobre gravação e rastreabilidade e uma nota de esclarecimento na cláusula 8.5.2, que também menciona gravação e rastreabilidade. Estes requisitos incluem:
Identificação adequada: A fim de saber se um produto foi testado ou não, é necessário saber a identificação do produto (número de série ou número do desenho) para determinar a sua conformidade. Você precisa então, de um ferramental adequado para gravar a identidade do produto.
Preservação da configuração:Quando é necessário saber quais componentes e processos foram colocados na fabricação de um produto ou em um serviço para que possa ser comparado com a configuração do projeto, esta configuração precisa ser preservada. Por exemplo, saber quais part numbers e quais revisões de processos foram utilizadas permite a você compara-los a lista do projeto de um produto.
Identificação do status:Você precisa reconhecer facilmente se uma unidade passou por algum monitoramento ou medição especifico, como um teste. Você também precisa saber qual o estágio de montagem e testar se um produto ou serviço passou nos testes.
Admissão de dados: Se você utiliza carimbos, senhas ou assinaturas eletrônicas para registrar quem realizou uma tarefa ou aceitar uma medição, então estes dados precisam ser controlados para que se possa assegurar de que estão sendo utilizados pelas pessoas certas.
Gravação e rastreabilidade: Quando você precisa rastrear a produção, você precisa identificar esta produção adequadamente para que seja possível rastrear o que foi utilizado e onde foi utilizado. Esta identificação pode ser um número de série, lote ou desenho que permitam a você rastrear quais componentes, processos e materiais foram utilizados em um produto ou serviço.
A nota da cláusula 8.5.2esclarece alguns requisitos aeroespaciais que podem ser utilizados na rastreabilidade. Estes incluem a identificação ao longo da vida útil doproduto, identificando todos os produtos fabricados a partir de um lote de matéria-prima.
O que você ainda pode levar em consideração?
Não deveria ser surpresa de que a norma AS9100 não explica exatamente o que deve ser feito para a rastreabilidade, já que a aplicação da gravação e rastreabilidade pode variar ao longo da cadeira de fornecedores da indústria aeroespacial. Então, como você pode saber quais requisitos são aplicáveis para o seu caso? Aqui estão duas informações sobre onde encontrar respostas:
Requisitos legais: Algumas peças da indústria aeroespacial tem requisitos legais de rastreabilidade. Por exemplo, os fabricantes de aeronaves ser capazes de rastrear com precisão quais números de série de cada componente foi instalado em um determinado avião. Esta rastreabilidade precisa partir do início da cadeia com a matéria-prima utilizada para a fabricação de cada componente. A razão para isso é que se for descoberta a falha de um componente que foi causador de um acidente aéreo, é necessário ser capaz de rastrear quais peças em outros aviões podem ser afetadas. Então, este requisito é sobre saber quais e quantas peças foram fabricadas a partir de um mesmo lote de material.
Requisitos do cliente:Independentemente dos requisitos legais, clientes costumam descrever exatamente o que é necessário em seus contratos. Normalmente, incluí a informação sobre qual tipo de rastreabilidade é necessária, como ser capaz de saber todos os componentes e números de série de uma determinada unidade até saber quais lotes de matéria-prima foram utilizados na fabricação de cada um destes componentes.
Estes requisitos do cliente costumam incluir informações adicionais como disponibilidade de dados de rastreabilidade e o tempo de retenção destes arquivos.
É importante saber o nível de rastreabilidade necessária para que você possa assegurar o compliance. Por exemplo, no caso de um acidente aéreo, você pode ter um grande problema caso não seja capaz de responder quais outras peças você fabricou a partir de um mesmo lote de matéria prima. Este pode ser um erro de alto custo, já que você pode acabar sendo obrigado a substituir todos os produtos suspeitos, pois não é possível afirmar se estes produtos têm algum tipo de problema ou não.
A rastreabilidade pode gerar ganhos
Sabendo que os requisitos de rastreabilidade são um importante passo para assegurar conhecimento adequado sobre seus produtos, você pode decidir se você precisa de um simples sistema de gravação a laser ou por micropuncionamento e um leitor de códigos de barras ou um sistema mais complexo incluindo um sistema dedicado a gerenciar a qualidade e rastreabilidade dos produtos. Saiba mais sobre como a PRO Marking pode ajudá-lo a atingir estes objetivos de qualidade de rastreabilidade no ebook: Reduza seus custos hoje mesmo aumentando a qualidade e rastreabilidade dos seus produtos.