RASTREABILIDADE NA INDUSTRIA AEROESPACIAL

Desde 1954, a industria aeroespacial tem trabalhado em programas e métodos para rastrear peças de aeronaves. Este movimento começou com a Spec 100 e foi melhorado com o lançamento da Spec 200.

O objetivo destas normas é promover a rastreabilidade ponta a ponta para componentes críticos, incluindo LRU’s. Outra meta é verificar a disponibilidade de peças de reposição, em âmbito global.

No caso da rastreabilidade, énecessário saber o “pedigree” das peças e componentes em caso de falha. Arastreabilidade permite aos investigadores e fabricantes verificar a origem doproblema, rastrear outras peças que possam ter o mesmo problema e tomar asações necessárias para prevenir outras falhas.

Durante a fabricação de motores, grande parte dos componentes é gravado com um código 2D, normalmente um Datamatrix ECC200. A meta é a redundância. De um lado a questão da rastreabilidade, como mencionado anteriormente. A outra utilização é no processo de montagem. Através da leitura de um código 2D é possível garantir que o componente correto foi montado na posição adequada. Um exemplo do resultado de uma montagem em posição errada é um motor pronto em uma bancada de testes. Se o motor não atinge todos os requisitos deste teste, ele deverá ser desmontado e montado novamente. O custo deste procedimento pode ultrapassar 1 milhão de dólares.

Finalmente, a rastreabilidade permite a uma operadora de linha aérea ou ao fabricante dos motores identificar, planejar e disponibilizar um pacote de peças de reposição que permita manter o avião no chão por menos tempo possível. A capacidade de localizar uma determinada peça de reposição, em qualquer parte do planeta, reduz significantemente o tempo da aeronave parada por conta de manutenções.

COMO ALCANÇAR OS REQUISITOS DE RASTREABILIDADE DA AS9100

A AS9100 inclui requisitos para o sistema de controle de qualidade na industria Aeroespacial (QMS) com relação a gravação e rastreabilidade. Estes requisitos incluem não somente a padronização da ISO9001 , mas também requisitos suplementares para a industria Aeroespacial. Então, como você deveria implementar os requisitos de rastreabilidade da AS9100 na sua empresa?

O QUE A AS9100 DIZ SOBRE RASTREABILIDADE?

A AS9100 tem cinco menções sobre gravação e rastreabilidade e uma nota de esclarecimento na clausula 8.5.2, que também menciona gravação e rastreabilidade. Estes requisitos incluem:

Identificação adequada: A fim de saber se um produto foi testado ou não, é necessário saber a identificação do produto (número de série ou número do desenho) para determinar a sua conformidade. Você precisa então, de um ferramental adequado para gravar a identidade do produto.

Preservação da configuração:Quando é necessário saber quais componentes e processos foram colocados nafabricação de um produto ou em um serviço para que possa ser comparado com aconfiguração do projeto, esta configuração precisa ser preservada. Por exemplo,saber quais part numbers e quais revisões de processos foram utilizadas permitea você compara-los a lista do projeto de um produto.

Identificação do Status:Você precisa reconhecer facilmente se uma unidade passou por algummonitoramento ou medição especifico, como um teste. Você também precisa saberqual o estágio de montagem e testar se um produto ou serviço passou nos testes.

Admissão de dados: Se você utiliza carimbos, senhas ou assinaturas eletrônicas para registrar quem realizou uma tarefa ou aceitar uma medição, então estes dados precisam ser controlados para que se possa assegurar de que estão sendo utilizados pelas pessoas certas.

Gravação e Rastreabilidade: Quando você precisa rastrear a produção, você precisa identificar esta produção adequadamente para que seja possível rastrear o que foi utilizado e onde foi utilizado. Esta identificação pode ser um número de série, lote ou desenho que permitam a você rastrear quais componentes, processos e materiais foram utilizados em um produto ou serviço.

A nota da cláusula 8.5.2esclarece alguns requisitos aeroespaciais que podem ser utilizados narastreabilidade. Estes incluem a identificação ao longo da vida útil doproduto, identificando todos os produtos fabricados a partir de um lote dematéria prima.

O QUE VOCÊ AINDA PODE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO?

Não deveria ser surpresa de que anorma AS9100 não explica exatamente o que deve ser feito para arastreabilidade, já que a aplicação da gravação e rastreabilidade pode variarao longo da cadeira de fornecedores da industria aeroespacial. Então, como vocêpode saber quais requisitos são aplicáveis para o seu caso? Aqui estão duasinformações sobre onde encontrar respostas:

Requisitos legais: Algumaspeças da industria aeroespacial tem requisitos legais de rastreabilidade. Porexemplo, os fabricantes de aeronaves ser capazes de rastrear com precisão quaisnúmeros de série de cada componente foi instalado em um determinado avião. Estarastreabilidade precisa partir do início da cadeia com a matéria primautilizada para a fabricação de cada componente. A razão para isso é que se fordescoberta a falha de um componente que foi causador de um acidente aéreo, énecessário ser capaz de rastrear quais peças em outros aviões podem serafetadas. Então, este requisito é sobre saber quais e quantas peças foramfabricadas a partir de um mesmo lote de material.

Requisitos do cliente:Independentemente dos requisitos legais, clientes costumam descrever exatamenteo que é necessário em seus contratos. Normalmente, incluí a informação sobrequal tipo de rastreabilidade é necessária, como ser capaz de saber todos oscomponentes e números de série de uma determinada unidade até saber quais lotesde matéria prima foram utilizados na fabricação de cada um destes componentes.Estes requisitos do cliente costumam incluir informações adicionais comodisponibilidade de dados de rastreabilidade e o tempo de retenção destesarquivos.

É importante saber o nível de rastreabilidade necessária para que você possa assegurar o compliance. Por exemplo, no caso de um acidente aéreo, você pode ter um grande problema caso não seja capaz de responder quais outras peças você fabricou a partir de um mesmo lote de matéria prima. Este pode ser um erro de alto custo, já que você pode acabar sendo obrigado a substituir todos os produtos suspeitos, pois não é possível afirmar se estes produtos têm algum tipo de problema ou não.

A RASTREABILIDADE PODE GERAR GANHOS

Sabendo que os requisitos de rastreabilidade são um importante passo para assegurar conhecimento adequado sobre seus produtos, você pode decidir se você precisa de um simples sistema de gravação a laser ou por micropuncionamento e um leitor de códigos de barras ou um sistema mais complexo incluindo um sistema dedicado a gerenciar a qualidade e rastreabilidade dos produtos. Saiba mais sobre como a Promarking pode ajudá-lo a atingir estes objetivos de qualidade de rastreabilidade no ebook: Reduza seus custos hoje mesmo aumentando a qualidade e rastreabilidade dos seus produtos.

Veja mais

Laser do tipo fibra: conheça a tecnologia por trás das nossas máquinas de gravação a laser

SAIBA MAIS

Solda a laser: o guia completo para entender essa tecnologia

SAIBA MAIS

O 5G no Brasil

SAIBA MAIS

A importância da qualidade na empresa

SAIBA MAIS