A rastreabilidade de alimentos surgiu devido à necessidade de saber a localização de determinado produto na cadeia logística. Este conceito representa a capacidade de recuperação do histórico ou da localização de um produto, através da impressão de números de identificação.
Nesse contexto, podemos perceber como ela é importante. Além de uma aliada para a garantia de qualidade dos alimentos, também possibilita o aumento da confiança dos consumidores, que demandam cada vez mais informações sobre o que compram.
A rastreabilidade dos alimentos deve ser executada por meio de um sistema que permita identificar os produtos sem equívocos. Geralmente são utilizadas etiquetas com caracteres alfanuméricos, código de barras, QR code ou chips.
Por que rastrear?
Existem dois aspectos básicos que impulsionam a rastreabilidade: atendimento à legislação e inovação.
A rastreabilidade permite identificar os processos e o caminho do alimento, permitindo agilidade e assertividade para ações de correção, cumprindo com as normas e regulamentações legais para a segurança do alimento.
A inovação é o outro aspecto, pois possibilita à cadeia de abastecimento compartilhar a história do alimento, entregando, caso deseje, informações como por exemplo:
- Origem e trajeto percorrido pelo alimento
- Características nutricionais
- Informações acerca da produção (plantio, colheita, defensivos)
- Informações de armazenamento
- Certificações e selos de qualidade
Principais vantagens competitivas
Além dos pontos citados acima, a rastreabilidade de alimentos ainda garante algumas vantagens que fazem a diferença no mercado:
Relacionamento com fornecedores
A rastreabilidade é um aspecto considerado relevante para a qualificação do produto e serviço.
Gestão de estoque e oferta
Agilidade nos processos de envio e recebimento dos produtos e controle dos preços de compra e venda.
Padrões de identificação
Adequação aos padrões mundiais de identificação (GS1) e especificações dos supermercados.
Valor agregado ao produto
Diferenciação na gôndola com informação da origem do produto.
Segurança e qualidade do alimento
Informações referentes à origem e produção do alimento, contribuindo para os ajustes dos processos de produção e controle de qualidade.
Conexão com o consumidor final
A avaliação e comentários sobre o produto feitos pelo consumidor final.
Ter um processo de rastreabilidade dos alimentos é benéfico para o produtor e fundamental para garantir a origem e a qualidade do produto, conforme visto acima. Assim, evita-se falhas no processo que possam causar danos à vida dos consumidores.
FONTE: Textos retirados do blog Ifope Educacional “Rastreabilidade de Alimentos: entenda como funciona” e do site Paripassu “Confira os benefícios da rastreabilidade de alimentos para a sua empresa”.
LINK DIRETO PARA O SITE: https://blog.ifope.com.br/entenda-os-sistemas-de-rastreabilidade-de-alimentos/https://www.paripassu.com.br/blog/rastreabilidade-de-alimentos/