Máquina de laser: quais são suas utilidades?

Os lasers são usados hoje em praticamente tudo! Se você chegou até aqui, certamente já percebeu isso.

É bem provável que você esteja familiarizado com o conceito de lasers. Porém, se estiver considerando trabalhar com máquinas de laser para gravação ou precisando deste serviço por algum motivo, é importante saber como esta tecnologia funciona, de onde surgiu e quais são as suas aplicações.

Vamos lá, então!

O que significa “laser”?

Laser, na verdade, é uma sigla e não uma palavra, e representa a definição "Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation". Em português, isso significa "Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação".

Nota-se que, por si só, o nome já dá uma boa noção da função do laser, que nada mais é do que um dispositivo usado para emitir uma radiação eletromagnética. Vale ressaltar que, para que seja considerado como um laser, o dispositivo deve emitir luz visível e seguir critérios, como feixe de luz concentrado, estreito, intenso e monocromático.

Onde surgiu o laser?

O primeiro laser foi feito por Theodore Harold Maiman e foi finalizado em 1960.

Mas antes de Theodore produzi-lo, outros cientistas contribuíram para elementos e características que ocasionaram o seu surgimento cerca de 55 anos antes, como foi possível identificar com pesquisas e descobertas.

O termo que usamos hoje (laser) surgiu em 1959, quando foi usado em um artigo científico publicado por Gordon Gould. O título do artigo foi "The LASER, Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation". No ano seguinte, o dispositivo foi lançado com esse nome e, desde então, continua sendo desenvolvido, sendo usado atualmente para cumprir com diversas funções (como, por exemplo, gravações em diversos materiais).

Máquina de corte e gravação a laser: como usar?

Graças a evolução dessa tecnologia, a máquina de gravação e corte a laser é um equipamento útil para a criação de vários produtos.

O melhor disso é que essa máquina permite acabamentos aprimorados, além de ser também a melhor solução para gravação de logotipos ou estampas em superfícies de acrílico, EVA, MDF, papelão, papel, tecidos e até metais. Tudo isso pode ser feito de forma bem simples, fácil e ágil.

Basicamente, ao contrário das impressoras comuns, a máquina de laser para corte e gravação tem resultados com alta resolução e se destaca por viabilizar um corte exclusivo. É claro que antes o seu uso se restringia a produções de nível industrial, no entanto, hoje em dia, a máquina de laser para gravação e corte é uma ferramenta indispensável para muitas empresas (inclusive, é um recurso muito comum para quem quer começar o próprio negócio).

Não deixe de conferir algumas dicas clicando aqui, caso esteja querendo implementar um equipamento em sua produção.

Qual é o futuro dos lasers?

Se antes de investir nessa tecnologia você deseja ter informações mais aprofundadas sobre o assunto, nada melhor do que finalizar falando sobre as nossas perspectivas quanto ao futuro dela.

O laser está em evolução e várias pesquisas confirmam o aperfeiçoamento do uso de raios nos mais diversos segmentos. Apesar disso, essa tecnologia já está em alta e continuará se desenvolvendo.

Por isso, aqui na PRO Marking você encontra as mais diversas tecnologias para investir sem medo nessa solução, seja para começar seu próprio negócio ou para personalizar materiais. Para saber mais ou esclarecer dúvidas sobre o assunto, entre em contato conosco!

Veja mais

Laser do tipo fibra: conheça a tecnologia por trás das nossas máquinas de gravação a laser

SAIBA MAIS

Solda a laser: o guia completo para entender essa tecnologia

SAIBA MAIS

O 5G no Brasil

SAIBA MAIS

A importância da qualidade na empresa

SAIBA MAIS