Manutenção industrial: por que investir?

A manutenção industrial é um dos serviços essenciais de uma indústria ou de qualquer lugar que faça a utilização de muitas máquinas e equipamentos em suas atividades. Ela é responsável por evitar a ocorrência de acidentes que afetem os colaboradores, o meio ambiente e a linha de produção da empresa, além de consistir em um conjunto de práticas que busca fiscalizar e manter instrumentos e máquinas em pleno funcionamento.

Esta é uma atividade que precisa ser executada com atenção, já que quando feita de forma errônea e não planejada, pode causar a paralisação da linha de produção e gerar muitos custos para a empresa.

A aplicação correta de um plano de manutenção industrial é um dos melhores investimentos para que se promova a redução de custos em processos na empresa e, consequentemente, o aumento da produtividade e do lucro.

Com a manutenção industrial aplicada à rotina da indústria, evita-se o surgimento de problemas surpresa, permite um prolongamento da vida útil das máquinas e equipamentos, além de fornecer maior conhecimento das máquinas, sendo possível prever quais peças que irão quebrar ou que terão a necessidade de serem trocadas.

Tipos de manutenção industrial

Manutenção preditiva

A manutenção preditiva é o acompanhamento do desempenho dos equipamentos com o objetivo de tornar possível fazer previsões mais assertivas sobre o estado de conservação das peças da máquina. Este tipo de manutenção deve ser tomado como parte da cultura da empresa, sendo um processo de rotina, para que se alcance um melhor resultado.

São utilizados dispositivos para monitorar e analisar o desempenho das máquinas que identificam possíveis falhas, sendo possível estabelecer prazos para que sejam feitos os ajustes e manobras de prevenção sem afetar a linha de produção.

Manutenção preventiva

Há a manutenção preventiva condicional, em que é necessária uma condição para que seja acionada, e a manutenção preventiva sistemática, que consiste em análises periódicas das máquinas e equipamentos.

Na manutenção preventiva condicional, são realizadas análises para identificar os fatores dos problemas encontrados na manutenção preditiva e constatar qual a melhor solução em cada caso. Já na manutenção preventiva sistemática, as análises podem seguir as recomendações fornecidas pelo fabricante, como a frequência e o espaço de tempo entre uma manutenção e outra.

Manutenção corretiva

Através da manutenção corretiva, o último tipo de manutenção industrial, é realizado o ajuste de um problema pontual de uma falha da máquina. Após identificada a falha, a equipe deverá se mobilizar para resolvê-la o mais rápido possível para retornar a eficiência e segurança da linha de produção.

A manutenção corretiva pode ser realizada devido a reparos de emergência, causados por falhas não esperadas que causam paralisação da linha de produção, ou pode ser realizada por meio de planejamento, para falhas que não causam a parada da linha de produção.

A manutenção corretiva de emergência é o tipo mais custoso para a empresa, sendo realizada devido a reparos de emergência. Além de haver os custos com material para substituir as peças que apresentaram falha, também causa a queda da produção e, consequentemente, dos lucros.

Já a manutenção corretiva planejada é extremamente recomendável para problemas menores e que não colocam em risco a saúde dos trabalhadores ou causem grandes impactos na linha de produção.

Benefícios da aplicação de uma manutenção industrial de qualidade

Maior segurança

Ao se ter um plano de manutenções preditivas e preventivas periódicas, é possível encontrar rapidamente as possíveis falhas que venham a surgir, garantindo maior segurança à equipe e aos negócios, devido a menor incidência de acidentes e menor gasto com paradas não planejadas na linha de produção, além do próprio meio ambiente que estará resguardado de possíveis contaminantes.

Maior qualidade dos produtos

Possibilita também que os produtos da indústria apresentem maior qualidade, e esta seja padronizada, reduzindo os produtos de qualidade inferior causada por defeitos que surgem em peças ou partes do processo.

Maior vida útil dos equipamentos

Peças defeituosas causam danos permanentes à máquina em si, portanto, aplicar manutenções periódicas ajudam a manter o equipamento como um todo em bom estado e em condições de executar seu papel por muito mais tempo.

Como vimos, ao investir em manutenção industrial temos diversos benefícios para a empresa. Claro que sempre haverá um custo para manutenção, no entanto, a manutenção feita de forma corretiva, e sem planejamento, provocam o surgimento de problemas muito maiores para o negócio.

É importante, portanto, que se invista em métodos de manutenção industrial que identifiquem as possíveis falhas antes que se tornem um problema real para a empresa, ou seja, criar uma cultura de prevenção na indústria.

Veja mais