Já conhece o Low Stress Marking?

Essa técnica de gravação industrial é muito utilizada por diversos segmentos, pois tem um grande impacto nos materiais e produtos gravados.

Peça de plástico gravada a laser.
Foto: PRO Marking/Divulgação.

Afinal, o que é Low Stress Marking?

Traduzindo diretamente do inglês, seria algo como “marcação de baixo estresse”, o que estaria correto, pois é exatamente isso que essa técnica oferece. Ela permite que materiais sejam gravados sofrendo a menor quantidade de estresse possível.

Na gravação por micropuncionamento, uma ferramenta de punção de metal duro é utilizada para criar pequenos furos ou marcas em qualquer tipo de metal. Esse choque da punção com o metal pode resultar em alguns problemas para o material ou o produto que está sendo gravado.

E isso não se limita apenas a gravação por micropuncionamento, pois o laser também pode causar grande estresse durante o processo de marcação caso atinja uma temperatura muito alta para o material que está passando pelo procedimento.

É aí que entra o Low Stress Marking, que é uma técnica de marcação de materiais que minimiza o estresse ou deformação causada pelo processo de gravação. Diminuir ao máximo o risco de causar algo assim evita o surgimento de possíveis problemas, o que é essencial para muitas aplicações industriais, como na fabricação de peças de precisão, por exemplo, em que é essencial manter a integridade dimensional e estrutural dos materiais após a marcação.

Em que situações o Low Stress Marking é mais usado?

Ferramenta de metal com gravação a laser.
Foto: PRO Marking/Divulgação.

Sabemos que essa técnica existe para reduzir o estresse sofrido pelo material ou produto gravado, mas há também algumas outras situações em que ela é muito útil.

Alta precisão

O Low Stress Marking geralmente é usado em situações que requerem alta precisão, como marcação de códigos de rastreamento, logotipos, números de série. Também é utilizado para a gravação de informações de identificação em peças de alta qualidade, como componentes automotivos, aeroespaciais e médicos.

Materiais sensíveis

Aços de alta resistência, ligas leves e peças finas são alguns exemplos de materiais sensíveis. Esse tipo de material precisa de um cuidado extra, pois qualquer deformação ou dano pode comprometer a qualidade e a funcionalidade da peça.

Integridade estrutural

Existem peças que são completamente essenciais para os produtos, por isso, precisam estar sempre o mais perfeitas possível. Com essa técnica, é possível minimizar ao máximo qualquer deformação, distorção e, até mesmo, a fragilização do material durante o processo de marcação. Esses casos específicos são diferentes dos mencionados no início do texto, pois a menor alteração aqui pode ser crítica para a peça.

Apesar de não ser um termo tão comum de ouvirmos por aí, deu para perceber o quão importante ele é, não é mesmo?!

A técnica de Low Stress Marking é utilizada em diversos setores da indústria, afinal, ela contribui para a eficiência e durabilidade de produtos industriais. São pequenos detalhes como esse que podem fazer toda a diferença nos resultados finais da sua empresa!

Se você quiser saber mais sobre qualquer assunto relacionado a gravação industrial, entre em contato com nosso time de especialistas clicando aqui. Eles estão preparados para ajudar e esclarecer todas as suas dúvidas.

Conheça a linha de gravadoras a laser e por micropuncionamento da PRO Marking

Temos diversos equipamentos robustos, todos fabricados com tecnologia de ponta e feitos para suprir as necessidades do seu negócio.

Se você precisa de algo a mais para a sua linha de produção, está no lugar certo também, basta entrar em contato através do nosso site para conversarmos mais sobre o que sua empresa precisa.

A PRO Marking conta com uma equipe especializada e suporte disponível em todo Brasil. Estamos prontos para te ajudar como precisar!

Veja mais

Laser do tipo fibra: conheça a tecnologia por trás das nossas máquinas de gravação a laser

SAIBA MAIS

Solda a laser: o guia completo para entender essa tecnologia

SAIBA MAIS

O 5G no Brasil

SAIBA MAIS

A importância da qualidade na empresa

SAIBA MAIS